Send As SMS

« Home | Pensamento » | A Amena Cavaqueira » | O Gato de Pavlov » | Burros que nem um soco » | O Orçamento que não causa (muitas) surpresas... » | Campanha presidencial II » | É nisto que consiste uma campanha presidencial (?)... » | "Dinner in Paris? » | And now, Ladies and Gentleman... » | Última Hora »

Man is what he believes II

a mesa de cafe

A Alice decidiu abandonar o blog, alegando que não gosta do "rumo que lhe estou a dar". Suponho que se esteja a referir aos meus textos sobre as Eleições Presidenciais.
Parece-me no mínimo normal que, sendo eu o único participante deste blog que apoia Mário Soares (e por sinal, que nenhum visitante o apoie) o consenso seja uma coisa difícil, ou mesmo impossível. Não quero com isto dizer que seja Soares o único bom candidato que existe: a divisão entre Cavaquistas e Soaristas existiu sempre, os apoiantes de Cavaco nunca aceitarão de bom grado os meus textos, tal como eu não aceito os de Cavaco. Com Alegre, o episódio da "traição" incita a este confronto, com Louçã e Jerónimo de Sousa são questões acima de tudo ideológicas que motivam esse mesmo confronto, ou essa mesma polémica.
O único texto realmente crítico que fiz foi a Cavaco. Não me parece que tenham sido insultos gratuitos, pareceram-me críticas bem incisivas. Gostaria bastante que apoiantes de Cavaco as desmontassem, coisa que infelizmente não aconteceu. Não acho que não dê espaço para o debate, devendo, porém, ressalvar neste ponto que não gosto de discussões que andam em círculos, sem rumo aparente. Se as pessoas não gostam da dureza das minhas críticas, ignorem ou respondam na mesma moeda. Costumo ler textos de pessoas que considero serem bastante facciosas, e prefiro calar-me, porque não me revejo naquele tipo de debate. Tento ser o mais imparcial possível, mas as minhas convicções são as minhas convicções, a forma como exponho os assuntos é a minha forma de expor os assuntos e não tenciono mudar nem a primeira, nem a segunda. Chama-se a isso ter princípios (bons ou maus, toda a gente os deve ter).
Quero acreditar que haja outros motivos que tenham feito a Alice sair. Ela sabe que a porta estará sempre aberta, porque fundei o blog com ela. No entanto, espero que encontre um espaço de discussão com o qual se identifique mais. Pela minha parte, este blog continuará a ser aquilo que sempre foi. Um espaço onde cada um manda a sua posta, sem qualquer linha política definida. É na diversidade de opiniões que está a piada de um blog. É por isso, também, que os blogues politicamente demasiado definidos como o "Blogue de Esquerda" não me atraem.
Alguns chamar-me-ão cego. Não consigo entender porquê, porque eu não estou comprometido com nenhuma juventude partidária, nem com nenhum candidato, nem com nenhum partido político. Sou filiado na JS, mas a minha intervenção lá é nula. Nunca houve. Quem me conhece bem, sabe disso.
Desejo muitos e bons anos para este blog – sozinho ou com quem nele queira intervir.

Oh meu caro António Pedro!
É a sua arrogância (que tanto critica em Cavaco) que afasta as pessoas do seu blog.
Para uma pessoa de 18 anos, você tem muitas cabeçadas a dar e serão elas que lhe trarão, espera-se alguma humildade.
Eu já tive a sua idade e sei como é.
Para ser respeitado, dê-se ao respeito.
Garanto-lhe que ganhará muito com isso!
Não censuro a atitude da "Alice" que não conheço, mas compreendo-a!
Eu próprio já fui mais assíduo visitante do seu blog, mas a forma arrogante com que você escreve e se julga iluminado, tem-me afastado e apenas de quando em vez cá venho espreitar.
Se quiser, pense nisto!

Rui Lopes - Coimbra

Oh meu caro Rui Lopes!
Quem quer que o senhor seja, obrigado por vir aqui directamente dar-me lições de vida e por nunca ter interferido em nenhuma discussão, à excepção desta que curiosamente aparenta ser daquelas entre amigos. Agradeço-lhe profundamente.
Sabe que não é a primeira vez que há tensão neste blog. Já tive muitas discussões aqui, uma das pessoas com quem discuti deixou simplesmente de cá vir. Só que sabe, é no mínimo curioso que as pessoas tenham levado 6 meses a perceber que sou arrogante e só ao fim desses 6 meses (não se esqueça que fui e a Alice que fundámos o blog - apesar de ter sido mesmo eu a criá-lo) é que tenham decidido vir todos em hecatombe tentar curar esse meu defeito.
Outro facto bastante interessante é que, caso não tenha reparado, eu e a Alice éramos os participantes que mais escreviam para aqui. Logo, não deixa de ser curioso que num blog cujos, digamos, 30 a 40% sejam meus, o senhor tenha demorado tanto tempo a fartar. Garanto-lhe que sou o mesmo desde Janeiro.
Se realmente compreende a Alice ou não, não me compete a mim investigar. Eu arriscaria dizer que não a compreende certamente, porque não foi você que falou com ela. Aliás, nem sequer ouviu da boca ou do teclado dela uma única justificação. Portanto, as conclusões com que sustenta a sua lição de vida não me parecem ter propriamente fundamento, mas isto foi-me soprado pela minha arrogância, por isso não ligue.
Se me julgo iluminado, digo-lhe outra vez que só se fosse louco é que pensaria semelhante barbaridade. Não sou propriamente o tipo de pessoa cujas necessidades intelectuais sejam satisfeitas com "A Bola" e a "Maxmen", mas já confessei à Alice várias vezes que tenho bastantes menos referências que a maior parte das pessoas que escrevem/ visitam este blog. E não tenho problemas nenhuns em admiti-lo. A cultura não se tem, constrói-se.
Como provavelmente só vai ler isto daqui a uns meses ou alguns anos (ideia que não me desagrada assim muito), espero nessa altura já ter dado cabeçadas suficientes para poder ir a blogs de putos dar-lhes lições de vida, e sentir-me imensamente realizado, como o senhor se deve estar a sentir com essa curiosa pretensão paternal…

E note que, feita uma pesquisa neste blog com os termos "arrogância" e "arrogante", os textos devolvidos são, de facto, sobre Cavaco. Mas nenhum deles escrito por mim. Fantástico.

Você dará um Super-Político.
Tem resposta para tudo, mesmo que não diga nada de interessante.
Continue que vai no BOM caminho.
Felicidades! Boa Sorte!

Rui Lopes - Coimbra

Por outro lado, o seu único comentário neste blog foi para dizer algo de realmente interessante. Desculpe não ter correspondido...

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger