Send As SMS

« Home | Malik Joyeux » | Porque Não Gostei do Debate » | Gostei de ouvir » | Gostei de ler » | FDS pra política, morte às presidenciais! » | Cavaco, o "Grunho" » | Porque estamos em Portugal.... » | Plain Boring » | Super Scolari » | Faz esta semana 25 anos... »

breve apanhado da actualidade desportiva

Aqui estou eu no meu modesto apartamento frente ao meu modesto computador, desejoso de fazer um breve apanhado da bola (não aqueles que punham o Mantorras a chorar como uma carpideira ou o João Pinto mais raivoso do que nos tempos em que andava a assaltar mercearias na Ribeira do Porto), aposto que já ninguém se lembra desse marcante programa em que punham tipos como o Ricardo e o Argel a fazer a mesma figura de urso na televisão que faziam quando jogavam em campo.
Bem, não é para falar de tipos acabados que aqui estou. Quero tecer os meus comentários da actualidade desportiva da mesma forma imparcial que sempre o fiz. Por falar em imparcialidade, pela janela do meu primeiro andar, às 4 e meia já escuto a embriaguez de carrascão da malta que frequenta a taberna aqui em baixo ao rés-do-chão. Beberam já tanto que, pelo que escuto (sem querer ser indiscreto), alguns deles acreditam que o Benfica passe...vejam lá que até se ouve falar em coisas como dois a zero para a equipa da casa (!). Não era mau...para um senhor como Alex Ferguson, portador de uma elevada arrogância e hipocrisia, todos os choques que possa apanhar só lhe farão bem, daí que um hoje à noite, fosse boa altura para mais um; neste ponto tão alto e estável da sua carreira. Os mais patriotas, esses hoje mesmo não sendo benfiquistas, levam o "ser português" acima de tudo: apoiam Cristiano Ronaldo e Carlos Queirós antes do resto. Nenhum clube pode (pelo menos até às 10 e 30), falar em competições europeias a não ser o Benfica, até porque ontem caiu mais um ao rio frente ao Artmedia.
Com muita alegria, vejo finalmente o Guimarães afastado das competições europeias...menos uma equipa espanhola a jogar na UEFA, acho que sim, vamos dar lugar a quem sabe!
Voltando a Mãe das competições, Barcelona e Juventus, grandes equipas a dar grandes espectáculos. Chelsea, Arsenal e Milão a não envergonhar, este ano a Liga dos Campeões promete (só para alguns)...
Por cá queixam se do campeonato e do futebol e que isto e aquilo, mas a única coisa que escuto e dou importância é à Académica que ocupa o 9º lugar na tabela classificativa. Foram duas vitórias importantes, 6 pontos muito importantes, um futuro de boas espectativas! Frente ao Estrela, no Estádio do Calhabé, Marcel quebra o gelo e a monotonia com um golasso! Pena que só se lembre de proezas destas uma vez em dois jogos. Sinto muito que o mesmo Marcel responsável pelas mais importantes vitórias desta época da Briosa, jogue como quem está num clube que não deseja representar. Depois de marcar no Dragão (sim, naquele jogo em que, em vez de anularem um golo que o GR lá vai buscar dentro, validam um que bate na barra e FORA da linha), beija o emblema da camisola, fazendo lembrar o Judas. Marcel na Figueira da Foz não se fez às bolas, correu pouco, não percebo o que quer do seu "potencial".
Quem parece saber melhor que o próprio Marcel e todos os jogadores da Académica juntos é a imprensa desportiva portuguesa. Todo o santo dia, quando abro A Bola vejo destinos diferentes a dar aos craques da Briosa...parece os catálogos da Agência Abreu ou do Mundo Vip, só que em vez de mandarem para Cancun e Seicheles, encaminham os desgraçados para Lisboa, Braga, Porto, Sevilha, Corunha, pouco mais... artigos infelizes e especulações exageradas destes são bem responsáveis por casos como o de Marcel, afectando negativamente a prestação de equipas como a de Nelo Vingada.
Nelo Vingada, que tem tido um trabalho louvável com os rapazes da Briosa. Para estes bons resultados vão ajudando carismas como o de Hugo Alcântara (marcador frente à Naval), Roberto Brum, Pedro Roma (cada vez mais seguro), Paulo Adriano, Ezequias, Luciano (incansável, ao contrário de outros), Danilo (a provar ser brilhante no corte nos instantes finais do jogo na Figueira da Foz e evitar o golo e consequente perda de 2 pontos) e , enfim, Marcel, com saldo positivo, embora bem aquém do seu potencial.
Já os júniores, pelo que consta teem vindo a ser violentamente roubados. Sei que no último jogo numa competição denominada "Liga Norte", os rapazes perderam com o Candal por uma bola a zero. Um golo sofrido via grande penalidade, um elemento expulso na primeira parte ainda e dois golos anulados por fora de jogo duvidoso...no mínimo suspeito. Acredito que contra tudo e contra todos, consigam levar a melhor!
Domingo, meus amigos, não há qualquer desculpa para não ir ao Estádio Cidade de Coimbra gritar bem alto o grande nome da Briosa: 5€, não vale dizer que é caro!

Briosa, em toda a altura, em todo o lado!

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger