Send As SMS

« Home | Alzheimer ou Incompetência? » | Dou um bombom a quem adivinhar quem faz a capa da ... » | Lisboa, Natalidade e o PNR » | (In)consciência, (In)competência, (In)consistência » | Para reflectir... » | "Fuck Him" de viva voz » | Para quem ainda não tinha percebido a intenção: » | "HOJE É O DIA COM MAIS ALUNOS A EZAMES" » | Eu, Jorge Nuno » | Francisco Menezes num daqueles espaços de entrevis... »

Os 7 horrores de Portugal


Torre do Arnado, Coimbra
© Daniel Tiago

Agora que já escolhemos 10 grandes portugueses e 7 maravilhas de Portugal (apesar de suspeitar que para a maior parte dos portugueses faltaram, indesculpavelmente, entre as maravilhas, obras arquitectónicas de... hum... relevo, como o “Colombo” ou o “Fórum de Coimbra”), somos chamados novamente a decidir, desta vez, os “7 horrores de Portugal”. Na verdade, penso que a oferta dava para decidir sem grandes dificuldades pelo menos uns 100, mas isso tornaria, certamente, o processo moroso, pelo que decidiram ficar-se pelas 7. Estão 58 edifícios a concurso, e é uma iniciativa promovida pelo “Público”. Não posso, no entanto, deixar de mostrar a minha reprovação pela gravosa omissão de um dos mais fantásticos edifícios da cidade: a “Torre do Arnado”. Sobretudo pelo seu enquadramento paisagístico. Ou talvez por aquele alumínio preto. De qualquer forma, parace-me um bom tijolo para arremessar a todos os Tomás Taveiras deste país.

Adenda: Reparei, há pouco (mesmo antes do João ter chamado à atenção) que a "Torre do Arnado" está incluída. Fez-se justiça, afinal.

A Torre do Arnado está lá! É o candidato nº 36...E estranhamente também está lá a (minha) Faculdade de Medicina. É feia, sim senhor, mas não merecia...:/

Bem, acho que a lista tem falhas gravíssimas, como o Metro do Campo Grande, Torres do Lumiar e o estádio de Aveiro. Embora esteja na lista uma boa parte das nossas aberrações, não eixo de notar na generosidade ou despiste de atenção perante os concelhos de Leiria e Aveiro, campeões em "horrores".
Acho que obras como a Faculdade de medicina nunca na vida lá podiam estar e, conhecendo como amigos lá de casa todos os arquitectos que elaboraram esta lista, para não acreditar em tendenciosidade, só me resta acreditar que possa ter sido um engano.

Eu gosto do Estádio de Aveiro!

Também não entendo o porquê de estar lá a Faculdade de Medicina, já que quer a Biblioteca Geral, quer a Faculdade de Letras, quer os Departamentos de Química e Física ou as Matemáticas são exemplos tão bons ou ainda melhores do kitsch Estado Novo.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger