Send As SMS

« Home | Texto corrido e furioso » | Até daqui a uns dias... Vou de férias. » | Um teste com piada. » | Quem sou eu? » | ÀS ARMAS! » | OTrA vez... » | Era uma vez um arrastão » | Rita Lee » | Time runs... » | A Direita é inconsequente »

Soares é (mais) fixe

a mesa de cafe

Gerou-se uma grande polémica em torno das eleições presidenciais, polémica essa que advém sobretudo da avançada idade de ambos os candidatos. Aliás, essa polémica ocupa o centro da questão, o que mostra a priori a falta de matérias densas que ocupem o debate político.
Mas é inegável que este factor é relevante. Mário Soares tem 80 anos, cumprirá certamente o primeiro mandato com toda a lucidez que lhe é exigida, mas…cumprirá o segundo? Estou certo de que sim, nem lhe é exigido que não o cumpra, apesar de um Chefe de Estado como Soares ser fulcral para que o actual ciclo político não se esgote. Ninguém duvida que Cavaco não hesitará em derrubar o actual governo (lentamente), tal como Soares fez, há uns anos, com sucessivos vetos a dezenas de projectos governamentais ao Governo cavaquista. Temo que Cavaco não tenha esquecido os sucessivos ataques de que foi alvo, temo que a sua eleição inicie um longo jogo de Pingue-pongue.
Por outro lado, balanceando todos os pesos que temos, veremos que o prato de Soares é de longe o mais pesado. Figura central na constituição da Democracia, esforçou-se desde cedo para que Portugal não caísse nas mãos da URSS (toda a gente o sabe, e o camarada Cunhal tem culpas no cartório), é uma figura activa na política nacional, o que, aliás, o diferencia de Cavaco, que se limitou a jogar à defesa, certo de que o combate com Alegre estava ganho à partida. Cavaco percebeu desde cedo o que nós percebemos depois: que, como diz VPV (e eu não aprecio as crónicas de VPV) não havia senhores de 50 anos para sentar no lugar que tanto anseia. Deve ter aplaudido a queda do Governo de Santana Lopes e a sua não continuidade, porque saberia que se as presidenciais decorressem neste cenário político, estaria derrotado à partida, tal como um candidato PS estaria actualmente – a não ser que esse candidato político seja alguém como…Soares.
Mas o que me faz, sobretudo, apoiar este dinossauro (pergunto-me até que ponto é que esta denominação é intrinsecamente má…), é, como já referi, a sua actividade política, tendo ou não idade para isso. Quem lê os seus artigos de opinião, constata que Soares não é uma figura desligada do mundo. Podemos dizer o mesmo de Cavaco? E quanto ao lado humano, o estofo que Cavaco efectivamente não tem? O Pedro já o disse, n’”A Ilha do Dia Antes”: Cavaco é um tecnocrata. O seu milagre económico justifica-se, sobretudo, pela entrada dos primeiros fundos comunitários. Urge, então, a pergunta final: se Cavaco não tem um lado humano, nem um lado técnico (ou mesmo que tenha, não adequado às suas funções), pensemos: estará mesmo pronto para ser Chefe de Estado?

Sei que isto merecia uma resposta mais cedo. Todavia, só agr é que vi este blog, e muito sinceramente merece uns quantos reparos.
Primeiro,não há dois "velhotes" na corrida presidencial. Pelo menos quanto a mim, um individuo de 66 não está assim em idade tão avançada.
Segundo,não é a idade um condicionante fulcral para a arte de governar. O que conta, isso sim, são as ideias e os projectos que se pretendem por em pratica.
Terceiro, "Soares ser fulcral para que o actual ciclo político não se esgote." Achas sinceramente que o governo Socrates se aguenta com Soares em Belém? Alguém que vê o PS como propriedade privada? Alguém que critica a politica de contenção do governo? Alguém que, muito provavelmente, tentará recorrer ao art. 133 da CRP para presidir ao Conselho de Ministros? Dsc, mas Socrates não coabita um ano com Soares, quanto mais quatro!
Quarto, fazes referência á biografia de Soares! Um conselho, se fores pro-soares nunca fales directamente da biografia dele! Corres, muito possivelmente, o risto que te atirem á cara coisas como: Descolonização, Nacionalizações, Tráfico de Armas e de Marfim, instabilidade política de 74-83, machismo doentio (afinal ele apelidou a candidata para o parlamento, que o derrotou, de "dona-de-casa"), corrupção na Fundação Macão e nas Mesericordias, os retornados de Africa, etc, etc, etc
Quinto,alegas que ele ainda está actualizado politicamente. Ora, uma pessoa que defende a implemntação de impostos para a UE, encontros diplomaticos com representantes do Terrorismo Internacional, uma Europa como alternativa economica e MILITAR aos EUA,o actual projecto de QUIOTO, a recusa da reforma de um Estado-Providência que consome 50% das riquezas nacionais mas que deixa 21% da população na mais idionda miséria, o papel activo dos sindicatos,a recusa da atenuação das diferenças laborais entre publico e privado, o aumento da despesa publica de um estado em pré-falência em betão e mais betão...deixa-me relembrar-te que tinhas duvidas sobre o TGV e a OTA...
Em suma, achas que é este homem que deve ir para Belém e bater o recorde de Salazar como individualidade mais envelhecida num cargo nacional? Achas que já não nos bastou o Salazar das Direitas? Temos agora que ter, novamente, o Salazar das esquerdas???

PS: Muito acutilante os teus comentarios sobre o Cavaco Silva. Contudo, pecam, e bastante. Acredito que seja por falta de informação. Por favor, e tendo em conta o que ele significa, não tanto como Ex-PM, mas sim, como Antonio Anibal Cavaco Silva, o rapazinho de Boliqueime, pesquisa. E pesquisa urgentemente, porque tens aqui uma "gralha" inacreditável. É por isso, que te deixo um desafio, pesquisa Cavaco e faz-me um blog decente sobre ele. És um dos gajos mais perspicazes que conheço, e és capaz de fazer algo mais profundo. E olha que só se compreende Cavaco indo bem ao fundo...

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger