Send As SMS

« Home | Porque nem tudo corre mal no ensino superior públi... » | Um suponhamos » | Your options are limited only by your fears » | Retrospectiva » | Nós e a nossa mania das pressas... » | Harry Potter e o Cálice de Fogo » | Um pouco fora do tempo, mas... » | Lack of information » | Stomp Out Loud - o DVD » | One Laptop Per Child »

Porque...

Seria de uma ingratidão extrema não o fazer, aqui ficam assinalados os 70 anos da morte de Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa não foi só um dos maiores pensadores do séc. XX. Foi alguém que soube entender o sentimento português seu contemporâneo e que o soube escrever com uma mestria igualável por poucos outros.
Os seus heterónimos são de uma genialidade imensa; o meu favorito é Álvaro de Campos; gostei bastante de estudar a sua poesia, e, não sei porquê, este poema sempre me marcou:


(...)
No tempo em que festejavam o dia dos meus anos,
Eu tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma,
De ser inteligente para entre a família,
E de não ter as esperanças que os outros tinham por mim.
Quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças.
Quando vim a olhar para a vida, perdera o sentido da vida.
(...)


Um blog não chegava para reunir todos os poemas ou excertos de FP de que gosto...Um eterno agradecimento pela obra que nos deixou...

O poema do aniversário! Muito boa escolha! ;-)

Pedro

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger