Send As SMS

sexta-feira, dezembro 29, 2006

... and a Happy New Year

Clock on the Seine-facing side of the Musée d'Orsay, Paris
© Actress

Bom ano a todos os que nos lêem. Que 2007 traga ainda mais Floribellas, Valentins, Fátimas Felgueiras, Cheias, Incêndios, idosos que morrem com o calor, idosos que morrem com o frio, ditadores que morrem, Gatos Fedorentos, Albertos Joões, ameaças de separatismos, gaffes em directo, temas polémicos, abortos, touradas, casamentos entre homossexuais, taxas moderadoras, OPAs, juros que não param de subir, Leis das Finanças Regionais, blogues que denunciam, blogues que começam, blogues que acabam, Fideis, Rauis (ou outros Castros, porque não?), ataques da ministra da Educação, ataques à ministra da Educação, da Cultura, ou ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, mais voos da CIA, mais Anas Gomes, Cavacos, Marias (mais entrevistas desta ultima, sobretudo), Sócrates, cooperações estratégias, Carolinas Salgado, Lilis Caneças, Cinhas Jardins, best sellers mal escritos, best sellers bem escritos, Kim Jong-Is, armas nucleares, bushisms, Mahmud Ahmadinejades, notas baixas, ou então...

Que tudo isto fique arrumado no ano pavoroso que foi 2006. Até dia 1!

O Papel da Escola

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Hi5

Para além de mercado sexual, nunca percebi muito bem para quê que serve o "Hi5". Até que comecei a receber uns mails com uns "birhtday reminder"; pensei imeditamente: "isto dá um jeitão!", visto que sou incapaz de me lembrar do aniversário de alguém (isto deve-se, normalmente, ao facto de não fazer a mínima ideia do dia do mês em que estou). E daria, se os ditos mails não chegassem, normalmente, com um mês de atraso.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Pérolas de Natal

"(...) Desta vez, o André assanhou-se por causa de um post da minha autoria sobre o aborto. Ao que parece (valha-nos Deus Nosso Senhor), eu não tratei os fetos de dez semanas com a dignidade que obviamente mereciam. Chamei-lhes criaturinhas, não maiores que um pequeno rato. Oh horror! Oh ignominia!

(...) Que devo fazer agora, André? Vou buscar o cilício? Chicoteio-me na cela? Visto um corpete de napa, um slip de leopardo, e despejo cera quente na carne viciosa enquanto recito, sim recito, oh sim! se recito, o Eclesiastes? Terei de ler o seu blogue, como mortificação? Diga-nos lá, meu caro, o que é que recomendam na Ordem para escapar às fúrias do Altíssimo e à famosa ira do beato Escrivá de Balaguer? Os seus leitores fiéis aguardam alvoroçadamente uma resposta."


Luís M. Jorge, in O Franco Atirador

Sugiro que leiam o original, em que algumas expressões como "corpete de napa" e "slip de leopardo" contêm links para sex shops (lol). Não faço a mais pequena ideia de quem seja esse André Azeredo Alves, mas a avaliar pelo proselitismo das suas peças literárias desconfio que após a leitura deste post se foi abrigar nalguma Sé (ou gabinete da U. Católica) para passar a consoada...

Creio, até, que poderia ter usado outros recursos estilísticos...

"CDS: mensagem de Natal de Sócrates é própria de um líder partidário

O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a mensagem de Natal de José Sócrates foi mais própria "do secretário-geral do PS do que de um primeiro-ministro.
(...) Para Nuno Melo, a própria expressão de José Sócrates de que a situação do país está a melhorar "passo a passo" é questionável. "Fala-se em melhorar a situação 'passo a passo' quando deveríamos era estar a correr tendo em conta o atraso que temos relativamente à média europeia".


in Público

segunda-feira, dezembro 25, 2006

domingo, dezembro 24, 2006

Post de Natal Original


© Edgar Almeida


Este post é original por três motivos:

- Vai desejar um feliz natal aos leitores, coisa que ainda nenhum blogger se lembrou de fazer;
- Vai recorrer à fotografia do Urso Verde do Parque das Docas, coisa que também nenhum blogger se lembrou ainda;
- Essa mesma fotografia nem sequer foi tirada pelo autor do post.

Assim, aqui vai:

Feliz Natal. Muitas prendas para os que gostam delas como eu, e muito amor, carinho e paz no mundo para aqueles "para-quem-o-Natal-perdeu-todo-o-sentido-as-pessoas-agora-só
-pensam-em-gastar-isto-antigamente-é-que-era-recebiamos-umas -ceroulas-e-chegava-perfeitamente-não-era-só-gastar-só-gastar-só-gastar (...)."

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Deslembrem-se do que vão ler

"(...) O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade
tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes
visitante.
Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio
à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador
Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à
prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o
desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se,
destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior
direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta
atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva..."


Extracto do relatório do árbitro Carlos Xistra relativo à apresentação do
cartão amarelo ao jogador Micolli do Benfica*

*Autenticidade não confirmada

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Ver para crer!

"Sou só a Carolina. Aquele macaquinho que inventaram, aquela bonequinha que falavam... para mim não existe. Sou simplesmente eu, a Carolina. Aquela menina que anda em casa, que esfrega o chãozinho, que faz a comidinha e que pega na vossourinha para lavar o pátio. Uma pessoa normal, como todas as outras!"

Declarações enigmáticas e imperdíveis desta personalidade de referência no panorama da actualidade portuguesa.

P.S. link

P.S.(2) Deixo a apreciação ao nosso cronista residente para matérias sensíveis: Zé Bandeirinha

Fifa World Player ou Bola de Ouro?

Saiu hoje o resultado do vencedor do prémio de melhor jogador do mundo da FIFA. Tal como na Bola de Ouro, ganhou Cannavaro (contra tudo e todos). Lembrei-me, então de comparar os vencedores dos 2 prémios nos últimos 16 anos (coincidem com a idade do prémio da FIFA, pelo que são os únicos que é possível comparar).

Na minha opinião o mais justo é a Bola de Ouro. Noto fundamentalmente 2 diferenças:

1º: O prémio da FIFA é bastante repetitivo. Basta ver que Zidane já o ganhou 3 vezes (enquanto a Bola de Ouro apenas uma), que Ronaldinho ficou em 1º 2 vezes (e apenas uma na Bola de Ouro) e, finalmente, que Ronaldo já o venceu 3 vezes (contra apenas duas a Bola de Ouro).

2º: A Bola de Ouro parece ter mais em conta o desempenho real dos jogadores na época anterior e ser menos sensível a questões de moda (ou falta de imaginação) como noto no FIFA World Player.

P.S. Não sou contra o voto num defesa. No entanto, pelo que fizeram na época passada (ou, em linguagem futebolística, transacta) os mercedores seriam Pirlo ou Henry.

Peço aos poucos leitores deste Blog interessados em Futebol que dêm a sua opinião! :)

FIFA World Player

2006: Cannavaro (ITA/Real Madrid)
2005: Ronaldinho (BRA/FC Barcelona)
2004: Ronaldinho (BRA/FC Barcelona)
2003: Zinédine Zidane (FRA/Real Madrid)
2002: Ronaldo (BRA/Real Madrid)
2001: Luis Figo (POR/Real Madrid)
2000: Zinédine Zidane (FRA/Juventus Turim)
1999: Rivaldo (BRA/FC Barcelona)
1998: Zinédine Zidane (FRA/Juventus Turim)
1997: Ronaldo (BRA/Inter Milão)
1996: Ronaldo (BRA/FC Barcelona)
1995: George Weah (LBR/AC Milão)
1994: Romario (BRA/FC Barcelona)
1993: Roberto Baggio (ITA/Juventus Turim)
1992: Marco van Basten (HOL/AC Milão)
1991: Lothar Matthaeus (ALE/Bayern Munique)


Bola de Ouro:

2006 Cannavaro Itália/Real Madrid
2005 Ronaldinho Brasil/Barcelona
2004 Shevchenko Ucrânia/Milan
2003 Nedved Rep. Checa/Juventus
2002 Ronaldo Brasil/Real Madrid
2001 Owen Inglaterra/Liverpool
2000 Luís Figo Portugal/Real Madrid
1999 Rivaldo Brasil/Barcelona
1998 Zinédine Zidane França/Juventus
1997 Ronaldo Brasil/Inter
1996 Sammer Alemanha/B.Dortmund
1995 George Weah Libéria/Milan
1994 Stoitchkov Bulgária/Barcelona
1993 Roberto Baggio Itália/Juventus
1992 Marco Van Basten Holanda/Milan
1991 Papin França/Marselha

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Quem é que vê?*

Quando inquirido acerca da sua entrevista ao novo programa do Gato Fedorento, Alberto João Jardim declarou que "não assistia a programas de baixo nível cultural". Ora, é uma pena que este não possa rever as suas entrevistas, comíssios e demais intervenções em casa; são, de facto, algo imperdível...

*Para quem não sabe, este é o primeiro verso da música de campanha do PSD Madeira: "Quem é que vê/ quem é que acha/ que é o PSD/ que põe a Madara em marcha?"

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Pérolas

"(...) [O Referendo] não serve, como se vê, para despenalizar as mulheres. Serve, sim, para tornar o aborto até às dez semanas de gestação um acto sem quaisquer restrições ou condicionamentos legais.

A mulher poderá abortar por razões de conveniência – para não perder umas férias na neve já marcadas, por exemplo. Mais: esse aborto será pago com o dinheiro de todos nós, contribuintes.
"

Francisco Sarsfield Cabral, in Blogue do Não

Eu diria mais: não só poderá como o fará, pela certa! Vejamos mais um caso: de uma camisola cara que comprou e vai deixar de servir, por exemplo. Não imaginamos já todos, aliás, a mulher grávida a pensar da seguinte forma: "Que chatice engravidar agora, com a Sierra Nevada já marcada: o melhor é abortar - que é, aliás, uma coisa que me dá tanto prazer - e engravidar quando viermos. E daí não, que esta lã custou-me os olhos da cara".
O que me irrita nestes beatos reaccionários é o mesmo que me irrita nos radicais, arrumados, normalmente, como dirigentes socialistas ou no Bloco de Esquerda: a forma aviltante como minam o debate. Sou a favor do Sim no Referendo, não sou a favor do aborto (vulgo acto de abortar). Mas quando se trata de indivíduos destes, tendo, normalmente, a reconsiderar...

Prison Break (?)

Cometam uma ilegalidade na Áustria e rezem por ir parar ao "Justizzentrum Leoben": ao que parece, uma prisão de luxo. Se estiverem a precisar de umas férias, já sabem...








Incompatibilidades de Berço

VM defende no Causa Nossa que se decrete a incompatibilidade entre cargos de poder municipal e de direcção desportiva. Eu acrescento a pergunta: quantos mais dirigentes desportivos/ vereadores/ construtores civis necessitam de ser constituidos arguidos para que estas preces - aparentemente óbvias, porque lógicas - sejam ouvidas?

Número que irá dobrar com a despenalização, claro!

"Cerca de 350 mil portuguesas já terão feito um aborto"

"(...) Uma boa notícia é a de que a maior parte das mulheres inquiridas diz ter interrompido a gravidez apenas uma vez e quase dois terços afirmam tê-lo feito até às dez semanas de gestação. Isto significa que as mulheres "não têm a propensão para usar o aborto como método contraceptivo", resume Maria José Alves. "O primeiro aborto é quase sempre o último", corrobora Sakellerides..."


in Público

Vale a pena ler o artigo na íntegra...

terça-feira, dezembro 12, 2006

As Prostitutas


Agora que todo o mundo pensa em “inovar” e em “liberdades”, trago um assunto não tão inovador, mas muito curioso.
Antigamente as prostitutas eram analfabetas, não conheciam qualquer letra ou dígito, a sua ciência era outra… Mais tarde começaram a enviar telegramas e a assinar papéis da Segurança Social; mais tarde ainda já sabiam reconhecer as matrículas das viaturas dos seus principais clientes e nos anos 30 algumas até já sabiam usar o telefone. Apoderaram-se de blogues e dominaram o hi5. Hoje em dia, quase todas têm telefone próprio e sabem, praticamente sem se enganar, contar o dinheiro que recebem, sem ajuda dos “patrões”.

O inédito que você, caro amigo de Portugal, nunca viu até hoje (até pareço apresentador do fiel ou infiel), é o fenómeno da subida de carreira. Começam na rua; encostadas a um poste de uma Estrada Nacional ou de um Jardim Público. Porém, enganam-se os que pensam que o topo de carreira de prostituta é chegar a modelo, trocar as botas de cano em segunda mão por casacos de pele de animais em extinção, trocar o cavalo em seringas partilhadas por coca pura inalada com notas de 200€ enroladas, trocar a SIDA e a hepatite por bulimia e anorexia e o tabaco Davidoff por Davioff Light… O topo que todas estas senhoras anseiam é chegar a acompanhantes de famosos.
E se nos EUA, por exemplo, temos casos de senhoras deste ramo que subiram de estatuto, mantendo a mesma vida, sem acompanhar nenhum famoso (lembro-me da Oprah, por exemplo, mas essa aí acho que nem mesmo um famoso ia arranjar mau gosto para aguentar estar próximo dela por mais de 15 segundos); em Portugal temos Carolina.

Carolina é o apogeu da carreira de meretriz. Após uma carreira de sucesso iniciada na rua, depois de ter sido promovida em alguns bares de alterne, eis que Carolina se envolve romanticamente com alguns agentes da autoridade, líderes e membros de claques de futebol e, finalmente, com Jorge Nuno Pinto da Costa.
Não contente com isto e ainda numa evidente ressaca amorosa do calor emocional que unia este casal modelo, a meretriz lança uma obra literária onde evidencia alguns detalhes mais apaixonantes deste namoro bonito (até para mim que já tenho vinte anos).
Para uma senhora deste calibre, para uma profissional nesta área, esta obra encontra-se ao nível de uma tese de doutoramento (é mesmo caso para dizer que [el]as... já escrevem livros). Finalmente em Portugal, temos, mais que um livro, uma tese de doutoramento lançada na área da prostituição. Claro que como o nosso país não sabe inovar, toca de colocar impedimentos jurídicos e providências cautelares para sacrificar esta mulher de luta.

No entanto, tenho fé que tudo será resolvido a bem e que poderemos, no seio da nossa família, oferecer este Natal a grande obra desta doutorada Carolina Salgado, cujo nome no futuro virá a constar nas paredes das ruas de Centro a Sul do país (não sei se encostado ou atribuido).

sábado, dezembro 09, 2006

Hamlet(s)

"Something is rotten in the state of Denmark. (Marcellus, I.iv) "

Hoje, no TAGV, às 21.30. Mais informação aqui.

Adenda: Parece que vamos ter que ficar só mesmo pela informação. Bilhetes esgotados...

Sobre as Crenças

Quando vejo alguém especular sobre estatísticas, apetece-me, normalmente, dizer-lhe qualquer coisa como isto.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Festuna



Dia 16 de Dezembro (Sábado) às 21.30 vai decorrer mais uma edição do Festuna, um Festival Internacional de Tunas organizado pela Estudantina Universitária de Coimbra e que conta, este ano, com a participação da Tuna Académica de Lisboa, da Tuna da Universitária do Minho, da Tuna Universitária de Aveiro, da Tuna Universitária do Porto, da Afrotuna de Moçambique e, claro, da Estudantina Universitária de Coimbra. É importante manter o que de melhor há na Academia; pede-se, por isso, a todos os que são estudantes (ou que já foram) que vão. O preço do bilhete para estudantes é 3.50€ e 5€ para não estudantes. Mais informações aqui.

sábado, dezembro 02, 2006

Sobre a Loucura

Às vezes conveço-me que os loucos são apenas aqueles que não conseguem disfarçar o que realmente lhes vai na alma, como fazem todos aqueles que são considerados normais.

Quote

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar..."

F. Nietzsche

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger