Send As SMS

« Home | Caro Passepartout » | Best song ever! » | Títulos Repelentes » | Chegou-me às mãos... » | Não é nenhuma novidade... » | "Sin City" e "V for Vendetta" » | Eu acho que foi por aquela túnica provocatória... » | Não leia este post até ao fim (ou: "estará a pecar... » | Novo Link » | Vi 2 filmes muito bons... »

"Eight Below" ("Antárctida")


Habituámo-nos a olhar para os filmes da Disney com um certo desprezo. Atitude que é, a meu ver, compreensível - tanto como errada. Apesar de esperar um filme de cães falantes que surfam num pedaço de glaciar até à Califórnia, a verdade é que me surpreendi com “Eight Below” (“Antárctida”, em Português). Sendo difícil para um realizador gravar maus filmes em semelhante cenário (este poderia até filmar a vida de uma colónia de bactérias durante uma semana que, desde que incluísse imagens de glaciares, o filme já valeria a pena), o filme é, de facto, bom: nem que seja por se tratar de uma história (aparentemente) verídica (descobri há pouco que a verdadeira equipa de exploradores era japonesa e que os cães sobreviventes tiveram direito a estátuas) - se não o fosse, seria (apenas) mais um filme Disney, com final feliz, animais sobredotados e momentos dramáticos para puxar o lenço. Neste caso, o filme eleva-se a outro patamar, por ter esse mesmo fundo de verdade. Exagerado, obviamente. Mas se não o fosse não seria um filme, seria um documentário.
Muito resumidamente, trata-se da história de Jerry Shepherd (Paul Walker), um explorador que, devido a uma forte tempestade que anuncia o Inverno Antárctico, é obrigado a escolher a sua sobrevivência, bem como a da restante equipa que se havia estabelecido com ele no acampamento (que inclui um professor universitário ferido durante a expedição que o trouxe lá), em detrimento da sua matilha de 8 cães. Inconformado com a situação, decide voltar para os resgatar. Só que entretanto passaram-se mais de 170 dias. É por isso que “Antárctida” é, acima de tudo, uma história de sobrevivência. E é nesse aspecto que se aproxima bastante de um documentário.
Não há muito a acrescentar: a uma fotografia (compreensivelmente) boa, pode-se juntar o desempenho de Paul Walker – também ele bastante bom. E os cães, que não parecem de circo.
De resto, fica só o conselho: deixem-se de preconceitos, e vão ver o filme...

É um bom filme. E agrada, por não ser pretencioso! É uma estória emocionante ao bom estilo da Disney. O resto dos aspectos do filme podem não ser tão bons, mas ve-se perfeitamente que não é pretensão do filme que o sejam.

Vi o filme hoje e garanto-lhes que é melhor se previnir com algumas caixas de lenços porque não consegui me conter do inicio ao fim.Amei,tem um historia simples mas muito emocionante.
Bebam muita água pra repor a hidratação perdida nas lagrimas...rs

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger