Send As SMS

« Home | Estratégia ou bom senso? » | 9/11 » | Presidenciais II - As críticas » | KO no 1º Round? » | Muito bom » | Companheiro Bush » | "Para os que esquecem facilmente" » | Cinema » | 11 de Setembro » | "O Aviador", de Martin Scorsese »

Já não era sem tempo...

a mesa de cafe

"Cavaco Silva vai anunciar muito brevemente aos portugueses a sua decisão sobre a corrida presidencial. “Vou dizer em primeiro lugar aos portugueses, não daqui a muito tempo”, afirmou ontem Cavaco em Londres."

in Correio da Manhã

Já não era sem tempo. Não há justificação para o adiamento deste anúncio: Cavaco percebeu, já há muito tempo, que o povo percebeu que este iria ser candidato. Este adiamento motiva a uma série de raciocínios: estaria Cavaco à espera do avanço de algum candidato à sua direita, para prevenir o tipo de confusões como houve com Alegre? Terá sido Cavaco apanhado pela surpresa (feliz) de ser o único candidato presidencial da direita? Ou será que este adiamento tem apenas uma razão de ser, que é a de reduzir o confronto/ debate com Soares ao mínimo tempo possível?
Se tanto se clamou por umas palavras de Soares sobre o “atropelamento” de Alegre, espero bem que se clame de igual forma por uma justificação a todo este silêncio, desnecessário, irresponsável, dissimulado…

É tudo uma questão de estratégia. É reconhecido que qdo um candidato se apresenta como tal muito cedo, acaba por perder votos, pois a campanha eleitoral perde eficácia quando muito longa. Acontece que como disseste Cavaco percebeu, já há muito tempo, que o povo percebeu que este iria ser candidato , logo não era necessário avançar com nenhuma formalidade se grande parte dos portugueses já o considerava candidato mesmo antes de ele o ser. A ideia de não se chegar à frente deriva de que Cavaco é o único nome que surge do campo da direita (se bem que ultimamente andam a correr boatos de que o PPortas...) e é, obviamente, um nome que se pode chamar de consistente. Na esquerda, é o Carnaval que se tem visto no PS. Soares não é claramente O candidato da esquerda, uma vez que este perde eleitorado junto do PCP e do BE em caso de 2ª volta para...Cavaco. O mesmo não se passaria - especulo eu - com Alegre, mas isso agora não é relevante.
A questão essencial é de que, durante o Verão até estes dias, aonda não estava nada definido, o tempo corria a favor de Cavaco. Daí ele não querer precipitar-se. É estratégia e para mim foi bem aplicada. Sinceramente, não faz sentido nenhum para mim que a razão seja evitar um confronto com Soares.

Interessante interessante era Alegre ser candidato pelo PC... ;)

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger