Send As SMS

« Home | Vou-me suicidar com Vitamina C » | Lições de Vida » | João Paulo II » | Sócrates » | "Angels & Demons" de Dan Brown » | Hoje é dia do pai e este texto é dedicado ao meu p... » | Se és finalista e te queres divertir, agarra no ga... » | Flowfest 2005 + Páscoa @ Dona Maria » | Vivam os tempos modernos! Agora Coimbra vai ter me... » | Acabaram os testes! »

O mistério do NADA

Resolvi escrever sobre um tema recorrente das nossas conversas Ritzescas, cuja acerca o qual nunca chegámos a um consenso.
Trata-se da eterna rivalidade ciência-religião.
Não me vou dedicar ao tema no seu sentido lato, o que me daria "água pela barba", mas apenas ao seu sentido estrito.
Quanto a mim, o que, tanto a ciência como a religião, procuram é, nem mais nem menos, que o início de tudo o que nos rodeia.
Ora, para encontrar esse facto, optam por estratégias distintas.
A religião, acredita pia e dogmaticamente nos seus valores, que defendem a formação do universo por Deus, procurando justificá-los, com a fé humana, e se possível, com o auxilio de milagres e testemunhos que comprovem ou indiciem este facto.
Já a ciência, por seu lado, procura, directa e indirectamente, destruir os pilares da religião (pois antes do surgimento da ciência, era esta que respondia a tudo o que era do desconhecimento humano), investigando o mais possível no sentido de encontrar a origem de tudo o que nos rodeia e o modo como tudo funciona.
Contudo, por enquanto (e quanto a mim, para sempre), há algo em que ambas esbarram, que é o NADA!
De facto, estas duas entidades não conseguem justificar o porquê de do nada ter surgido tudo, simplesmente porque a mente humana é incapaz de compreender este facto.
Mesmo que a ciência prove a origem do universo, ficará sempre a dúvida sobre o que existia antes daquela (suposta) massa microscópica que deu, repentinamente, origem a tudo o que conhecemos hoje, e a tudo o que alguma vez conheceremos. Já a religião, segundo a qual, Deus foi o criador do Universo, tem neste facto um último reduto, pois a mente humana tem mais facilidade em aceitar uma entidade divina como criadora do Universo do que um complexo processo cósmico difícil de compreender pelo homem.
Qual estará certo? Penso que nunca se saberá.... Talvez nenhum esteja...

Bertrand Russell escreveu que a única verdadeira justificação da religião é o medo... Acrescento: medo de aparecer, medo de desaparecer, medo de não perceber! Um ateu é alguém que se resigna perante esses mistérios, que se rende à sua fundamental ignorância, que tenta viver tranquilamente com ela. Talvez essa tranquilidade seja duvidosa.

Eu penso, como já tinha dito, que a incapacidade para compreender a formação do Universo se deve à limitação da mente humana no que diz respeito ao conceber/entender o nada. Pode ser que outros cérebros mais avançados o compreendam...uma coisa é certa - é um domínio superior (ao homem). Pode ser que um dia expliquem essa incapacidade em laboratório, de alguma maneira.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger