Send As SMS

« Home | A propósito do "orgulho de ser branco" » | "A negação do prazer é a negação da vida" » | Só uma pequena nota... » | De olhos bem tapados » | Nota » | Mensagem » | Manifestação... » | Nacionalismo my ass » | Poema dum Funcionário Cansado » | A Greve »

Sentado à mesa de um café devasso...

a mesa de cafe

Sozinho, o Ritz vazio...Vazio não, uma mesa com três jovens com pouco mais de 25 anos.
Falavam da Universidade, de teatro, de cinema…até que ouço:
- Comprei “O Capital, de Marx”…
Mal ouvi o nome virei a cabeça instintivamente e fixei, com um olhar de misto, espanto e consternação a rapariga que tinha dito aquilo, que ficou…confusa.
Voltei-me como se nada tivesse acontecido:
“Mas também, não percebi! Comprei a edição em B.D. para entender…”

Não, nunca li Marx…

e.....

Há certos posts, Alice, que dispensam comentários...
Há certos posts, Alice, que não são feitos para serem lógicos e coerentes, nem para terem ideias de fundo.
Há certos posts, Alice, que não têm nada a acrescentar ou a dizer.
Este é um deles...

Lamento que não percebas isso...

Pronto...peço desculpa pela minha falta de iluminação ao ler o teu post. Pensei que, como de resto habituaste quem lê os teus textos, houvesse algo implícito, talvez uma crítica daquelas que só tu sabes fazer, ou mesmo um elogio.
Parece que não, desculpa a minha inferioridade intelectual;)

Vingançazinhas a esta hora da noite?
Desculpa lá se ficaste ofendida por não querer discutir algo que não sei discutir! Afinal, parece que o inferior intelectual sou mesmo eu – porque o teu abrangente espólio literário dá para discutir tudo, e filosofar sobre isso mesmo – tudo! E reservo essa capacidade de crítica à tua pessoa, que as consegue ver onde não as há! Tudo tem direito a uma opinião, a uma anotação, a um comentário, a uma reflexão, a qualquer coisa! Tudo! Desde que se fale não há problema, mesmo que não se tenha nada para dizer! …
É essa a essência da oratória!
Que imbecilidade a minha!

E eu que pensava que não concordavas comigo... Deixa-me, porém, na minha humildade, dizer que, com toda a panóplia de textos que tens escritos, nunca pensei que existisse um único sem densidade social, crítica, política, etc. Parece, então, que estás a começar a seguir o caminho da escrita que dispensa comentários... E claro, que se não há nada a dizer, o melhor mesmo é ter a boca calada, mesmo quando simplesmente não se percebem as coisas... Para quê perguntar? "Há certos posts, Alice, que dispensam comentários".
E aqui termino aquela a que tu chamas a minha "vingançazinha", porque o dadaísmo e o surrealismo me esperam na secretária.

É um bocado estranho estar aqui, neste blog, a ouvir que há posts que dispensam comentários. Pensava que o objectivo deste blog era precisamente o contrário. Além do mais, não percebi o porquê de este post em particular dispensar comentários. É porque nunca leram Marx? É porque a análise da obra de Marx é muito complexa?
É com certeza. Mas também acho que muitos temas já aqui foram tratados e debatidos por muitos, e que são questões tão ou mais complexas como Marx.
Mas isto, sou eu a especular, coisa que não aprecio particularmente de fazer, porque não sei realmente o porquê deste post dispensar comentários. Alguém me ilumine sff.

And here we are, walking in circles again…
Alexandre, não me leves a mal, mas é que essa insistência com que tentas dar a volta a tudo quanto é post, do mais miserável ao mais complexo, torna-se por vezes…irritante (bem, mas nem vou insistir neste ponto, antes que digam que estou a tentar impor qualquer tipo de lógica única, ou até mesmo que estou a atentar contra a democracia - este então just kills me - )…
Claro que podes ficar aqui até amanhã a comentar, a dar voltas, a pegar em frases e a virá-las ao contrário, a jogar com as palavras, enfim, a aplicares todos os teus conhecimentos retóricos, que não duvido que sejam poucos…Só que eu, sinceramente, já não tenho paciência para estas discussões completamente vácuas, ocas, desprovidas de qualquer matéria em que realmente valha a pena pegar – tanto que nem respondi ao da Alice. Ela percebeu perfeitamente onde é que eu queria chegar – tudo o que de resto pudesse acrescentar era, sem dúvida, continuar a andar em círculos sem dizer absolutamente nada. Para além disso, provou-se que isto foi uma típica discussão entre duas pessoas: (sinceramente, quando vejo discussões deste género, sem nenhum assunto que realmente se possa delinear, prefiro simplesmente manter-me afastado – mas ATENÇÃO – isto é só a minha opinião, podem escrever 600 comments, que eu prometo que não censuro – a não ser aqueles que sejam descaradamente insultuosos, e que se consiga ver perfeitamente que não têm outro objectivo para além desse) penso que a Alice entendeu isso – honestamente, tenho a certeza que entendeu.
Contudo, se realmente não perceberam o objectivo do post, desculpem, mas também não vou explicar – e não vos estou a chamar burros, muito antes pelo contrário – é por ter a certeza que o perceberam que não o faço.
Sim, e ainda há mais perguntas a fazer: “Era por terem mais de 25 anos?”; “Era por serem universitárias?”; “Era por comprarem “O Capital?”; “Era por usarem fio dental?”; “Era por verem as “Donas de Casa desesperadas ao Domingo?” – não, não era. Entrando em contradição com o que disse umas linhas atrás: foi somente o espanto que resultou de ouvir um palavrão daqueles, enquanto tomava um café descansado. Somente isto…Ainda acham que vale a pena fazer uma tese sobre o assunto? Eu acho que não.
Quanto ao resto, apraz-me saber que convivo com pessoas com qualidades intelectuais tão elevadas…! Começo-me a sentir cada vez mais burro, visto que Marx é outra figura sobre a qual muito pouco saberia dizer – talvez com uma boa tarde de estudo de história isto melhore – aliás, é exactamente isso que vou fazer…Termina aqui a minha participação nesta discussão (se é que alguma vez chegou verdadeiramente a ser uma)…

"penso que a Alice entendeu isso – honestamente, tenho a certeza que entendeu"
....ok

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Gosto de dar voltas aos textos. Gosto efectivamente de explorar argumentos, acho que tanto o post mais mísero ao mais relevante há sempre argumentos que valham a pena explorar. Não, não acho mal comprar a edição em BD do Kapital de Marx, até porque, como refere o teu post, é realmente bastante complexo a maneira como os argumentos dele estão estruturados.

Fico contente por te irritar. Quanto mais não seja, porque a minha intenção é debater e explorar os argumentos e dar voltas aos textos como tu me dizes.
Mas um dia, espero eu, conseguirás comentar sobre isso. Vejo que agora não é momento.
Deixo-te em paz.

Sim, pode ser que um dia tenha a luz. Por enquanto, fico-me pelos meus curtos horizontes.
Apraz-me igualmente que concordes comigo, Alice.
Tens toda a razão, Alexandre. Agora que releio o meu post, há um vasto material de reflexão: "Será que a B.D. era a cores?"; "Será que não lhe falta a última página?"; "E será que essa última página não tem uma dedada de gordura?"; "E será que essa gordura não contém polissaturados?"...

Ai, Platão...como eu concordo contigo...

lol... não concordo.

"penso que a Alice entendeu isso – honestamente, tenho a certeza que entendeu"
....ok

E eu entendi perfeitamente que não concordaste, Alice...Só que comentários ambíguos, com comentários ambíguos se pagam...Para a próxima tenta ser mais clara, em vez de te limitares a um simples "e..." ou "ok...". ;)

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger