Send As SMS

« Home | O quase neoliberalismo » | Nem mais! » | Pelo menos tinha sentido de humor » | Leis Universais II » | Leis Universais » | Steve Jobs e Bill Gates no "D: All Things Digital" » | Portugal considerado o 9º país mais seguro do mundo » | Tristeza » | "Parabéns ao DN por se ter adiantado ao Le Monde" » | Bill Gates e Steve Jobs farão palestra juntos »

O bom trabalho da comunicação social

A TVI decidiu fazer uma sondagem aos "portugueses"
sob a questão: "Prefere o novo aeroporto em Alcochete ou na Ota?"

Claro que, devido à recente polémica à volta do Ministro, a maioria dos "portugueses", certamente de posse das mais qualificadas informações sobre a validade de cada terreno (principalmente de Alcochete, que surgiu nos últimos dias), afirmou-se contra a Ota e a favor de Alcochete. Naturalmente que se a hipótese avançada fosse outra, em vez de Alcochete, ganharia também. Afinal o que interessa é que a Ota, que se confunde com Mário Lino, é má! Porquê? Porque sim! Porque a comunicação social diz (ou dá a entender)!

Este é mais um belo exemplo do serviço público da TVI e da utilidade deste tipo de acções "tipo" Opinião Pública.

Apenas cerca de 30% dos inquiridos tiveram a humildade de não se pronunciar. Eu incluir-me-ia neste grupo. Por um lado, é ponto assente que a Ota sempre foi a única opção dada e incontestada, pelo que soa a estranho a celeuma criada agora. Por outro, não me é, obviamente, indiferente a série de estudos que têm surgido recentemente que a dão como uma má solução.

De uma coisa estou certo. Mário Lino tornou-se num dos meus Ministros preferidos. É um homem com sentido de humor, o que é uma das principais qualidades necessárias a um bom político e imensamente rara, nos dias de hoje, e é frontal e politicamente incorrecto. Aquelas afirmações parecem-me, agora (ao contrário do que me pareceu na altura, reconheço), completamente descontextualizadas e mediatizadas. O Ministro fez muito bem em não ter pedido desculpa! Infelizmente, não durará muito tempo, sob o lema de "ministro impopular na televisão vai para a rua".

É caso para dizer que pedir desculpa... "Jamé! Jamé!"

De resto, tens toda a razão. É um aproveitamento político e mediático quase absurdo. Semelhante, em muito, ao fenómeno da licenciatura de Sócrates. São fenómenos que resultam, a meu ver e sobretudo, de uma clara ausência de estratégia por parte da oposição e de um jornalismo orientado por mesquinhices, que é o único que vende.

Quanto ao aeroporto, gostava de perceber o suficiente de hacking para substituir "Alcochete" por "Feira Popular" ou "Torre de Belém" e ver o resultado (algo me diz que não seria diferente...)

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger