Send As SMS

quinta-feira, maio 31, 2007

Steve Jobs e Bill Gates no "D: All Things Digital"

Portugal considerado o 9º país mais seguro do mundo

Devemos orgulhar-nos de vivermos num país que, embora (ou se calhar, devido a isso) pequeno e pouco desenvolvido (para os "cânones" europeus), oferece alguma qualidade de vida. Bastante, no que toca à segurança.

A Europa surge claramente como o local mais seguro do mundo. Realmente, não é comum no "velho continente" assistir-se ao tipo de crimes "estapafúrdios" que vemos, por exemplo, nos EUA e no Brasil.

Se o poder económico de um país (e a repartição dele) conta muito para a qualidade de vida, a segurança não se pode, de todo, menosprezar.

Tudo isto para enfatizar que não somos, de modo algum, maus em tudo (como se "vende" hoje).

Se a segurança vale tanto ou mais que muitos factores que nos atraem para outros países, porque não usá-la para publicitar o nosso? Em vez do "Allgarve"...

P.S. Nesta lista surgem no Top 10 (por esta ordem): Nova Zelândia, Dinamarca, Irlanda, Japão, Finlândia, Suécia, Canadá, Portugal e Áustria.

quarta-feira, maio 30, 2007

Tristeza

Anderson no Manchester United!

terça-feira, maio 29, 2007

"Parabéns ao DN por se ter adiantado ao Le Monde"

Esta entrevista do "Gato Fedorento" ao Diário de Notícias é algo de imperdível. Deixo aqui este excerto para aguçar a curiosidade. Só se combate a idiotice conseguindo-se ser ainda mais idiota.


"(...) Acha que estão a exagerar o assunto por inveja?


Não. É um assunto importante. Estamos a falar de um genérico cuja música é a adaptação duma canção popular. Dá primeira página em qualquer parte do mundo. Parabéns ao DN por se ter adiantado ao Le Monde (...)

O Gato Fedorento pagou os direitos ou obteve o consentimento do autor original da música para utilizá-la no genérico do programa?


Nem uma coisa nem outra, na medida em que o autor original da música é um inglês não identificado que terá vivido no século XVI. Não digo que seja impossível obter o seu consentimento, mas nós achamos complicado. Manias. No entanto, se o DN o encontrar, teremos todo o gosto em pagar-lhe."

Bill Gates e Steve Jobs farão palestra juntos

segunda-feira, maio 28, 2007

Finesse

Convenci-me de que a nossa classe política era feita apenas de boys. Este cartaz fez-me pensar se não será antes feita apenas de bois.

domingo, maio 27, 2007

Palavras para quê...? III

Eles não perdoam

Nunca precisaram de mudar, porque sempre foram os melhores. Admirados. Conceituados. Supremos, soberbos. Sublimes. Divindades da retórica e do conhecimento. Nunca precisaram de mudar, porque o mérito era reconhecido em qualquer lado, num mundo seguro, feito de pequenas fronteiras que facilmente controlavam do alto daquela portentosa torre.

Depois chegaram as pedagogices; as “Ciências da Educação”; “Bolonha”. ECTS, segundos ciclos. Cadeiras semestrais. Armas de destruição maciça para gerar o caos naquelas cabeças. “Trabalhos”. Que diabo! Avançar 700 anos em apenas 2 ou 3. É, realmente, pedir muito.

Por isso começaram a falar com os alunos. E surpreenderam-se quando ouviram que estes não trocavam a instituição por nenhuma outra porque reconheciam o ensino que ali lhes era ministrado. Quando ouviram que estes não ligavam às médias tanto quanto pensavam. Que apenas queriam emprego.

“Temos que falar mais com os alunos.”. Pois temos. Melhor: pois têm. Mas até lá queimam-se os últimos cartuchos: “Um 6 é uma belíssima nota”. Não. Eles não perdoam. Tanto que, mutatis mutandis, tudo ficará exactamente na mesma. E ficará muito bem...

sexta-feira, maio 25, 2007

O Papel do Saber

"(...) Por isso as universidades portuguesas, ou grande parte delas, deixaram hoje de ser lugares de saber para se tornarem em lugares do "saber útil", e a mais das vezes apenas do "saber imediatamente útil". Se dependesse de boa parte da Universidade Portuguesa actual, o Sol giraria ainda à volta da Terra, pois não se vislumbraria que "utilidade" imediata teria saber que é a Terra que afinal gira à volta do Sol..."

Manuel António Pina in Visão

Eu atrevo-me a acrescentar que as pessoas escolhem as Universidades pelo emprego seguro que cada uma oferece, e que não as procuram pelo saber mas pelo título (sendo que título= salário/ estatuto) que esta lhes promete. Infelizmente, parece ser esta a realidade.

quinta-feira, maio 24, 2007

"Correio d'A Mesa"

Comentário ao post sobre E. Sá, recebido por email.

"Eu acho que não é fármaco…….

Aquilo só pode ter sido uma das seguintes hipóteses ou, ainda pior, todas ao mesmo tempo:

1. Excesso de bróculos / couve-flôr na infância

2. Pescadinha cozida sem espinhas e peles a, pelo menos, uma refeição diária

3. já morreu e não deu por nada.


Quem é que não gostava de ter um pai assim?

Como diz a outra do DN: Oh God make me good but not yet….."

Impressionante!

Nos últimos dias as Bolsas Europeias (inclusive a portuguesa) e a dos EUA tinham atingido máximos históricos.

Ontem ao fim do dia Alan Greenspan, ex-presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, declarou que as acções chinesas (das principais impulsionadoras do crescimento bolsista) iriam, mais tarde ou mais cedo, sofrer "uma contracção dramática".

Ainda ontem, a bolsa norte-americana abrandou o ritmo.
Hoje, as "principais praças europeias encontram-se em terreno negativo" (paleio de jornalista económico) devido às preocupações do senhor!
As principais Bolsas do Extremo Oriente terminaram a sessão de hoje em terreno negativo

Gostava (e espero que daqui a, no máximo, um ano já o possa fazer) de perceber melhor o mecanismo bolsista. Mas para quem vê de fora não deixa de ser, como disse, "Impressionante"!

Ah!

De vez em quando lá aparece uma notícia para cuja compreensão acho necessários os parcos conhecimentos adquiridos na Faculdade. Ah Macroeconomia...

Restritividade é palavra de ordem na política monetária global

P.S. Não sei se já repararam como ultimamente gosto de "linkar" (não sei se este neologismo existe, salvo a redundância) sites!

Brilhante!

quarta-feira, maio 23, 2007

Anda tudo "indignado" por causa disto!




Genérico dos 'gatos' é uma cópia dos anos 50

terça-feira, maio 22, 2007

Será António Costa um candidato tão bom?

Não falo das suas qualidades como hipotético futuro Presidente da Câmara, mas da sua potencialidade como candidato capaz de conquistar muitos votos.
Não nego que é o favorito. Mas duvido que ganhe por muito.

O facto de ter feito parte do governo (muito) recentemente ser-lhe-á, certamente, prejudicial.

Para além de ter tomado medidas que afectam e afectaram directamente a Cidade sofrerá da desvantagem de ser do Partido que governa. Não poderá falar de alguns dos temas centrais (pois tratou deles enquanto ministro). Este facto trará algumas dificuldades ao debate e será, certamente, aproveitado pelos adversários.

P.S. O episódio da governadora civil também não ajuda muito...!

Quantos "temas centrais" tem a candidatura de Fernando Negrão?

Hão-de reparar que cada vez que lhe falam de um tema ele diz que é o principal da sua candidatura!
Seja o urbanismo, seja os "velhos", seja as finanças da Câmara...

Falta-lhe planeamento! O que é revelador de...muita coisa!

segunda-feira, maio 21, 2007

"Sabe porque é que o abraço é bom, Raquel?"

Pergunto-me que estranho fármaco ministrarão a Eduardo Sá antes de cada esclarecedor depoimento sobre psicologia infantil oferecido na SIC para que este pareça sedado enquanto fala de abraços, criancinhas, e de uma tolerância que não conhece fronteiras.

Incrível!

Professor de Inglês suspenso de funções por ter mandado uma piada sobre a licenciatura de Sócrates


O sentido de humor é, chamem-me exagerado, uma característica essencial numa pessoa. Do mesmo modo, também o é num país. Um país que parece perdê-lo não pode deixar de me preocupar!

quinta-feira, maio 17, 2007

Não é por nada

Mas suspeito sempre que vejo dois "sempre" no mesmo parágrafo sobre os... Linkin Park.

terça-feira, maio 15, 2007

Porque é que...

...o Fernando Alvim trata todos os convidados pelo apelido?

O Gonçalo Cadilhe é Cadilhe, o Rui Santos é Santos, o Rui Reininho é Reininho, o João Garcia é... adivinharam... Garcia! E por aí fora...

"Oh oh oh, oh Garcia....!"

domingo, maio 13, 2007

Humor a la Simpsons

"Grandpa: (to Dolph, Kearney, and Jimbo) You're all gonna' die in a pointless war!"

Para quem não saiba, o Dolph, o Kearney e o Jimbo são os jovens delinquentes da ostracizada cidade de Springfield (a cidade americana onde "Os Simpsons" vivem). É sabido que uma grande parte da recruta para o Iraque foi feita em cidades como esta, a jovens na mesma situação que estas três personagens (delinquência, baixo nível de instrução, etc.). Uma coisa é certa: enquanto existirem "Os Simpsons", saberemos que existe liberdade de expressão na América.

quarta-feira, maio 09, 2007

Julgamento Popular

Hoje o "Público" brinda-nos com uma pergunta curiosa: "Como classifica a actuação da polícia portuguesa no desaparecimento de Madeleine McCann?". As respostas vão desde "Muito Boa" a "Má". Ora isto parece-me no mínimo ridículo. Quem vota na dita sondagem tem acompanhado os trabalhos da Polícia Judiciária? Tem acesso a todos os documentos? Sabe ao certo que medidas foram tomadas? Sabe o que faria na mesma situação? Tem formação para isso? Qual o próximo passo? Linchar os investigadores da PJ?
Eu não sei se temos ou não uma boa Polícia (não deve ser por acaso que a PJ é considerada uma das melhores do mundo), mas é certo que temos - valha-nos isso - um sistema de justiça popular de fazer inveja...

Nada de novo, no entanto. Aqui há uns meses sondava-se se a ceia de Natal dos portugueses incluia bacalhau.

segunda-feira, maio 07, 2007

Mérito!?

Vejo muita gente surpreendida com a vitória esmagadora de Jardim na Madeira. Referem-se a ele como se fosse quase um herói, que contra ventos e marés conseguiu um feito quase inalcançável. Ora, acontece que Jardim limitou-se a fazer o que melhor sabe: apelar ao sentimento popularucho e enaltecer a sua imagem de anti-colonialista, fazendo acreditar as pessoas que é dono de um pequeno império que se afirma e se sustenta graças a ele, que o defende com unhas e dentes das mãos do “contenante”. E sejamos francos: com o que gastou a fazer campanha - mais do que Cavaco nas Presidenciais – para menos de 1/10 da população, não fez mais que a sua obrigação. Junte-se a sua monumental agenda de inaugurações, o seu total controlo sobre a comunicação social e sobre a administração local e está desmistificado este grande “feito”. É certo que cada povo tem os líderes que merece.

Noites do Parque

Isto não é novidade para ninguém, e se deixassem de existir haveria muita gente a dar cabeçadas. Mas eu não consigo olhar para este "Festival" como uma verdadeira "festa académica" (se cá já não parece muito genuína, imagino noutros lados). Tudo bem, eu gosto muito, mas a mim parece-me mais uma semana em que centenas de "estudantes" se mascaram com o "traje" (parece que falam do traje típico da região) que deixam arrumado no armário o resto do ano (exibindo 500 logotipos na capa, subvertendo brutalmente a tradição da capa negra), em que gastam mais do que eventualmente podem e em que bebem mais do que provavelmente conseguem. Os grupos musicais da academia são encaminhados para o final das noites (já não é a primeira vez que o parque fecha com grupos em palco), actuando muitas vezes para meia dúzia de finalistas, já que o resto do público está a delirar com o “Summer Jam” nas tendas das bebidas, que nem por acaso estão a preços exorbitantes (já nem se fala da comida...). Miúdos e miúdas com ar de terem fugido de casa bebem shots às cores e dançam freneticamente uma espécie de martelada que dura pontualmente até às 6 horas.

Há coisas (como o "Sarau de Gala", o "Chá Dançante" ou a "Garraiada") que ainda mantêm o seu quê de característico, mas estas "Noites do Parque" não são certamente uma delas. É pena que a maior parte das pessoas pense apenas nelas quando pensa na Queima, e nem se dê ao trabalho de participar nestes outros eventos culturais. Afinal, são eles que distinguem a Queima das Fitas de Coimbra das outras "Semanas Académicas"...

Manifestações anti-Sarkozy em Paris

"(...) 9 h 33 : 367 voitures ont été brûlées en France métropolitaine au cours de la nuit et 270 personnes ont été interpellées, a fait savoir lundi la direction générale de la police nationale (DGPN). Sur l'ensemble des véhicules incendiés, "172 l'ont été en Ile-de-France, parmi lesquels moins d'une dizaine à Paris", selon un bilan arrêté lundi à 6 heures. Police et gendarmerie ont interpellé "270 personnes, dont 136 en province, 46 à Paris et 88 dans le reste de l'Ile-de-France".

in Le Monde

Hesitei em publicar esta notícia, por estar em francês e esta ser uma língua que não domino. Mas acho que se percebe bem. Curiosamente, nada disto vem referenciado no "Público" online. Posso estar enganado, mas avizinham-se tempos bem difíceis para os Franceses: eu, pelo menos, pensaria duas vezes antes de eleger um presidente que trata os seus imigrantes por... "escumalha".

terça-feira, maio 01, 2007

Um dia (chuvoso) no Estoril Open


Bom jogo entre Paul-Henri Mathieu (vitorioso, graças, sem dúvida, ao apoio entusiástico de um senhor que ao nosso lado gritava constantemente: "Allez Mathieu"!) e o favorito Fernando Gonzalez. 6-2 e 6-4.

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger