Send As SMS

« Home | Um pouco fora do tempo, mas... » | Lack of information » | Stomp Out Loud - o DVD » | One Laptop Per Child » | Soma e Segue » | Momento de Inspiração » | Spot the difference » | Playlist, Novembro 2005 » | Um ano depois » | Vou explodir com a Apple Portugal »

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Pensei seriamente em guardar este texto para amanhã, pela simples razão que é a de dever estar a dormir há pelo menos 4 horas. Mas, como gosto de escrever posts sobre cinema com aquela sensação “filme-acabado-de-ver”, deixo aqui esta nota ao novo “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

(Quem quer ver o filme sem saber da opinião de outras pessoas pare de ler aqui)

Devo dizer que à partida foi-me difícil imaginar uma adaptação diferente daquelas a que estava habituado. Não melhor nem pior, diferente. Este género de filme tem um público-alvo definido, de que tenta escapar como “o diabo da cruz”; umas vezes consegue, ao passo que outras...Mas estou plenamente convencido que conseguiu suceder nesta tarefa. Desculpem, admiradores de filmes de culto; desculpem todos aqueles que tapam os olhos e aceleram o passo em frente aos cartazes dos horrorosos blockbusters americanos, mas...Este Harry Potter está fenomenal. E com isto não quero dizer que esteja fenomenal dentro dos “Harry Potters”; quero mesmo dizer que está brilhante. Que é um bom filme, que em nada fica atrás do “Senhor dos Anéis” vencedor de 8 (ou o que diabo foi...) Óscares. Não me apetece procurar o realizador deste último filme, mas posso deixar aqui os meus honestos parabéns – e não, não estou a gozar.
Alfonso Cuarón (não quero mesmo saber se está bem escrito) jogou na última adaptação com a luz; com a hibridez que o permanente contraste claro/ escuro (this sounds a lot like comentários de Português A...) permitiu; O ritmo esmorecido, os diálogos longos...fizeram o cunho que marcou este terceiro filme. Aqui, esta tendência foi literalmente deixada para trás; esta nova película assume-se como um filme de acção, sem qualquer tipo de complexo por o ser. Mas diga-se que não é acção “Top Gun”; é acção para a qual as personagens contribuem, é acção feita por elas, não por carros que explodem (com excepção para os feitiços e afins, e para o efeito que as multidões simuladas na “Taça do Mundo de Quiditich” ou no “Torneio dos 3 Feiticeiros” provoca).

Claro que a própria história contribui bastante para este efeito. Mas o filme consegue escapar bastante ao fio do livro que, se bem me lembro, inclui partes que foram eliminadas no filme, como o clássico natal de Hogwarts; o espectador encontra no filme um bombardeamento de acontecimentos; o leitor encontra no livro uma acção que se desenrola desapressadamente. É, basicamente, esta a diferença entre estes dois mundos.

Na minha opinião, parece-me que a história em filme decorre com uma certa ordem – vamos assistindo ao adensamento da acção, sentimos uma certa sequência no espírito que vai marcando cada filme; no primeiro temos a introdução, nos segundo e terceiro temos um breve desvendar da acção, no quarto começamos a mergulhar (a propósito, a parte filmada debaixo de água está muito bem concebida) na acção, da qual só sairemos com a conclusão que está, certamente, guardada para um sétimo (ou suspeito que um oitavo) livro/ filme. É por isso que acho que, tal como penso ter acontecido no DVD completo dos 3 “Senhor dos Anéis”, uma montagem de todos estes “Harry Potters” num único filme teria uma certa piada. A história está tão ou mais ligada no “Harry Potter” do que no “Senhor dos Anéis”. Aliás, ambas as histórias têm algo que as torna fantásticas, que é um mundo credível que as sustenta, e sem o qual não seriam metade do que são. O mundo de J.K. Rowling, apesar de não tão complexo como o de Tolkien, oferece pano para mangas. Este filme comprova-o.
Só com os vossos próprios olhos é que vão poder observar a mestria da realização deste filme, da fotografia, dos adereços, dos FX mais que bem conseguidos, do amadurecimento dos actores, da acção bem encadeada, dos cenários grandiosos (computorizados ou não)...Só com os vossos olhos vão poder observar e concluir que, definitivamente, este género de adaptações não se destina a um público exclusivamente juvenil, mas que está bem direccionado a todas as idades. Pelo menos estou convicto disso.

“Harry Potter e o Cálice de Fogo” merece destaque, aqui, no nosso “Cartaz”...

P.S.: O texto deve estar com alguns erros; confio na leitura atenta dos nossos clientes para o corrigirem...

so tenho a dizer q isto esta optimo esta uma pagina q sempre kis ler uma pagina interessante e de mt bom gosto.adorei pessoal e vou recomendar a toda a gente acreditem.Um abracao mt especial ao meu "primito" Bandeirinha;)
Ass:Faneca

Nunca vi o filme mas tou ancioso de o ir ver.Esepro q seja tao interessante como voces dizem.mas mesmo assim nao pude d deixar d dizer q este site esta magnifico.abracao pa voces e parabens

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger