Send As SMS

« Home | "Angels & Demons" de Dan Brown » | Hoje é dia do pai e este texto é dedicado ao meu p... » | Se és finalista e te queres divertir, agarra no ga... » | Flowfest 2005 + Páscoa @ Dona Maria » | Vivam os tempos modernos! Agora Coimbra vai ter me... » | Acabaram os testes! » | O polémico julgamento de três mulheres por prática... » | Após a formação do governo do PS, não podia deixar... » | À espera de um milagre » | Doces ilusões...  »

Sócrates

É estranho que seja eu a primeira pessoa a elogiar aqui o novo Primeiro-Ministro, mas, na verdade, ele merece-o.Com efeito, Sócrates tem tido, quanto a mim, um excelente "início de época", fazendo tudo (ou quase tudo) como deve ser.Digo mais, Sócrates ameaça tornar-se o oposto do seu amado tutor, Guterres, que era acusado de se simpático mas ineficaz; Sócrates, ao invés, tem-se revelado como antipático mas eficaz.E é esta eficácia que motiva este meu elogio.De facto, "José Pinto de Sousa" fez quase tudo bem, elaborando o governo no máximo sigilo e com bons nomes, sem cair no erro santanista de tentar seduzir a comunicação social, com o objectivo de a controlar, feitiço que, como se viu, se virou contra o feiticeiro. Para além disso, nomeou para o seu governo muitos independentes, não caindo no engano que seria preencher os lugares governamentais com a frota socialista-guterrista, já com provas dadas.Durante os primeiros tempos de governação, o novo 1º Ministro tem dado provas de trabalho e organização, enunciando já medidas importantes (como a referente a comercialização de fármacos em centros comerciais) e dotando todas as acções do governo da máxima eficácia.Mas, como "não há bela sem senão", Sócrates arriscou na nomeação de Freitas do Amaral para a pasta dos Negócios Estrangeiros, a única para a qual alguém com as posições deste não poderia ser nomeado. Não se trata de falta de qualidades de Feitas para ser ministro, mas antes, na minha opinião, do facto da ainda esperança deste em vir a ser Presidente da República, o que poderá condicionar a sua acção neste cargo.

Lembro-me agora de ouvir, há uns meses, jornalistas definirem Sócrates como “pouco carismático”. Concluo agora que os políticos menos carismáticos, como Cavaco e (aparentemente) Sócrates, se revelam os melhores Primeiros-Ministros e os políticos mais carismáticos, como Guterres e Santana, acabam por se revelar os piores e mais ineficazes chefes de governo.
Assim, quanto ao actual Primeiro-ministro, desejo que mantenha o início auspicioso do seu governo, cumprindo o programa de governo, o qual é um pouco vago, com seriedade e governando ao centro, como, está provado, é a solução.

Concordo especialmente na parte sobre Freitas; a meu ver é o melhor candidato a P.R., neste momento; talvez porque não simpatize minimamente com a figura de Cavaco. Vi a actuação de Freitas em Plenário e devo dizer que gostei bastante. Parece-me ser um homem não só inteligente, como coerente e educado. E digam o que disserem, concordo em muito com o que disse sobre Bush, pelas razões que apresentou, que me parecem bastante plausíveis.

Relativamente a Freitas do Amaral, não partilho da vossa opinião porque por ser competente, deve estar num cargo de importância real e não num mero cargo representativo como o de Presidente da República. Claro que o PR tem algumas funções mas, na minha opinião, enquanto Ministro , Freitas poderá fazer muito mais pelo país.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger