Send As SMS

« Home | Porque para mim Soares será (sempre) fixe » | Pouco há para dizer » | Convicto, mas não cego II » | "O Soares deve-me mais a mim do que eu a ele!" Zé ... » | Application António is not responding » | Porque é que há mais pessoas a apostar e as de sem... » | Informação » | Piadas Péssimas » | Constatação II » | Constatação »

Saldo eleitoral

Tenho ouvido dizer que Soares foi o grande perdedor da noite. Ouvi também uns zunzuns de que Louçã não se tinha saído muito bem. Jerónimo, diz-se, teve um bom resultado, e Alegre esteve muito bem.

Ora, sejamos honestos, quantos candidatos tinham pretenções de ganhar as eleições (ou passar à segunda volta)? Pelo menos 4 (visto que Garcia Pereira, logicamente, já via a causa como perdida).

Consequentemente, parece-me que o grande perdedor foi Louçã. Eu, com estes ouvidos, ouvi-o (ele ouve-se bastante bem, principalmente os Rs) dizer que era, juntamente com Soares, o único com hipóteses de passar à 2ª volta. Bem, 5.3% está muito (bastante mesmo) longe dessa meta (para além de ter errado redondamente, pois foi Alegre quem esteve mais perto). Seguidamente, Jerónimo de Sousa, foi o 2º perdedor, pois, embora tenha subido, esteve longe dos seus objectivos. Em 3º lugar, e só aqui, ficou Soares, com uns modestos 14%, mas mais perto da segunda volta. Por fim, resta Manuel Alegre, que, embora tenha tido um resultado acima das expectativas e tenha ficado perto da segunda volta, não o conseguiu, ou seja, também falhou.

Concluindo, ontem houve apenas um vencedor, Cavaco Silva. É incontornável. Havia mais quatro candidatos à vitória, todos falharam.

Esta análise pode parecer exagerada, mas corresponde à verdade. Ninguém manda a candidatos como Jerónimo e Louçã inflacionarem as suas possibilidades. Só me lembro dum provérbio:

“Quanto mais alto se sobe (ou se tenta subir), maior é a queda.”

Cavaco, se ganhou, só se foi o concurso do pior merdas de sempre...

Jerónimo de Sousa teve mais 4% do que o anterior candidato presidencial apoiado pelo PCP. Em que é que ele foi derrotado?

Não percebeste! O problema é que ele se agigantou, dizendo-se candidato a ir à segunda volta. Acontece que ficou a cerca de 15% desse fim, ou seja, perdeu, largamente.

Aí é que está, se ele não o tivesse feito ate se poderia dizer que tinha, em certa medida, ganho!

mas eu nunca ouvi o Jerónimo a dizer isso... o Louçã sim, mas esse já é outra história. Mas julgo que o PCP (e o Jerónimo) têm a noção da realidade e a sua presença é sobretudo uma candidatura de valores/ideologias, não de efectivas hipóteses de concorrer, dada a conjuntura política em que vivemos depois de 75.
Quanto ao Bloco, ele tenta tirar partido do seu (ainda) fenómeno mediático, e o facto de não ter uma ideologia definida, sendo difícil de perceber se ele se situa politicamente entre o PS e o PCP ou entre o PCP e... o MRPP.Mas a tirada dele de estar convicto que ele iria passar à 2ª volta, e que estava confiante numa votação «impressionante», aí concordo contigo, ele só acaba por denegrir a sua imagem. Mas no fundo, o que ele tentou fazer na minha opinião foi exactamente aproveitar essa incerteza no que toca à ideologia do seu partido para tentar ganhar mais votos. O caso do BE não é um caso único em que um novo partido criado consegue grandes resultados eleitorais graças à sua 'indefinição' política. Há casos na Europa onde partidos em situações semelhantes alcançaram resultados de 20 e tais por cento. O que o Louçã tentou fazer netsas eleições para si. O resultado esse, já não é preciso dizer.

Meu querido amigo... Cm vai o seu vasto imperio? Passei so para dizer q concordo plenamente com o seu comentário...
Cumprimentos!

Sim, concordo: o Louçã arriscou, podia ter-se saido bem...saiu-se mal.

Mas o Jerónimo, certamente para não ficar atrás de Louçã e, provavelmente, pressionado pelos seus camaradas, disse que já acreditava numa segunda volta - eu ouvi-o!

É obvio que foi um exagero e, aliás, estou convencido que ele próprio o sabia, mas a verdade é que o fez e por iso o critério que usei aplica-se também a ele.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger