Send As SMS

« Home | Nesse caso... » | Soares é (mais) fixe » | Texto corrido e furioso » | Até daqui a uns dias... Vou de férias. » | Um teste com piada. » | Quem sou eu? » | ÀS ARMAS! » | OTrA vez... » | Era uma vez um arrastão » | Rita Lee »

Acreditar nos rankings é pouco prudente...

Fiquei um pouco indignado com o método seguido pelo ex-reitor da Universidade Nova de Lisboa, Luís de Sousa Lobo, num estudo destinado a fazer um ranking de Universidades, que se baseia no número de artigos publicados em revistas científicas no estrangeiro. Parece-me imprudente publicar um estudo desta dimensão antes deste estar concluído (como o próprio autor admite), e parece-me ainda pior o critério utilizado na avaliação das Universidades: de acordo com o número de artigos publicados em revistas científicas no estrangeiro. Vejamos, por exemplo, uma Universidade mais direccionada para as ciências humanas; esta Universidade terá, certamente, muito menos artigos publicados, porque a produção estrangeira (como penso, aliás, que toda a gente sabe) privilegia as ciências mais férteis em investigação – basta dizer que em primeiro lugar está a Universidade de Aveiro, seguindo-se a do Porto e a Técnica de Lisboa. Ou seja, os resultados podem ser enganadores, se não forem criteriosamente explicados. O “Público” dedicou algumas páginas a este assunto, incluindo um bom artigo de opinião do reitor Seabra Santos, cuja leitura recomendo. Não sou ninguém para julgar métodos de avaliação, mas parece-me que aquilo que o reitor diz é bem verdade. Parece-me igualmente importante que haja uma consciência generalizada, entre os estudantes, destes assuntos, porque não são só os docentes que fazem uma boa Universidade...

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger