Send As SMS

« Home | Há uma semana » | acabaram » | Não, a sério » | Delírios » | 10 Notas sobre a campanha » | O último post sobre o Aborto » | Abstenção » | Que tal... » | Uma coisa ou duas » | Quem disse que os Muçulmanos é que não gostam de C... »

Há uma semana

No âmbito das suas campanhas cidadãs, a associação Cap Magellan, em colaboração com a www.lusoplanet.com, propôs aos cidadãos portugueses de França para se exprimirem respondendo à pergunta feita pelo referendo. De acordo com a lei do referendo, os portugueses que habitam no estrangeiro podem participar em qualquer consulta pública sempre que a matéria em causa «lhes diga especificamente respeito». No entanto o Tribunal Constitucional defende também que «esta matéria não tem especificamente a ver com a particular situação dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, na sua condição de emigrantes». Assim a proposta de referendo sobre o aborto prevê apenas a participação dos eleitores recenseados em Portugal.
Apesar de tudo, e considerando que os cidadãos portugueses que habitam no estrangeiro deveriam ter a possibilidade de dar o seu parecer sobre este assunto que se refere a todos os nossos compatriotas em Portugal, assim como todos os emigrantes que desejam, um dia, regressar a Portugal, uma segunda pergunta questionava sobre a participação de TODOS os cidadãos a este tipo de consulta.
Os resultados após 3 semanas de campanha sobre os sítios www.lusoplanet.com e www.capmagellan.org, e antes do seu cálculo definitivo, dão uma nítida vitória ao SIM com 1310 votos contra 80 votos paro o NÃO.
Os resultados em Portugal indicam uma vitória do SIM com 59,25% e uma taxa de abstenção importante (56,39%) mas mais fraca que em 1998, aquando a última consulta sobre este assunto. Este resultado impõe ao governo legislar rapidamente para que o IVG deixe de ser um crime.
No que diz respeito à segunda pergunta, os resultados dão uma nítida vitória ao SIM com 1290 votos para 50 votos do NÃO.

Oh meu grandessíssimo emigras se me voltas a imitar nos títulos dos textos, fico cá à tua espera e quando voltares p'ra esta espelunca rebento-te à porrada!

"Emigrante, emigrante foste embora e voltaste. Emigrante, emigrante, porque é que não lá ficaste?

Ena Pá 2000

Coucou le monde!
Band, desculpa-me, compensarte-ei com um queijinho franciu! Quanto as piadas de emigrante...vou ter de aprender a viver com isso, ça ne me dérange pas ;)

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger