Gimme Hope, Jo'anna
É quase certo que já ouviram (mais que uma vez) este single. Pelo menos eu já o ouvi umas 5 vezes na rádio. É uma música dos anos 80, de um cantor chamado Eddy Grant, com o seguinte refrão:
Gimme hope, Jo'anna
Gimme hope, Jo'anna
Gimme hope, Jo'anna
'Fore the morning come
Gimme hope, Jo'anna
Gimme hope, Jo'anna
Hope before the morning come
Até aqui nada de interessante. Mas se se derem ao trabalho de ouvir o resto da letra, ficarão intrigados. Eu fiquei, quando percebi alguns fragmentos dos seguintes versos:
"Well Jo'anna she runs a country
She runs in Durban and the Transvaal
She makes a few of her people happy, oh
She don't care about the rest at all
She's got a system they call apartheid
It keeps a brother in a subjection (...)
I hear she makes all the golden money
To buy new weapons, any shape of guns
While every mother in black Soweto fears
The killing of another son (...)"
Não há dúvidas: trata-se de uma música de intervenção! Se pesquisarem sobre o cantor encontrarão informação como esta: "(...) His later single, "Gimme Hope Jo'anna", during the apartheid regime ("Joanna" stands for Johannesburg, South Africa) was a song about apartheid in that country, and was subsequently banned by it" (Wikipedia)
É extraordinário como uma música bem quadrada e aparentemente banal pode conter uma mensagem destas. Publiquei isto aqui porque achei que, tal como eu, iriam ficar surpreendidos...!
Ola. Nao o conheço mas ao pesquisar sobre a letra desta musica deparei me com o seu blog e tenho a dizer que também fiquei surpreendida e acho que a maioria das pessoas tem esta musica como uma musica banal feita para incluir o nome "Joana". No entanto ao desvendar esta letra ja nao posso manter essa ideia o que tira um pouco da ilusão...
Posted by Anónimo | 27/6/07 3:27 da manhã