Send As SMS

« Home | A Sombra » | galvanize » | Esta tarde » | Infeliz (II) » | Infeliz » | Haverá Explicação... » | If I Could » | Ninguém Quer Saber » | Ironia » | Pointless »

One Small Step

Sim, já se sabe: Steve Jobs e Bill Gates não são nenhuns modelos de generosidade. Provavelmente, até são mesmo mauzões, bonacheirões, fumam charuto e usam cartola. Mas até têm feito umas coisas simpáticas, ultimamente: o primeiro lançou – finalmente – um iPod caridade (na verdade chama-se "iPod nano Product" ("iPod nano Produto": tomem lá, "consumidores") - , ié, um iPod cujos 5% do preço total ($10, para ser preciso) revertem para o fundo global de combate à SIDA em África. Nada mau, tendo em conta que $25 é o que a Apple ganha por cada unidade vendida. Gates criou uma “Gates Foundation” e diz-nos o seguinte, no site da fundação: “(...)Our strategy is focused. Because most of the world's poorest people rely on agriculture for food and income, we support efforts to improve crop production and access to markets for smallholder farmers. Because loans, insurance, and savings help people weather financial setbacks and build assets, we facilitate access to financial services for the poor. And because information can change lives, we support public access to computing in libraries worldwide.” Existem outras metas (para os EUA, por exemplo).
Numa linha (ou 2): Um pequeno passo para uma redistribuição mais justa de recursos, um passo de gigante para a preservação do sistema a longo prazo.

estou lavado em lágrimas de tão comovido

"um iPod caridade (...) ié, um iPod cujos 5% do preço total ($10, para ser preciso) revertem para o fundo global de combate à SIDA em África"

Se queriam fazer caridade poderiam começar por os deixar de fabricar na China a preços esclavagistas!

Pedro

Pois, Pedro. Mas apesar disso, parece-me que a culpa é mais de um governo que explora os trabalhadores sob a fachada de um regime "comunista" que o que faz, no fundo, é misturar o pior do comunismo com o pior do liberalismo. Mas atenção: não estou com isto a desculpar a Apple, que até tem uma boa dose de dirty laundry por resolver (http://www.greenpeace.org/apple/).

Quanto à questão da caridade, sejamos pragmáticos: está-se a gerar dinheiro. Dinheiro que vai ajudar a combater uma doença que poderá matar mais de 10% da população africana até 2025. $10 por cada unidade vendida não é pouco - ainda mais se este valor representa quase metade do lucro que advém da venda de cada unidade; é claro que a Apple só pode fazer isto porque o iPod já gerou capital suficiente para poder abdicar desta percentagem: muita gente aponta o dedo à Microsoft por não ter feito o mesmo com o seu "Zune" (o famoso "ipod killer" que vai sair este Natal) - a resposta é simples: não pode. Acho que deixei bem claro que não acredito na bondade destes senhores, até porque a filantropia é um comportamento corrente entre os grandes milionários: no caso dos monopolistas/ oligopolistas serve para manter uma boa imagem junto dos consumidores. Isto não significa que acredite que esta necessidade não possa ser útil...

WOW...
XD

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger