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Por Zeus, Sócrates!

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Como já disse o Pedro n’ “A Ilha do Dia Antes”, a medida que Sócrates tomou, de reduzir o número de professores a exercer funções sindicais, mostrou que este Governo está, finalmente, a atacar uma fatia que se revelará essencial no bolo final. Toda a gente sabe como é que funcionam os lobbies neste país. Agradou-me ainda que a lista das colocações dos professores em concurso já tenha saído, duas semanas antes do prazo: mostra que o raciocínio primitivo do défice como único ponto para onde convergem todas as funções do Governo acabou. Por isso, para o ano, já 50% das escolas terão inglês, e um horário de funcionamento alargado até às 17h30, o que mostra que Sócrates não descurou totalmente as medidas de âmbito social a que se propôs. Penso ainda que Sócrates tem muita razão nas críticas que fez à atitude dos professores, principalmente no domínio das progressões automáticas. A atitude de Francisco Louçã revelou-se ainda, a meu ver, uma necessidade de oposição facil, visto que aquilo que Sócrates disse em relação à greve dos docentes e devida actuação, é incontornavelmente verdade.
Claro que, longe de conseguir atacar convenientemente o Primeiro-ministro, a bancada liderada pelo Dr. Marques Mendes (que poderia começar a trazer umas notas de casa, para acabar com aqueles intensos exercícios de incoerência) perdeu-se a criticar o que foi feito, de forma pouco justa ou mesmo racional, e pouco disse em relação ao que deveria ser feito (também porque ainda não tem, propriamente, provas de que não poderá ser feito – como os exames nacionais no 9ºano, por exemplo –).
Mas a pièce de résistance foi mesmo o caso das 17 secretárias de José Sócrates, polémica apontada pelo deputado da bancada laranja Luís Montenegro, um assunto que sem dúvida se reveste de uma importância extrema. Claro que nem passou pela cabeça deste ser que o Primeiro-ministro tivesse chefes de gabinete e adjuntos…

Ter a oportunidade de ir buscar os nossos filhos às 17:30 - ou seja, quando se sai do trabalho - e não ter que nos preocuparmos com o almoço deles ou ir buscá-los ao meio-dia e metê-los nos tempos livres à tarde é uma boa maneira de ajudar muitas famílias. E mais: incentiva a uma maior proximidade entre a escola e ao aluno, proximidade essa que favorece o sucesso escolar. Dizer que isto são medidazinhas... é mesmo bancada do PSD...
Pena que o Bloco ande com um discurso inconsequente e errado... estarei a tornar-me socrático ou é o bloco que se tornou hipócrita?

Pedro

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