Pensamento II
a mesa de cafe
Zangas entre elementos de blogs já ditaram o seu fim. Um exemplo disso é o Barnabé. Mas eu não sou o Daniel Oliveira, e este blog, no que depender de mim, não vai acabar assim...
Disso podem ter a certeza...
Até porque a clientela que não nos deixa de visitar satisfaz-me. O meu objectivo não é ter audiências. Normalmente, isso acontece nos jornais e blogues em que se diz o que as pessoas gostam de ouvir...
Parafraseando a minha amiga Alice e devolvendo-lhe as conclusões a que cheguei: "Eu estou certo. O resto do mundo está errado." - eu não sei se estou certo, e creio que o resto do mundo também não sabe se está errado. Nem eu sei. É para isso que as pessoas discutem e confrontam opiniões. Estou certo que a lógica do pensamento único (coisa que abunda nuns sectores políticos de que me estou aqui a lembrar...) não te satisfaz... Mas como disse umas palavras atrás: eu não sei se estou certo... Saberás tu?
Zangas entre elementos de blogs já ditaram o seu fim. Um exemplo disso é o Barnabé. Mas eu não sou o Daniel Oliveira, e este blog, no que depender de mim, não vai acabar assim...
Disso podem ter a certeza...
Até porque a clientela que não nos deixa de visitar satisfaz-me. O meu objectivo não é ter audiências. Normalmente, isso acontece nos jornais e blogues em que se diz o que as pessoas gostam de ouvir...
Parafraseando a minha amiga Alice e devolvendo-lhe as conclusões a que cheguei: "Eu estou certo. O resto do mundo está errado." - eu não sei se estou certo, e creio que o resto do mundo também não sabe se está errado. Nem eu sei. É para isso que as pessoas discutem e confrontam opiniões. Estou certo que a lógica do pensamento único (coisa que abunda nuns sectores políticos de que me estou aqui a lembrar...) não te satisfaz... Mas como disse umas palavras atrás: eu não sei se estou certo... Saberás tu?
É curioso (e daí não) reparar que os teus textos, ou pelo menos aqueles que sei que és tu que os inventas, e que não vais buscar a outros lados, são providos de uma irracionalidade gritante, em contraponto a outros posts que já aqui vi assinados por ti.
Quando o tema for outro, voltarei a comentar. Para já, e enquanto não perderes o feitio de reizinho mimado, deixo-te bamboleares nas tuas macadadas e bacoradas, que eu não comento nem finjo que sou do contra. Tenho a certeza que aliviarei o teu espírito assim. Espero que o uses para cresceres, ou pelo menos que tenhas a coragem para tal. Com isto me despeço:
Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver - Vladimir Lénine
Até Breve (espero eu)!
Posted by Alexandre Carvalho | 27/10/05 2:29 da manhã
"I saw the best minds of my generation destroyed by madness..."
Allen Ginsberg
Posted by Anónimo | 27/10/05 2:31 da manhã
Partindo do pressuposto que eu sou o reizinho mimado e o imbecil, e que tu és o sábio, nada tenho a responder: vai com Deus, e já vais tarde...
Na minha condição de imbecil, fico feliz por "bambolear nas minhas macacadas e bacoradas". Outra citação, desta vez popular: antes sozinho do que mal acompanhado.
Por outro lado satisfaz-me ver que és um leitor atento do blog, e que tens lido todos os meus textos; satisfaz-me ainda mais que só tenhas comentado polémicas baratuchas e não textos que me deram real trabalho a fazer: o da Turquia é um bom exemplo. Isso diz muito sobre ti, e sobre a forma como e para que utilizas os blogs. Infelizmente, devo-te a informação de que pareço ser o que mais escreve aqui; se gostas dos textos da Marta e do Zé posso-te informar quando um deles escrever (ou até a Alice o pode fazer). Assim escusas de ler as minhas macacadas e bacoradas, e eu escuso de me preocupar que um sábio dotado de tamanha racionalidade os avalie. Isso sim, poder-me-á descansar. Gosto dos reis do bom senso. Não dos reizinhos, dos reis. Daqueles que com 19 ou 20 anos dão sérias lições de moral e mandam os outros crescer. Tu és uma boa piada. Ao menos isso...
P.S.: o único post cuja fonte não citei (porque me esqueci e porque era algo em que já tinha pensado, e não sabia como pegar) foi mesmo o de JPP. E começo a achar que não tinha de o citar, nem que o tenha plagiado ou roubado alguma coisa. Se ficaste ofendido com isso, nem peço desculpa: problema teu. Fala com ele, pode ser que ele se importe...
Aqui poderia estar uma boa citação para rematar esta (última - espero eu) resposta. Mas não vai estar. Não mereces o tempo que poderei perder à procura de uma...
Posted by António Pedro | 27/10/05 12:05 da tarde
Tomei a liberdade de pensar por ti, penso que estarás habituado a isso:
«Virando costas ao mundo,
Orgulhosamente Só»
Adeus.
Posted by Alexandre Carvalho | 27/10/05 1:03 da tarde
Eu não gosto de me meter em discussões privadas. Mas, já agora, deixa-me dizer-te, Alexandre (quiçá, O Grande), que essa frase tem muito que se lhe diga.... Aí está a essência dessa, chamada, democracia marxista-leninista, que tu pareces venerar. Se, às vezes (só às vezes, mesmo), decidisses olhar para o lado (e não só para a frente, como os cavalos), talvez reparasses que tu e aqueles que, ideologicamente, se identificam contigo, não são os donos da verdade. Esse, aliás, é um sentimento estranhamente (ou não) comum entre a extrema-direita e a extrema-esquerda... Pensa nisto!
P.S. Claro que me vais chamar imbecil e dizer que eu não percebo nada do que digo, mas isso, lá está, só corroborará a minha opinião! :D
Posted by José Maria Pimentel | 28/10/05 2:07 da tarde
Amigo companheiro camarada zé: tens razão em muito do que dizes, excepto quando falas de mim. Não o digo com arrogância, nem me sinto ofendido. Que os extremos tocam-se, concordo plenamente. Que eu só olho em frente, estás redondamente enganado. Que eu seja perseverante, o que até acho que sou, tudo bem. Mas já agora explica onde é que viste a minha veneração? Foi nas citações do Lénine ou do Salazar? Não estou com isto a querer chamar-te imbecil(nem sequer o penso), pq as citações são apenas ironias, e não reflectem de modo algum a minha opinião favoravel a cada uma das suas personalidades. Espero que tenhas percebido isso e que n tenha sido essa a razão da tua afirmação que espero que a fundamentes.
Lá porque não tens a mesma opinião que eu n significa que te chame imbecil. Aliás, imbecil às tantas fui eu por, a pedido do tony, «ter respondido na mesma moeda». Mas só o tempo o dirá.
Quem olha sempre para a frente, independentemente do que os outros dizem aqui não sou eu.
Cumprimentos
Posted by Alexandre Carvalho | 28/10/05 7:24 da tarde
uma ligeira alteração:
as citações são apenas ironias e não reflectem de modo algum a minha opinião (favorável ou não) sobre cada uma das personalidades que citei.
Posted by Alexandre Carvalho | 28/10/05 7:27 da tarde
"as citações são apenas ironias e não reflectem de modo algum a minha opinião (favorável ou não) sobre cada uma das personalidades que citei."
Bem, usaste uma citação de Lenine para criticar (para não dizer, insultar, o António), parecendo-me a mim que concordavas com ela. Por outro lado, quanto à citação de Salazar que sugeriste, pareceu-me, irónicamente ao António, deu-me a sensação que não estaria propriamente entre as tuas "máximas" preferidas.
No entanto, vergo-me perante o teu sentido de verdade absoluta e reconheço que não consigo, de modo algum, deduzir a tua opinião relativamente a estas duas personalidades. Há 50% de hipóteses de gostares de Salazar... e 50% de não gostares de Lenine. Peço imensa desculpa por este indesculpável salto lógico!
Quanto à arrogância:
"enquanto não perderes o feitio de reizinho mimado, deixo-te bamboleares nas tuas macadadas e bacoradas"
"Tenho a certeza que aliviarei o teu espírito assim. Espero que o uses para cresceres, ou pelo menos que tenhas a coragem para tal."
Posted by José Maria Pimentel | 28/10/05 8:25 da tarde
Ai respondeste? Mas eu falo de ti ou de algo que tenha a ver contigo neste texto? Eu pedi-te que respondesses? É boa. É que, se respondeste pela Alice, acho estranho que ela não tenha boca para falar, ou teclado para escrever...
Por outro lado, se respondeste realmente ao que quer que seja "na mesma moeda", estás definitivamente no post errado. Apesar de não achar que haja aqui algum post que justifique o tom com que escreveste o primeiro comentário, admito a possibilidade de haver comentários que mereciam respostas e que, infelizmente, não as obtiveram. Não estou com isto a dizer que vás agora responder. O meu espírito fica mesmo mais aliviado se me livrar disto rápido.
Chiça...
Posted by António Pedro | 28/10/05 8:32 da tarde
há para aqui mta confusão (não, não vos estou a querer chamar de confusos ou a insultar-vos):
mestre, criticar não significa insultar. por essa óptica, estaríamos aqui todos ofendidos. eu n estou. limitei-me a dar a minha opinião. que eu tenha sido arrogante e duro, reconheço-o. mas para grandes males grandes remédios: vi-me obrigado a assim responder.
tony, o responder na mesma moeda surge no seguimento de vários comentários e posts. se quiseres falar as coisas de uma só vez, sugiro que falemos pessoalmente. porquê a minha dureza neste comentário. pela última frase, em que insinuas (mais uma vez), e de forma autista, que fui eu que arrastei a alice para fora do blog. Mete na cabeça que não. Eu nunca comentei a saída dela do blog, nem irei. Nem muito menos incentivei-a a tal.
Mais uma coisa: não que me tenha que justificar mas acusam-me de ser extremista. Nunca disse que detinha a verdade. Mas este espaço é direccionado para o debate. Eu limitei-me a dar a minha opinião.
Se as pessoas não gostam da dureza das minhas críticas, ignorem ou respondam na mesma moeda.
Além do mais, segundo o tony, sou do contra. Assim sendo, sou contra o extremismo, não? Ou então, não sou o unico extremista aqui. Decidam-se.
Posted by Alexandre Carvalho | 30/10/05 12:06 da manhã
Ora aí está algo que também acho oportuno esclarecer: eu nunca disse assim, dessa forma, que tu a tinhas arrastado para fora do blog. Disse, sim (e até pessoalmente, se quiseres) que ela não me conseguiria convencer que tu não tinhas pesado na decisão dela. E porquê? Porque o “timing” dos acontecimentos bate demasiado certo. Porque a decisão dela veio precisamente poucos minutos depois da nossa última discussão. Se preferires assim, estou convencido que, vendo-nos discutir, ela preferiu passar para o teu lado (mais uma vez) e tomar essa decisão – o que é bastante diferente de teres sido tu a dizer-lhe para sair.
Este é o último comentário a que tenciono responder; se não ficares satisfeito poderás vir falar comigo quando quiseres. Ela sabe onde é que eu moro e costumo andar...
Mas não deixa de ser interessante que ela tenha dado a volta à questão de forma a insinuar que eu achava isso de ti. Penso que tinha deixado bem claro depois do café que tive com ela à tarde qual a minha opinião em relação ao assunto, que é a que já explicitei e tenho agora; se ela preferiu aproveitar uma conversa quente que tivemos antes no Messenger para tirarem ambos essas conclusões (e pelos vistos para as manterem), sinceramente, é algo que já não me surpreende - mas lamento. Estava (ou estávamos), de facto, irritados, e dissemos coisas que admitimos (pelo menos eu admiti) não corresponderem à verdade depois. Mas compreendo que essa parte já não lhe interesse contar-te.
Já agora, em que frase é que insinuo o quê em relação à tua pessoa? É que não me parece ter insinuado nada, muito menos em relação a ti. Tu tiraste as tuas conclusões e asseguro-te que estão erradas. E estou certo que ela percebeu isso – se quisesse realmente resolver as coisas tinha-to dito. Ter-se-á esquecido? Duvido, mas enfim...Volto a repetir, Alexandre: todos os posts e comentários acerca deste assunto são dirigidos a ela, não a ti. E em nenhum vês directa ou indirectamente essa insinuação. Se te referes a este "Quero acreditar que haja outros motivos que tenham feito a Alice sair", esquece-o já, porque não pensei sequer em ti; simplesmente custa-me a acreditar que tenha sido só "pelo rumo que estou a dar ao blog" que ela tenha saído. Se há outras para além desta, tem a bondade de as incluíres no teu próximo comentário.
Espero que tenha sido esse mal-entendido que te levou a escrever esses comentários. E que tenhas ficado agora esclarecido em relação à minha opinião.
Quanto ao teu último parágrafo, honestamente, não percebi: o que é que uma coisa tem a ver com outra? Seres sistematicamente contra as minhas opiniões e não seres extremista? Não vejo aí qualquer tipo de ligação, mas adiante...
Posted by António Pedro | 30/10/05 3:05 da manhã