Send As SMS

« Home | D.E.P. Irmã Lúcia » | ja que estamos numa onda de cartoons...  » | Este cartoon pode ser observado na Escola, na Expo... » | O desorganização do actual Ensino Superior » | O blog dos "green zone" de vila do conde » | Santana Lopes lembra que Sá Carneiro também foi "m... » | idem  » | e não é só o PS que se ataca...  » | idem  » | Pensava que estávamos num periodo de CAMPANHA elei... »

Acerca da morte da Irmã Lúcia...

O que me choca no meio de todas as "demonstrações de luto" é a exploração da morte! Que os media explorem as desgraças da família de Alguidares de Baixo, as más condições de vida do pintaínho na casa do Rúben André, a homossexualidade do vizinho de cima do Sr. Acácio e da Dona Ermengarda é algo que me choca profundamente mas ainda se tolera! Basta mudar de canal ou virar a página do jornal.... Afinal, todos têm o direito aos seus 5 minutos de fama! Agora, o que revolta, e entristece é a exploração da morte!
A irmã Lúcia, acredite-se ou não na sua vidência, é, inquestionavelmente, uma figura marcante do catolicismo e, como essa religião faz parte da cultura ocidental, é uma imagem da nossa história! Como tal, é normal e compreensível que se assinale a sua morte de modo particular, contudo, é importante distinguir isso da morbidez! Os media FAZEM QUESTÃO de mostrar todos os detalhes, de debater todos os assuntos, de demonstrar todas as manifestações de tristeza!
"Mas é o que as pessoas querem ver!" já me disseram isto e eu respondo que a morte é algo em relação ao qual se tem de ter respeito! Principalmente quando se trata do falecimento de uma pessoa cujo desejo era ser discreta... O próprio facto de ter ingressado no Carmelo, significa que desejou uma vida calma, sem polémica e sem exposição pública! Neste momento, que todos têm conhecimento dessa filosofia de vida, ninguém respeita a sua morte! Exibem-se imagens do corpo no caixão! Debate-se na televisão, no próprio dia da sua morte, se ela deve ser ou não beatificada! Ocupam-se HORAS a falar na causa do seu desparecimento, que se explica em pouquíssimas palavras: velhice, ou seja, morte natural!
Depois, e como o Tony já disse, os políticos aproveitam isto como meio de fazer campanha!
Sinceramente isto choca-me, deixa-me perplexa! Pensava que ainda havia alguns escrúpulos mas constato que se perdeu a noção do respeito e da dignidade que os seres humanos merecem, especialmente no que diz respeito à morte, principalmente no que diz respeito a uma pessoa que sempre se quis manter afastada da vida pública e que só apareceu quando foi mesmo necessário!
Espero que a Irmã Lúcia descanse em paz (embora isso seja completamente impossível enquanto se aproveitarem do seu falecimento para ter audiências, votos ou protagonismo)... Mas acima de tudo, respeito-a, a ela e à sua morte e desejo que encontre no céu a paz que conseguiu na terra durante a vida e que estão a profanar por completo!

Bem, descansem que hoje, dois dias depois, já ninguém fala dela... quem ainda se lembra sequer? Triste, triste. Por estas e por outras é que sou laico e não acredito muito nas demonstrações da Fé em Portugal...

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger