Send As SMS

« Home | Manifestação... » | Nacionalismo my ass » | Poema dum Funcionário Cansado » | A Greve » | O operário em construção » | Mais um café rápido... » | INOCENTE (?) » | Adeus » | Assinala-se hoje, também, a morte de Eugénio de An... » | Não posso deixar passar este dia sem referir o fal... »

Mensagem

Estou siderado com o que acabei de ver. Estou assustado com o que acabei de ver. Estou indignado, tal como Jorge Sampaio. Estou irritado por ver que ainda existem pessoas destas. Expatriado devia ser o líder da Frente Nacional. Preso. Apedrejado. Porque é que eu não vivo em Lisboa, para agarrar num megafone e lhe berrar isto nos ouvidos?! Dizem que não são racistas e mandam pessoas honestas para a terra delas, meramente pela cor da pele? A comunicação social - seja ela qual for – mente quando diz que este grupo de RACISTAS é constituído por skinheads? NÃO! Não mente, é a pura verdade! O imbecil que falou com os jornalistas, que se diz líder do que quer que seja deu provas daquilo que é! Ainda bem! Ele próprio admitiu que era anti-democrata! Que não é adepto da democracia! Que a manifestação foi pedida por 3 elementos anónimos, no Governo Civil! Aquela manifestação foi uma manifestação de skins? FOI! FOI! As imagens provam-no! Vi cabeças rapadas com o braço direito erguido! Vi desdentados a berrarem com negros, a mandarem-nos para a terra deles! A terra deles é AQUI, e é mais DELES que VOSSA!

FASCISTAS, RACISTAS, XENÓFOBOS, MORALISTAS, CONSERVADORES, MORRAM! MORRAM! MORRAM! FILHOS DA P***A! PRENDAM O LÍDER DA FRENTE NACIONAL! PRENDAM-NO! TIREM DO PAÍS NÃO OS IMIGRANTES, MAS SIM A FRENTE RACISTA! PREFIRO VIVER NA COVA DA MOURA DO QUE NO MEIO DELES!

TENHO ORGULHO EM PORTUGAL...NAQUELE PORTUGAL QUE BERROU NESSA MANIFESTAÇÃO AOS VOSSOS OUVIDOS AQUILO QUE VOCÊS SÃO!

O Racismo e a Xenofobia são a pior coisa do mundo. Não. O fascismo e o neonazismo é que são.


Não. A Frente Nacional é que é.

O que o líder da Frente Nacional precisa é de um homossexual forte e carinhoso que lhe abra os olhos (e, especialmente, o detrás) para a vida. É que, coitado, o homem sofre de um grave problema: fala que o nacionalismo não é crime e que não é racista e depois solta o mais frustrado "esses pretos". Aliás, como disse o Cunhal: patriotismo não implica nacionalismo, nem o nacionalismo implica patriotismo... na minha opinião, era descarregar a extrema-esquerda em cima deles.

Pedro

Não era mal pensado...

enquanto se guerreavam mutuamente não chateavam ninguém....

não era nada mal pensado mesmo....

;)

manif anti-racismo ja!

Pois é, Zé. Chega a altura em que te apercebes que a única coisa em exagero que não é prejudicial é a saúde, e te vês obrigado a reconhecer que até a imparcialidade em demasia é má.
Por isso, és forçado a reconhecer que a extrema-esquerda num “Avante” ou de megafone na mão não é capaz de fazer mal a uma mosca. O que vem depois não vale a pena discutir. Mas viste ali muito ódio, ou não viste? Mas viste ali muito racismo, ou não viste? Mas viste ali o que há extremos piores que outros, ou ainda não vês? O que era preciso fazerem mais? Um grupo de skins espancarem um negro? Um grupo de nacionalistas fazer cartazes ainda mais esclarecedores? Diz-me, o quê?

Nuno Ferreira, não sei quem és, mas bem-vindo ao blog. Já tinha dito que gostava que a manifestação tivesse sido em Coimbra, para agarrar num megafone bem ferrugento e lhes gritar a plenos pulmões tudo o que penso deles que, ao menos, felizmente me parecem ser poucos.
Já agora, como chegaste cá? Vou tratar de pôr o link…

"O que era preciso fazerem mais? Um grupo de skins espancarem um negro?" Não é por nada, mas acho que tentaram. A nota positiva foi a actuação policial que evitou confrontos e permitiu a realização daquele "circo" que, estou seguro, não atraiu nem mais um apoiante para a causa dos grunhos e impediu acusações estúpidas de falta de democracia. Eu quando digo "extrema-esquerda neles" não é com o sentido "que se matem". Eu digo isso porque a extrema-esquerda, enquanto movimento, é um movimento muito mais democrático, consensual e com ideias partilhadas com vários sectores políticos e sociais, algo que nunca ocorreu com uma extrema-direita que confunde nacionalismo, com patriotismo e ogulho com não ter mais nada para se orgulhar. A extrema-esquerda partilha até com a direita conservadora as noções de solidariedade e igualdade e justiça - difere a concepção que cada um tem quanto à sua aplicação. Deste modo, eu veria com muitos bons olhos um movimento de extrema-esquerda mostrar a diferença face a estes fascistas e provocá-los do mesmo modo que estes grunhos queriam provocar a sociedade só porque ela não lhes deu o amor e carinho suficientes no seu estágio anal.

Pedro

"Por isso, és forçado a reconhecer que a extrema-esquerda num “Avante” ou de megafone na mão não é capaz de fazer mal a uma mosca." - a extrema-esquerda, faz muito mais mal do que parece, esse é exactamente o problema... senão, lembra-te do que se passou asseguir ao 25 de abril...

"Eu quando digo "extrema-esquerda neles" não é com o sentido "que se matem"." Eu percebi.... também não digo isso, mas era um bom modo de "clarear" as coisas e um passo para acabar com extremismos, de ambos os lados.

E já agora: entre uma extrema direita xenófoba e racista e uma esquuerda que, hopócritamente faz (ou já fez) coisas tão más, não quero nenhuma obrigado!

mas isto, claro, é só a minha opinião!

Isto ainda vem relativamente ao teu último post mas... onde é que viste escrito que o PCP é um partido de extrema esquerda?...
se falasses em MRPP's PSR's ou facções do Bloco, vá eu ainda concordava, mas não me lembro, de em 5 anos de militância partidária, ter visto uma acção extremista por parte do PCP. É favor não confundir História com Actualidade. Erros foram feitos no 25 de Abril, São conhecidos, não vale a pena esconder. Muitos erros foram também feitos na antiga URSS.
Mas pensar que o PCP parou no tempo é errado. Sim, ele teve facções de extrema-esquerda. Sim, também tiveram metidos nas FP-25. Não, o PCP desse tempo não é o mesmo de hoje. Aliás nenhum partido o é, se compararmos. Dos 4 grandes partidos apenas o CDS se afirmão como não-marxista-leninista (sim, PS e PSD afirmaram-se como tal). Isto tudo pa dizer que n considero o PC um partido de extrema-esquerda. Depois, concordo com o nuno, mas da seguinte forma: manifs descentralizadas por todo o país. Sou tb pacifista, logo n entro na linha «ai e tal eles q se encontrem e andem á batatada um com o outro». Posso não acreditar e recusar (para mim) todo o sentimentalismo racista, fascista, xenófobo, moralista, etc mas acredito piamente que TODOS devem ter acesso á liberdade de expressão (até os humanos mais primitivos, como o antónio lhes chama aqui). Muito Voltaire, mas acho que é uma posição muito pouco extremista aqui, não acham? E eu sou eu militante do PCP, ora vejam lá...:P

Já agr, antónio, adorei o final do post. Os últimos 3 parágrafos.

Genial.

Muito simples, Alexandre. Até que morram todos os Álvaros Cunhais, o PCP será um partido de extrema-esquerda. Lamento imenso que não concordes.

não percebi porque achas que "até que morram todos os Álvaros Cunhais, o PCP será um partido de extrema-esquerda"....
Argumentos, onde estão vocês???

António e Alexandre,
Isto faz-me lembrar uma outra questão: com o PS maioritariamente a jogar ao centro, o espaço político à esquerda é dominado pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP. Porém, para mim o Bloco de Esquerda é, ainda, um enigma. Senão, vejamos, trata-se de um aglomerado de forças políticas de extrema-esquerda - UDP e PSR - mas também de intervenção - Política XXI. Ou seja, na prática não podemos correr da esquerda para a direita partindo do BE, passando pelo PCP e acabando no PS. O Bloco de Esquerda é talvez, neste momento, o partido que mais orientações políticas abrange. Isso é bom? Não sei. E, no entanto, o que falta mesmo é um verdadeiro partido socialista, como o de Alegre. Sem extremismos, socialista e de esquerda e humano e progressista e liberal. O Bloco de Esquerda pode ser isso, mas ainda não é.

Pedro

Alexandre:

O PCP foi um partido que se adaptou, inevitavelmente, a realidade portuguesa, que, felizmente, não dá qualquer margem a partidos extremistas. Agora, o PCP do 25 de Abril era um partido de extrema-esquerda que queria transformar Portugal numa colónia da URSS, e, quer queiras quer não, muita dessa gente ainda se mantem no partido. Uma coisa é a ideologia teórica, aí é tudo muito bonito, mas, na prática, há casos que não são bem assim... cada vez menos, mas existem. O PCP de hoje em dia é um partido dos trabalhadores que, pode-se dizer, na sua maioria, é democrático. A facção antidemocratica do PCP corresponde (embora mais resguardada) a esta facção da direita que se manifestou. É por isso que eu não concordo com a proibição de um partido fascista, pois se ele existisse, das duas uma: ou fazia como o PC e se, digamos, moderava, ou mantinha este tipo de ideologias, mas, abertamente, podendo ser confrontado directamente com os seus valores e, não, andando com nomes hipócritas como PNR.

Pedro:

Concordo inteiramente. Uma verdadeiro Partido Socialista que fosse suficientemente amplo para inuficar a esquerda (PCP, BE e algum PS) só traria benefícios.

Desculpa nao eram só skins! Também havia taxistas, funcionários públicos e retornados do ultra-mar...lool
Em Milão há um movimento considerável de skins...mas em Roma é onde os há mais..SSLazio, Política, botas Doc Marten's, SO MANY FUN THINGS TO FUCK...nada que uma boa anarquia não resolva

Quando ouvi chamar ao Álvaro Cunhal "o último grande estalinista do Ocidente", foi porque sem dúvida deviam estar a elogiar as suas grandes qualidades como democrata (qualidades essas que não duvido que possa ter vindo a adquirir).
Acredito piamente que haja muito militante barbudo do PCP que partilhe de ideais semelhantes, que se vão refreando ao longo dos anos.
Se quisermos continuar a andar em círculos retóricos, caracterísitca que predomina muito nestas discussões blogueiras, podemos ficar aqui até amanhã, até daqui uma semana, ou até o post ser arquivado, que é normalmente o fim destas discussões vácuas, que não levam a lado rigorosamente nenhum.

O PCP recusa-se a fazer coligação com o PS porque não quer pactuar com as políticas de direita deste. O PCP é efectivamente um partido que visa defender os interesses dos trabalhadores. E se o PCP não fosse um partido democrática, a lógica seria que não tivesse assento num Parlamento, visto que este é o «coração» do sistema democrático e republicano.
Sim, Cunhal gostaria de que Portugal se ligasse mais á ex-URSS. Não, n acho Cunhal um estalinista. Mas sim, Estaline era um grande fdp. Sim, o BE é uma incógnita, porque agrega gente dos vários quadrantes políticos, especialmente da esquerda: comunistas, trotskistas e - espante-se! -, estalinistas. E o BE está hoje onde está por uma imagem de marca, propaganda para ser mais exacto. E sabemos ao que a propaganda política levou na história recente. E sim, o BE é uma incógnita porque n tem ideologia. E quem pensa que o Bloco é um partido entre a social-democracia do PS/PSD e o socialismo do PC, está, na minha opinião, enganado. mas isto sou só eu.

Já agora antónio, aqueles militantes barbudos, como lhes chamas: antes de acreditares piamente, tenta abrir os olhos e veres tu mesmo onde é que eles andam... talvez tenhas uma surpresa.

Sim, Alexandre, talvez. Mas sabes, é que ainda confio muito no Mário Soares...

"E se o PCP não fosse um partido democrática, a lógica seria que não tivesse assento num Parlamento, visto que este é o «coração» do sistema democrático e republicano." -- se eu te lembrar que Hitler foi eleito talvez deixes de utilizar esse agrumento...

"E quem pensa que o Bloco é um partido entre a social-democracia do PS/PSD e o socialismo do PC, está, na minha opinião, enganado. " -- concordo!

Certo zé, tens toda a razão. O que me faz confusão é associares o nome de Hitler ao PCP de hoje. Porque como disse anteriormente, é o Partido que visa defender os interesses dos trabalhadores, que existe apenas com esse objectivo primordial e não o de chegar ao poder, tanto que tem recusado quase sempre fazer coligações desde há 20 anos para cá.
O teu argumento é válido no geral, mas não se aplica neste caso, acho eu.

Sim, eu também acho que o PCP de hoje não é anti-democrático. O que eu queria dizer é que o teu argumento não o justificava.

Ena.. tantos comments à conta de meia dúzia de skins!
Sinceramente, a força do movimento neo-nazi em Portugal parece-me bem fraquinha para motivar tanta celeuma nos media.

Quanto à questão da extrema-esquerda/extrema-direita tenho uma posição bastante... erm.. liberal. Não me choca particularmente o facto de existirem pessoas que se agrupam politicamente em torno de ideologias frontalmente anti-democráticas. Quer dizer, é um direito que lhes assiste numa sociedade... democrática. E o facto de o poderem exprimir, livremente e bem alto, numa praça lisboeta ou num concerto do Avante, é uma das razões porque acredito genuinamente nas democracias liberais. Suponho que não estavas a ser literal quando pedias a prisão ou a expatriação (ou o apedrejamento!eh eh) do líder skin, António, mas devo confessar que sou, por princípio, contra a legislação que proíbe o direito de associação a partidos de extrema-direita. Isto, para além de me parecer um poco problemático obter uma definição, para efeitos penais, de extrema-direita. É inegável que existem franjas mais ou menos alargadas da população que se revêem em ideários políticos que não se enquadram minimamente numa sociedade livre e democrática. Mas, para ser sincero, esse facto é de certa maneira reconfortante pois é a prova do pluralismo subjacente às democracias ocidentais.

É,a meu ver, mais ou menos consensual que as ideias da extrema esquerda anti-democrática são culturalmente mais aceites do que as da extrema direita anti-democrática. É a velha questão do liberal bias. Mas isso daria para outra discussão muito, muito extensa...

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger