Send As SMS

« Home | O Orçamento que não causa (muitas) surpresas... » | Campanha presidencial II » | É nisto que consiste uma campanha presidencial (?)... » | "Dinner in Paris? » | And now, Ladies and Gentleman... » | Última Hora » | De Louvar » | Super Mário » | Amigos » | A sede d' AMESADECAFE.(Feita aqui)Via: BLOGOTINHA »

Burros que nem um soco

a mesa de cafe

(...)À saída, a única nota dissonante aproveitando a presença das televisões, que transmitiam em directo, alguns militantes da JSD ali entretanto infiltrados bradaram a plenos pulmões: "Cavaco amigo a Jota está contigo!" O candidato, que tudo faz para se mostrar apartidário, certamente não gostou. E foi já com um sorriso forçado que entrou no Mercedes, lançando um último aceno à pequena multidão.

in Diário de Notícias

Quer-me parecer que nem Cavaco queria esta Claque de Futebol...

Ao contrário da iluminada JS quando apoiar Soares...
Iluminada, inteligente, maravilhosa, explêndida...
Concedo que o seu blog seja de esquerda mas o sectarismo tem alguns limites. Ou não tem?

M. Matias

Não percebo a sua dedução imediata de que iria apoiar/ elogiar a JS numa acção de campanha.
Sabe, é que é um grande defeito das pessoas, esse de julgarem que criticando X estamos a elevar Y. Nem sempre é assim. Não me viu dizer bem de qualquer juventude partidária, de esquerda ou de direita.
Ou talvez até tenha visto. Nas autárquicas, a JS tinha um blog com textos de campanha feitos por militantes. Posso até arriscar-me a dizer que a campanha do Vitor Batista, em Coimbra, não teria tido metade do impacto que teve, se não fosse a JS que, como já disse, fez campanha com textos e ideias, ao contrário da JSD que a fez à base de cânticos de claque, muitos jantares e terceiras bebidas grátis em discotecas. Chamem-me faccioso ou não, parece-me haver aqui um clara diferença.
E como disse, Sr. M. Matias, o blog é meu, mas não é de esquerda – 3 das pessoas que escrevem nele podem dizer que se revêem em ideias de esquerda – o 4º elemento não se revê nestas ideias e assume ser mais de direita. Não acharia estranho este participar neste blog se ele fosse, exclusivamente, "um blog de esquerda"? Acho que a resposta serve para provar que "ideias de esquerda" e "ideias de direita" podem "coabitar" num mesmo blog, não tendo sido necessário rendermo-nos à “sectarização” (coisa que acontece muito na blogosfera) para expormos as nossas ideias...

A JS é efectivamente uma grandiosa organização. Um blog criado por militantes?? Fantástico!! Convém referires Toni, como prova de honestidade, que esse blog preocupa-se mais em fazer má publicidade a tudo o que n seja JS que propriamente a divulgar ideias.

Jantares fazem todos, cânticos de claque também. E disto não podes escapar enquanto pertenceres a qualquer organização política-partidária, e não só. Quem canta «A Jota está contigo» também dança a carvalhesa no avante ou gosta daquela musiquinha dos Vangelis. Há quem me ofereça bebidas, há quem também me telefone pa me inscrever na JS de Coimbra por umas horas para poder votar em alguém que não conheço. Eles prometeram-me mesmo, ninguém saberia de nada (mesmo sabanedo que estar filiado em 2 orgº partidárias diferentes n é propriamente legal), era só uma ajuda preciosa para eles ganharem as eleições da concelhia, eles até me pagavam um copo, vê lá tu!
Tudo por umas míseras horas. Por um mísero voto.

Eu disse-lhes que não, obviamente. Mas eles n compreenderam. Eu sei. Agora o que eu penso que o M.Matias queria dizer era que para fazeres campanha, fá-lo bem. Tenta dar opiniões fundamentadas, em vez de lavares a roupa de outros ou de te encerrares em opiniões pré-determinadas. E sê sincero. A integridade ainda é apreciável em política. Mesmo não sendo decisiva.

Não tenhas dúvidas que a JS é uma grandiosa organização. E que, precisamente por o ser, é que padece do mal de que todas as grandes organizações padecem – tachos e corrupção.
Ao ler o teu texto, lembrei-me de uma história ainda melhor acerca da JS e da JSD. Não sei se te recordas, mas aqui há uns tempos houve eleições para eleger núcleos, eleições essas que se realizaram no mesmo dia em ambas as sedes. Esse estratagema em que te tentaram incluir é uma brincadeira quando confrontado com essa mesma história (relatada por várias pessoas) que conta como curiosamente o número de militantes cresceu nesse dia – e, principalmente, o número de militantes filiados nas duas Juventudes, que votaram nas duas eleições! E a história toma ainda contornos mais engraçados quando se acrescentam as carrinhas que levaram os militantes de uma sede para a outra.
Felizmente, por uma vez, o estratagema não resultou, e a lista que fazia isso (que era a que se encontrava à frente da JS de Coimbra) perdeu. Na JSD não sei se sucedeu o mesmo.
Ora, a nova direcção da JS (a mesma que criou o blog que tanto desprezas - que não deve ser certamente o mesmo que andei a ler, a avaliar pelo modo como falas dele) parece-me ter uma postura bem diferente da antiga. Ficas a saber até que o meu irmão, que nunca ligou nada a política nem nunca se filiou em nenhuma Juventude Partidária, se empenhou a fundo, não pelo infame candidato do PS à câmara, mas sim porque viu ali trabalho, não tachos. Não fazes a mínima ideia de quem é o meu irmão, mas se o conhecesses compreenderias que para ele se ter metido é porque não poderia haver ali nem um cheirinho a tacho. Se não, dou-te a minha palavra de honra em como ele teria saído imediatamente.
Depois, Alexandre, é curioso que toda a gente me julgue empenhado na JS. Eu sou filiado na JS, com muito orgulho. Mas não trabalho para a JS, não vou à sede da JS, não participo nas reuniões da JS, não me meto em iniciativas da JS, não divulgo meios de campanha da JS, nem a defendo dogmaticamente, como acontece com muitos daqueles que estão metidos em Juventudes Partidárias.
Ora, se eu te acabo de dizer que não estou metido na JS (apesar de equacionar seriamente meter-me, agora que mudou a direcção), não percebo em que te fundamentas para dizer que "lavo a roupa suja dos outros" e "me encerro em opiniões pré-determinadas". Opiniões pré-determinadas irão ser provavelmente aquelas com que as pessoas que lerem o teu comentário irão ficar (ai que os da JS são uns malandros! São todos iguais!). Aquilo que me limitei a fazer foi analisar as campanhas autárquicas das duas Juventudes que conheço melhor, que são a JS e a JSD (falo unicamente de Coimbra). E volto a afirmar que o trabalho da JS foi melhor que o da JSD: eu não vi a JSD percorrer dezenas de quilómetros no meio de todas as aldeias do concelho, falar com as populações, detectar problemas locais, divulgar ideias, textos (críticos ou não), enfim, a única coisa que vi foram anúncios de jantares e bebidas grátis, e distribuições de autocolantes e canetas. Dou os parabéns à JS, tal como dou os parabéns aos jovens do BE em Coimbra (apesar de não concordar com algumas iniciativas que me parecem radicais demais) por serem os que vejo mais empenhados na luta contra as propinas. E como dou os parabéns à JCP pelo trabalho meritório que desenvolvem à porta das escolas, com panfletos, com empenho em manifestações, etc. Sinceramente, desconheço iniciativas deste tipo na JSD, mas acredito que haja muita gente lá de valor.
À última parte do teu post nem sequer vou responder – parece-me simplesmente ofensiva, sem outro fim que não esse mesmo; sê tu íntegro e honesto nas análises que fazes – e sê-lo com a tua própria consciência, antes de julgares os outros pelo que quer que seja.

Isso sim, é decisivo.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger