Democracia Russa/ российская демократия
"(...) Após a redução dos poderes da Duma (o Parlamento russo) e o reforço do controlo político sobre os meios de comunicação social, o Presidente russo fez aprovar em Abril do ano passado uma lei que restringe a liberdade das ONG, prevendo a ilegalização de grupos que obtenham financiamento estrangeiro para actividades políticas (...)".
in Público
Para quando uma democracia estável e madura na Rússia?
in Público
Para quando uma democracia estável e madura na Rússia?
Há democracias estáveis e maduras?
Posted by Alice | 26/4/07 4:02 da tarde
Alice, o comentário foi totalmente acertado, mas, para o texto em causa, não tanto oportuno...
Posted by Zé Bandeirinha | 27/4/07 2:07 da tarde
Eu sei que não, Bandeirinha. E é óbvio que é extremamente reprovável tudo isto. Mas se formos a ver bem, o controlo político sobre os meios de comunicação social ocorrem em todo o lado, mas de um modo bem mais camuflado... Seja por cunhas, por cabalas contra este ou aquele, etc, etc, etc. Mas a verdade é que apesar de tudo não se podem desculpar os erros de uns com os de outros.
Posted by Alice | 27/4/07 5:19 da tarde
Considerar uma democracia "estável" e "madura" depende do nosso grau de fundamentalismo em relação ao que achamos que deva ser uma democracia.
Os EUA e a Suécia (dois exemplos antagónicos, mas lembremo-nos que estamos a falar de sistemas de governação e não da racionalidade do Estado) são a meu ver, democracias "estáveis" e "maduras". Estáveis no sentido em que não enfrentam nenhuma ameaça totalitária; "maduras" no sentido em que no seu passado recente não têm acontecimentos que a tenham comprometido, o que lhes permite serem (isto só para exemplificar) um exemplo para os neo-liberais, no 1º caso, e para os defensores daquilo que deve ser o Estado Social, no 2º. Infelizmente já não podemos dizer o mesmo da França (pelo menos no que toca á estabilidade) nem muito menos da Rússia, em que - objectivamente - não há liberdade de expressão. Mesmo no caso português, e apesar de não gostarmos dos nossos políticos, penso sermos obrigados a reconhecer que temos uma democracia relativamente estável e bem mais madura do que era há 30 anos atrás...
Posted by António Pedro | 28/4/07 4:47 da tarde