Send As SMS

« Home | Survivor » | "Para reduzir o défice das contas públicas" » | Porque não? » | O 25 de Abril e a História » | Pormenor » | Fax » | A TVI assinala o 25 de Abril » | Porque ainda hoje há 25 de Abril » | Silva e o 25 de Abril » | ...era preciso marcar a data na mesa... ;) »

Scolari: Besta ou Bestial?

O Clube de Scolari

Está agora na “berra” a polémica quanto à não convocação de Ricardo Quaresma (unanimemente considerado o melhor jogador português a actuar em Portugal) por parte do seleccionador português Luís Felipe Scolari para o Mundial 2006.

Acontece que esta já não é a primeira contestação às decisões do treinador, nem será, provavelmente, a última.

Tudo começou com a persistente não convocação de Vítor Baia, mesmo quando se verificava o decréscimo de forma do guarda-redes titular, Ricardo. Baía ficou mesmo a “arder” para fúria dos adeptos portistas. Posteriormente, perto do Euro 2004, parecia improvável a convocação de um dos jogadores em melhor forma do Porto, campeão português e europeu de 2004, Maniche. No entanto, surpreendente e inexplicavelmente, este acabou mesmo por ser convocado na derradeira convocatória. Na altura perguntei-me se não teria sido bem melhor convocá-lo antes, para criar o entrosamento necessário com os companheiros de selecção.

Contudo, estes eram apenas pormenores quase insignificantes, comparados com o que se vinha a passar durante os jogos de treino (visto que Portugal estava automaticamente qualificado para o Euro). Nestes jogos, Scolari insistia em jogar com Fernando Couto (quando tinha Ricardo Carvalho), com Rui Jorge (quando tinha Nuno Valente), com Petit (quando tinha Maniche), com Simão (quando tinha Cristiano Ronaldo) e, “at last but not at least”, com Rui Costa (quando tinha Deco).

Como seria de esperar, Scolari manteve as suas ideias e jogou com esta equipa, quando há mais de um ano, toda a gente (comentadores ignorantes, segundo o seleccionador) dizia que ele estava errado. Pois bem, bastou uma derrota contra a Grécia na 1ª Jornada para o omnisciente Scolari mudar a equipa para aquela que toda a gente lhe indicava há muito tempo. Contudo, o mais espantoso é que depois de se verificar que Scolari tinha estado todo este tempo errado e as pessoas que o criticavam, consequentemente, certas, este, com o apoio surpreendente da comunicação social (que eu estou certo, não se teria verificado caso se tratasse de um treinador português) fez de conta que o mérito era todo dele e colheu os louros (isto, claro, até perder, pela segunda vez, com a Grécia, na final).

Passado o Euro, veio a fase de qualificação na qual Scolari manteve o grupo do Euro, indiferente a oscilações de forma dos seus jogadores a nível de Clubes. Portugal qualificou-se (quase) impecavelmente.

Pois bem. É aqui que se põe a questão: Scolari besta ou Scolari bestial?

Por um lado, é besta, pois insiste em por a jogar jogadores como Ricardo, Hugo Viana, Hélder Postiga (em baixa de forma), Nuno Valente, Maniche e Costinha (com pouca utilização nos seus clubes); não dando oportunidades a jogadores em claro crescente de forma como o referido Quaresma, Pedro Mendes, Manuel Fernandes, João Moutinho, João Tomás e até (face à falta de Pontas-de-lança) Hugo Almeida.

Por outro lado é bestial, pois mantém unido um grupo desde o Euro completamente ao seu lado que, estando individualmente em pior ou melhor forma, está altamente motivado, entrosado e ao lado do treinador. Só isto pode explicar a polémica não convocação de Ricardo Quaresma.

De facto, Scolari introduziu um esquema de selecção pouco habitual em Portugal, em que não jogam os melhores, mas sim os que o seleccionador decide como fazendo parte do grupo (O Clube de Scolari). Este esquema tem pontos positivos, como a estabilidade e união do balneário, mas também os tem negativos, pois retira competitividade à convocatória (pois os jogadores habituais já a têm assegurada) e impossibilita os grandes jogadores que despertam de ter oportunidades.

Concluo então que à eterna questão (Besta ou Bestial) talvez possamos ter resposta durante o Mundial de 2006 na Alemanha.

Penso que a linha do teu raciocinio vai numa direcçao acertada. No entanto, há que considerar vários aspectos.
Se a selecção de sub-21 existe, é para os melhores do país com menos de 21 anos. É uma importante aposta e uma etapa decisiva para aqueles jovens.
Em segundo lugar, é um grande risco convocar estrelas com a maturidade de Ricardo Quaresma, com um talento indiscutivel, mas com uma maturidade que muitas vezes demonstram ser ridicula (´se fosse apenas fora de campo, não importava, o problema é que também o fazem dentro das 4 linhas). Nomes como o de Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Paulo Sérgio e outros jovens promissores, se os observarmos em campo reparamos que, juntamente com todo o se talento e magia, revelam atitudes completamente ridiculas para profissionais de futebol.
O meu pensamento é o seguinte: se LFS aparece com uma selecção A carregada de jovens (se há jovens sensatos e com cabeça como João Moutinho, outros há que nem por isso...), sujeita-se a ter um grupo de selvagens e arrogantes apenas à proucura de projecção e vedetismo (não te estás a lembrar de tantos clubes assim?).
Agora perguntas-me: "mas embora sejam mais novos, não serão piores jogadores?". Ao que eu respondo "claro que sim". Digo mais, para mim, isto é aquilo que eu chamo cimentar um projecto. Um projecto estruturado e continuado, onde todos jogam na sua selecção à medida que revelam estar aptos. Isto, porque como alguns elementos da Selecçao Sub-21 frisaram hoje, "a Sel. A não acaba amanhã". Haverá certamente oportunidades para todos, o que comprova que se está a criar um projecto de longo prazo.
Para terminar, acrescento que a melhor prova que Ricardo Quaresma pode dar que Scolari cometeu um erro é a sua atitude na selecção sub-21. Ninguém se esqueceu do que ele fazia no Sporting, nem do que correu malem Barcelona... Ele vai ser provavelmente o capitão da selecção em que vai jogar, a sua atitude será ponderante e irá, no meu entender, desmitificar a coerencia da decisao do campeão do mundo e vice campeão da Europa "Felipão".

Abraço

mestre bom post. Concordo ctg em variadissimos pontos. Scolari é sem dúvida um execelente condutor de homens mas as suas qualidades técnicas e tácticas ficam a quem daaquilo que se espera de um campeão. Recordo, que quem nos levou aquela magnifica união durante o euro 2004 nao foi so o seleccionador mas também, e mais importante, o povo português que se uniu uma vez mais para defender as cores nacionais. Não há memoria de tanta exaltação de patriotismo com naquela altura.
Scolari, teimoso, perguiçoso, Alguem o viu a observar seja quem for?Arrogante, diversas picardias escusadas. Não cumpre minimamente o seus trabalho. O seleccionador nacional tem um trabalho de coordenação de todo o futebol português e o que ele faz?fica refastelado no sofá liga de vez enquando a sportv para ver uns joguinhos. Teima em levar jogadores que nao rendem!Como e possivel ir o maniche e o costinha ao mundial tendo Manuel Fernandes e João Moutinho?Não se entende, para além disso demonstra uma terrivel falta de trabalho de casa, Otto reahgel observou 2 vezes portugal, quantas fez scolari?Nem se dignou ir ver a meia final greciaXrep.checa?qual foi o resultado?Somos os quase campões, lindo, deêm-lhe a medalha, a comenda, os louros. O povo português em 2004 mereceu mais do que o segundo lugar e creio que só não fomos campeôes europeus devido a manifesta incompentecia do nosso técnico?Alguém viu C. Ronaldo a não ser a falhar escandalosamente?Porquê trocar Pauleta por N. Gomes quando estavamos a perder?
Por me preocupar com a nossa selecçao quase que desejo que esta campanha seja desastrosa. Pode ser que assim nos vejamos livres de alguns cancros, Gilberto Madaíl que um dia nos deixou esta maravilhosa perola"o governo não tem nada que se meter no futebol a não ser para apoiar financeiramente" há pois não andamos nós a pagar impostos para aquele badocha receber um chorudo salário ao fim do mês?

só axo que Ricardo Quaresma devia sem dúvida ter ido ao mundial independentemente da sua idade. Grndes jogadores como pelé maradona e eusébio, entre outros, integraram as suas selecções em mundiais muito mais novos que o Quaresma. Sem dúvida que este miúdo(por menos q eu goste dele) podia ser uma grande ajuda para este mundial

O futebol, de facto, move multidões... de letras.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger