Send As SMS

« Home | Um Portas Blindado! » | Salvem-nos... » | aqui está o famoso outdoor de que falei!  » | Que bem que a nossa política vai... » | Enquanto não tenho inspiração política............. » | Uma pequena homenagem » | Parecidos? » | Os meus amigos comunas » | Aqui esta o sr José Maria...um excelso autor de ... » | Política, para começar... »

Reflexão acerca do hip-hop

a mesa de cafe

Sons repetidos. Palavras rápidas. Beats profundos. Não sei se gostam, não sei se detestam...Mas decidi falar sobre isto.
Não faço a minima ideia de quando é que o hip-hop como estilo definido começou. E como se quiserem saber a única coisa que têm que fazer é procurar no Google, acho que não vale muito a pena por-me a falar sobre a parte menos relevante do assunto. Assim, ficam com a vaga ideia que tenho - algo que começou nos anos 80, nos bairros mais degradados, nos arredores de Nova York (Harlem e afins). Mas como a grande diversidade é algo permitido neste género musical, (tal como na música electrónica, por exemplo), de nada nos serve identifica-lo como a música de um país. O hip-hop é a musica do mundo. Não conhece fronteiras, realidades culturais, bons e maus ambientes. Assume-se como a música revolucionária, sendo talvez as suas letras as que mais falam verdadeiramente. Contam histórias de amor, mas com cabeça, tronco e membros, não precisando de nos repetir ao ouvido 30 vezes durante uma música uma frase musical que nos impeça de ouvir outra coisa no cérebro que não aquilo durante horas. Falam sobre o quotidiano. Critica a sociedade, e chega aos pontos onde não há maneira de chegar de outra maneira.
Porém, penso que a o hip-hop que nos chega aos ouvidos hoje em dia está um pouco distorcido. Agora qualquer música de qualquer pop-star tem uma voz dormente a meio para cortar a melodia, em que o vocábulo preferido é Yo, whatever that means. A fórmula é obvia. Normalmento pretos de rua que tiveram a sorte de serem ouvidos e que contam a sua história de rua dentro de um Z8, a mostrar as correntes e o anel de ouro para a câmera, bem como a loira boa que têm ao lado. Provavelmente tentando incitar o ouvinte com pretensões idênticas a tentar fazer o mesmo. Mas não confundamos a essência do género em si com os efeitos da star industry americana. Inelizmente (ou a luz dos resultados observáveis, felizmente) parece-me que o auge da carreira de um rapper ou de um hip-hoper se localiza mais durante o seu anonimato do que já durante a sua ´"carreira de música" propriamente dita.
Não me assumo como conhecedor deste género. Gosto do que é considerado comercial, ouvindo alguns mais refundidos por meio de amigos que percebem um mínimo. Em Portugal já temos alguns nomes (de boa ou má qualidade, mas começando pelos de boa) como Chullage, Boss AC, Sam the Kid (este último já no caminho do estrelato) ou então o fenómeno Da Weasel (que parece que já percebeu que a americanada é que vende, tentando fazer igual) ou Mind da Gap inspirado certamente neste último, mas com sotaque a Porto. Igualmente ocos. Flagrantemente comerciais (principalmente o primeiro). Dizem a boca solta que o que fazem é para vender. "porque se não não há dinheiro para droga" (palavras do vocalista). Ora aí está o que anda nos ouvidos da nossa geração - o impulso consumista que introduzem nas músicas, para terem dinheiro para mais um risco. Deve até haver a fórmula - por cada 5 CD's que vendem, há dinheiro para mais 1gr. Porque não avisam logo na capa? "Por cada 10€ deste CD, 5 são para eu dormir descansado logo à noite". Francamente. Ganhem vergonha na cara. Não me tomem por ingénuo, tenho plena consciência que este comportamento é frequente no meio artistico, mas um pouco de descrição não lhes fazia mal.
Mas mudando de assunto, sons de hip-hop chegam dos sítios mais inesperados. De Cuba, por exemplo. Com certeza que também já ouviram falar de Orishas. Já gravaram inclusivamente um single com os Da Weasel, mas ainda bem que se afastaram deles, porque ter artistas destes como referência é péssimo.
O primeiro CD que gravaram, penso que ainda em Cuba, retrata bem o ingénuo cubano, que sem saber de melhor, fala sobre as comidas do país, dos eternos músicos que perpetuaram os grandes êxitos da musica cubana, da vida de bairro, enfim...Daquilo que lhes é permitido falar. Assim que chegaram a Paris nota-se uma diferença bem grande pelas crítica (não demasiado insinuadas) que fazem ao regime de Fidel, à falta de liberdade de expressão, etc. Tudo isto em rima, e com músicas cubanas como fundo. Recomendo vivamente.
Para concluir, gostava de fazer apenas uma crítica: penso que os hip-hopers portugueses deveriam falar mais numa linguagem corrente, sem tentarem introduzir palvras tidas como "caras" no meio das músicas. Impressionam, mas pela negativa, pela forma descontextualizada como são usadas. Também acho que deveriam falar de assuntos que dominem bem, para evitarem más letras.
Ouçam hip-hop, acho que à noite enquanto se está a escrever uns textos :D ou simplesmente a conversar se ouve bem. E afinal variar não faz mal a ninguém.

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger