Ao ler a Única (para quem não sabe, uma revista que vem semanalmente com o Expresso) desta semana reparei num pormenor curioso: cerca de 50 das cerca de 150 páginas da revista estão preenchidas por anúncios.
Ora, para além deste ser um facto muito desagradável para o leitor, que tem que folhear 6 páginas para ler um artigo de 4, ele suscitou-me alguma indignação.
Supondo que esta revista custa 1€, estamos a pagar cerca de 35 cêntimos por anúncios (o que, sinceramente, eu penso que não interessa a ninguém). Mais, pensando nós que temos 150 páginas de informação, temos na realidade 1/3, ou seja 50.
Para além disto, lembrei-me do suposto motivo da demissão de José António Saraiva de Director deste jornal, que foi precisamente a discordância relativamente ao aumento do nº de páginas desta revista. Ora, é obvio que aqui me surge uma ideia: Será que este aumento não tem por trás o lucro com os anúncios publicados na revista (não digo que seja a única razão, mas pode ser uma de várias)? Se calhar é bem mais produtivo arranjar umas quantas notícias (provavelmente dando serviço a determinados repórteres ociosos ou comprando-as a revistas internacionais) e aproveitar para introduzir mais uns anúncios e amealhar o dinheiro consequente. Provavelmente isto é uma especulação, mas não deixa de me indignar que, numa revista informativa como a Única haja tantos anúncios (numa revista de moda, por exemplo, compreender-se-ia melhor).
Regra geral é a publicidade que paga os custos de impressão de uma revista. Uma pequena revista com uns poucos milhares de exemplares e papel de qualidade média pode custar uns bons milhares de contos a imprimir... Custo que o preço de capa obviamente não cobre (há ainda que pagar jornalistas e ter lucro).
Pedro
Posted by Pedro Monteiro | 15/11/05 10:37 da manhã