Send As SMS

« Home | humor meio gordo » | "Sabe, Raquel..." » | Humor Light II » | Gostava de ter escrito isto » | Humor Light » | dinâmica » | "Gavetas" » | Atenas 12/11/2007 » | "Porque não se cala!?" » | "What's the Future of the Music Industry?" »

Quais Causas?

A Lista apoiada pela duas maiores juventudes partidárias ganhou ontem, sem surpresas, as eleições para a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra. A Lista apoiada pela JCP (cuja única diferença reside no facto de não possuir uma máquina partidária tão bem oleada como as outras semelhantes) ficou bastante atrás. Isto para não falar da abstenção, que corresponde a praticamente ¾ dos estudantes da Academia.

A Lista vencedora apresentava-se com um slogan promissor: “Academia de Causas”. É pensa que não tenha conseguido esclarecer por que causas se pretende bater. Será contra o novo regime jurídico das Instituições de Ensino Superior? Ou contra o facto de o governo pretender substituir, a curto prazo, muitas das bolsas de acção social para estudantes carenciados por empréstimos que apenas contribuirão para o seu endividamento (apesar das baixas taxas de juro prometidas) – acabando-se, de resto, com último obstáculo para se rever o montante das propinas em alta? Será contra Bolonha? Ou, pelo menos, contra o regime de avaliação contínua obrigatório em todas as faculdades?

Ora, sabendo nós que a Juventude Socialista prestou o seu apoio à campanha da Lista que irá ocupar a DG (apesar deste apoio ser praticamente encoberto, uma rápida consulta ao percurso político dos estudantes que ocupam os cargos de direcção esclarecem todas as dúvidas), que garantias temos nós que as causas a perseguir serão estas, já que a maior parte destas reformas estão a ser levadas a cabo pelo actual governo? Teremos nós uma Direcção Geral que se preocupa com as causas que verdadeiramente devem mobilizar os estudantes; ou, pelo contrario, teremos nós uma Direcção Geral preocupada com as causas que as Juventudes Partidárias considerarem dignas?

Porque é que temos nós ¾ de abstenção? Porque a DG da Associação Académica está nas mãos dos estudantes? Ou porque a DG está entregue aos partidos, caciques e carreiristas?
“Uma Academia de Causas”. De quais causas?

Se tiver votado toda a gente que aparecia no panfleto de tach... colaboradores! que eles divulgaram (que quase rivalizava em termos de grossura com os "tomos" das teses de doutoramento dos nossos professores eheh), só isso já bastava para que ganhassem :P eu desde que vi no referido panfleto "velhos conhecidos" (tu sabes quem) que só este ano estão a estudar em Coimbra e já lá aparecem com um pelouro qualquer, foi mesmo o que bastava para ter a certeza que era uma lista de mais do mesmo, enfim.

De facto já não há paciência para tanto cacique, para tanta repetição impossível de slogans vazios, sorrisos amarelos de uma semana, canetas e isqueiros e lavagens cerebrais a tinta permanente. O que assusta é que é essa gente que daqui a uns anos vai estar ao leme do país... até me arrepio toda!
"Academia de causas"... só me dá vontade de rir! É mais uma academia sem consequências... vira o disco e toca o mesmo.
beijinhos!

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger