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OTrA vez...

a mesa de cafe

Já tinha dito isto: um leigo como eu não sabe avaliar as consequências que construir ou não construir um aeroporto e um TGV poderão provocar. Sabe que um TGV é uma obra que beneficiará bastante o país pela razão óbvia que é a de encurtar distâncias, aliciar turistas, modernizar. Acredita no que o primeiro-ministro diz, que a Portela a curto prazo (para mim, nestas circunstâncias, pensar a 10 anos não é pensar a longo prazo) não saberá dar resposta ao tráfego aéreo. E observa, porque não é estúpido, o perigo que é para a própria cidade de Lisboa continuar a manter um aeroporto no centro desta (porque o leigo sabe, aliás, que, por ex., em Londres e em Paris o aeroporto não se encontra no centro da cidade). O leigo acredita que probabilidade de um avião se despenhar não é assim tão reduzida…
Agora, aquilo que o que leigo não percebe é como neste contexto económico se pode construir qualquer um destes empreendimentos, porque o leigo sabe que também são caros.
O leigo pensa assim: o mendigo precisa de um tecto, mas primeiro precisa de comer…

Concorco no essencial. O TGV é necessário a longas distâncias, ou seja, nas linhas Porto-Vigo e Lisboa-Madrid - as mesmas que o Governo quer fazer, não mais que isso. Uma linha Lisboa-Porto é um luxo estúpido, gastam-se 50 milhões para poupar 15min? Isso chama-se novo riquismo.
Quanto à Portela:
http://ailhadodiaantes.blogspot.com/2005/07/questo-da-portela.html

Pedro

Concordo no essencial com o referido pelo "Blogista". Apenas goataria de alertar para o seguinte facto_ muito bonito essa imagem de q a salvação do país reside no turismo. Todavia, acredito que tal ideia é um erro crasso, no que ao TGV diz respeito, na medida em que, esqueçemos a verdadeira utilidade da implementação da alta velocidade: o transporte das mercadorias trans-atlanticas. Sim, pois não esqueçamos que possuímos um dos entrepostos marítimos mais apetecíveis da Europa Ocidental. O porto de Aveiro! Sim, algo q custa ao país a módica quantia de 40 milhões de contos, só em manutenção, e que por não possuir qualquer ligação directa a Espanha, é preterido por Vigo ou Bordeus. Ora, a ter TGV, e este não ligar Aveira a Espanha, e pior, limitar-se unicamente ao transporte de passageiros é ridiculo! Estaremos, uma vez mais, a abdicar do desenvolvimento sustentado de que tanto careçemos. Agora, linha Porto-Vigo ou Lisboa-Madrid mais não é do q uma singela amostra do "Pannes et Circenses" a que já tamos tão habituados. Enfim, já dizia o ditado popular que "quem nasce para lagartixa nunca chega a jacaré". Precisamente, nós com o nosso novo-riquismo tão terceiro-mundista, tendemos a ter paixões assulapadas por Elefantes Brancos inacessíveis a quem, como nós, na sua qualidade de pobre, não deveria ter direito a luxos. Infelizmente, há já muitas décadas que preferimos hipotecar o futuro das proximas gerações, em prol das proximas eleições. São hoje poucos os homens que, á semelhança de Campos e Cunha, optariam por tombar numa batalha eleitoral em consequência nan aplicação das medidas draconianas que o país desesperadamente necessita. Uma grande perda para o país a saida deste ministro. Uma lamentável vitória dos apoiantes do aumento indiscriminado da despesa publica, de forma a arcar com novas bestialidades, como este TGV unicamente destinado ao transporte de passageiros. Pobre da geração que vier a substutuir a actual. Ainda não tomou posse e já está totalmente queimada!

e há outra questão. Sendo unicamente para o transporte de passageiros, QUANTAS PESSOAS VÃO PODER VIAJAR DE TGV? tendo em conta os rendimentos decrescentes da nossa população, as únicas pessoas que beneficiarão dos serviços do TGV serão as que podem viajar de avião e, entre os dois meios de transporte, qual será o preferido? Mesmo que seja o comboio, qual é o benefício para a POPULAÇÃO PORTUGUESA?
E claro, Ricardo, que transporte de mercadorias é muito pouco cativante para os eleitores, o transporte de pessoas até dá para crer que todas vão ter os meios económicos para viajarem de TGV.

Só para destacar um pequeno pormenor no texto do Tony.

«o primeiro-ministro diz, que a Portela a curto prazo (para mim, nestas circunstâncias, pensar a 10 anos não é pensar a longo prazo) não saberá dar resposta ao tráfego aéreo.»

O aeroporto da Portela já não consegue hoje dar resposta ao tráfego aéreo, quanto mais daqui a 10 anos. Li ainda à pouco no Público que a Portela rejeita diariamente em média 84 voos por dia porque não simplesmente não tem capacidade para mais.

De resto, concordo com quase tudo o que aqui foi dito, especialmente com a ideia de ligar Aveiro a Madrid. Aliás o TGV não faz sentido em Portugal se não for para ligar as zonas mais industrializadas e desenvolvidas ao estrangeiro. Não temos um país assim tão grande que justifique andar de TGV de Lisboa ao Porto sem nada na barriga nem - como o ricardo referiu e bem - o turismo pode ser a base de desenvolvimento de um país que se quer... desenvolvido! (perdoem-me a redundância)

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