Send As SMS

« Home | Man is what he believes » | Acreditar nos rankings é pouco prudente... » | Nesse caso... » | Soares é (mais) fixe » | Texto corrido e furioso » | Até daqui a uns dias... Vou de férias. » | Um teste com piada. » | Quem sou eu? » | ÀS ARMAS! » | OTrA vez... »

Em resposta ao RB

a mesa de cafe

Em primeiro lugar, é pena que essa apoio tão romântico ao Toninho te faça esquecer que primeiro lhe chamas múmia e em seguida reconheces que está em perfeita idade de governar. Fizeste bem, aliás, porque na minha opinião quem se centra neste ponto é porque não consegue passar dele – quanto a isto estamos conversados.
Respondendo ao terceiro: então porque apoia Sócrates Soares? Para lhe apertar as bochechas? Então mas se Soares é assim tão faccioso não deveria apoiar incondicionalmente as medidas de um governo PS, eleito com maioria absoluta? Não as apoiar não é uma prova de imparcialidade? Claro que não, é uma prova de que está gágá (aliás, convém imenso que esteja...). E se Sócrates não coabita um ano com Soares não coabita um mês com Cavaco, não porque não consiga, mas porque Cavaco tem também sempre à sua disposição o artigo 133º da CRP mas, neste caso, a alínea e)…
Quarto: contra essa vida paralela de Soares estão coisas que, enquanto verdades comprovadas, me parecem bastante mais plausíveis que todos esses pseudo-crimes, que me espanta não terem sido investigados ainda pela ONU ou outra qualquer entidade: foi peça fulcral no processo de independência das colónias, evitou que Portugal se tornasse um regime militarizado de extrema-esquerda, é o responsável pela entrada de Portugal na UE, no processo de reintegração de milhares de portugueses oriundos das colónias, na constituição do Estado de Direito (e mais tarde na do Estado Social de Direito), numa das primeiras revisões da CRP, na consagração do pluripartidarismo, em sucessivos planos de estabilidade económica como primeiro-ministro, etc. Um conselho: investiga tu a biografia de “Mário Alberto Nobre Lopes Soares” (ou melhor, investiga-a ainda mais, antes de lhe pegares pelo cadastro).
Quanto à implementação de impostos na UE, não te sei dizer o que isso representa (e não por duvidar das tuas capacidades como hipotético economista de blogs, duvido que também o saibas ao certo...); quanto aos "encontros diplomáticos com representantes do Terrorismo Internacional", sugiro-te que leias alguns textos de FNV no "Mar Salgado" (cujo link se encontra mesmo à tua direita), porque este ponto pode originar uma discussão semelhante à que se tem vindo a efectuar neste blog. De facto, “(…)o Ocidente, tolerante e democrático, não negoceia com terroristas, ponto final. Perdão: não negoceia com estes terroristas (com todos os outros já o fizemos) (…)”
Para além disso, vejo aqui mais uma bifurcação: ou sou eu que sou pouco perspicaz, ou és tu que és pouco claro; como arriscaria mais na primeira hipótese, pedia-te que explicasses a que te referes com a "Europa como alternativa económica e MILITAR aos EUA" – honestamente, sinto dificuldades em perceber a primeira, e uma estúpida concordância com a segunda.
No que diz respeito ao tratado de Quioto, sinceramente, não lhe consigo detectar deficiências (talvez a sua pouca incisão). Sei que Clinton e depois Bush se recusaram a aderir a ele, talvez pelo segundo ter em mente umas Petroleiras para o Alasca.
Quanto ao papel activo dos sindicatos, começas a entrar por um caminho que a meu ver comprova o que já suspeitava...era melhor que não existissem, não era? Não. Era melhor que sofressem reestruturações profundas, que lhes injectasse gente mais lúcida, mais capaz. Já D. Miguel não gostava que as suas ordens andassem na boca do povo...
Bem, e suponho que estejas a brincar, quando insistes na "personalidade envelhecida", com umas duvidosas nuances/analogias com Salazar. Mas, afinal, a idade é ou não um factor relevante? Ou só o é para Soares?
Quanto à falta de informação que tenho em relação a Cavaco, prefiro, honestamente, manter-me na minha leiguicidade. É figura que não me desperta o mínimo interesse, talvez por não conseguir "ir ao fundo” – como ele aliás tem insistido em ir. Apenas tenho a certeza de que, para evitar que comece a entrar no subterrâneo, e que com ele leve o país, voto Soares. Sem sombra de dúvida…

1_ Sim, chamo-o de "múmia". Não julgo contradizer-me, já que o chamar de múmia, não implica considera-lo incapacitad para governar. Simplesmente, é uma maneira irónica de apelidar o ex-PM. Aliás, esta alcunha surgiu-me por influência de um título do Inimigo Público: "A Campanha gereátrica de Soares ganha terreno á múmia de Cavaco" Hilariante!!

2_Acredito que Soares é faccioso, mas não um faccioso pró-PS, digamos que é pró-Soares. Nunca deixou de ver o PS como propriedade privada. Muito sinceramente, não haverá mais vida dentro desse partido para além de Soares? Infelizmente, é isso que me parece que ele julga. É tal hipótese que não me faz acreditar numa coabitação pacífica Soares/Socrates, visto o PM estar, a meu ver, em condições de preencher um vazio soarista. Ora, se Soares não permitiu que Salgado Zenha, Vitor Constância e Guterres preenchessem esse vazio no passado, porque deixaria Socrates faze-lo?

3_Não, por muito que o PSD queira, Cavaco não dimitirá Socrates de imediato. Não seria Cavaco se o fizesse (o que quererei eu dizer com isto?!?) Agora, se acontecimentos como o da CGD se repetissem, aí sim, tenho que concordar que ele exigiria a cabeça do ministro das finanças.

4_ Lol, "pseudo-crimes". Também não sejas assim tão puritano. São acontecimentos da vida que, moralmente menos felizes, na conjunctura da época, qualquer ministro dos negócios estrangeiros faria, ainda mais em situações de vazio de poder como foi 74-76. Simplesmente,gosto de os relembrar amiúde para que não se erga o "Grande Homem" demasiado aos pícaros, nem que seja porque nenhum individuo unicamente político é grande, apenas conveniente...

5_Quanto á biografia dita oficial conheço-a relativamente bem. E concordo plenamente com o que referis-te. Mas só salientar uma coisinhas:não houve processo de reintegração de milhares de retornados de África, quanto mais do milhão que de lá voltou, muitos somente com a roupa do corpo.E isso ten garanto, porque ainda conheci uns quantos...E o projecto de adesão á CEE já vinha do tempo do Marcello Caetano e da assinatura da parceria economica Portugal/CEE...e sim, apoiou uns quantos apoios planos de estabilidade economica, de salientar um último durante o seu último governo (83-85), que lhe foi impigido pelo FMI e tinha a chancela tecnocrática de, entre muitos outros, Ernâni Lopes e Cavaco Silva. Ora, se foi necessário um "empurraozinho" do FMI, nem vale a pena pensar nos resultados dos planos anteriores...E também me questiono, democracias á parte, porque será que ele apoiou a nacionalização da maior parte da imprenssa? E já agora. porque é que não viu com bons olhos a sua posterior privatização?

6_Quanto aos sindicatos, por favor, não me faças de reaccionário.É claro que não os quero fechados. É claro que eles são essenciais. E é claro, concordo com a tua ideia da inadeavel reorganização sindical. E digo-te mais, para que essa reorganização fosse verdadeiramente eficaz deveria, deve e tem de ser acompanha por uma refundação dos organismos patronais. Começar com sangue novo? Sim, seria um caminho. Como o fazer? Achas que se devia começar por uma limitação de mandatos e de periodos de elegibilidade?

7_ Sim, estou sim senhor a "reinar" quando apelido Soares de "Salazar das esquerdas". Diga-mos que têm, á semelhança da múmia cavaquista, um contexto muito próprio, mas isso talvez fique para outra altura...

8_E quanto a não te interessares por Cavaco, é perfeitamente compreensível. Eu próprio admito que é uma tematica secante se não se estiver com o espirito correcto. Agora, se admites e tua leiguicidade (da mesma forma que eu admito o meu interesse pela personagem Soares e o meu desejo de a continuar a conhecer), não percebo porque estás tão seguro que ele afundará o país. Porque é que estás tão seguro de que ele é só "Sal e Azar"?

9_ E se é por essa aversão, que ainda não compreendi, a Cavaco que votas em Soares, em verdade te digo, que não é a minha desconfiança em Soares que me fará apoiar incondicionalmente Cavaco, ou mesmo votar nele, Aliás, ainda estou convencido que o melhor para o país era que, ambos chegassem a uma acordo, esqueçessem as rivalidades e que nhenhum avança-se. Um país dividido ao meio é perfeitamente dispensável...

Poderia desmontar este teu texto, responder-lhe ponto por ponto. Mas...estou certo que já percebeste a minha opinião acerca de Soares, que a meu ver reúne um conjunto de características que o tornam muito mais capaz para P.R. que Cavaco, entre elas o seu background político quase que interminável, a sua participação activa na política nacional (com interferências polémicas que justificam alcunhas como "gágá", "obsoleto" e etc.) ao contrário de Cavaco, que foi sempre jogando à defesa. De facto, Soares escreveu e escreve, desde o 25 de Abril, para inúmeros jornais e revistas, nacionais e internacionais (“Público”, “Visão”, “Le Monde”...), sendo uma figura querida entre a população – para o que o seu lado paternalista ajuda em muito. Acredito, ainda, numa coabitação razoavelmente (certamente mais do que com Cavaco) pacífica entre Sócrates e Soares.
Podes ter a certeza que não é uma aversão a Cavaco que me faz votar em Soares. Ela existe, de facto. Mas apenas ajuda a ter certezas...
Ah, mais um ponto: não percebo a tua fixação nas reminiscências com Salazar...juro que não...
E quanto ao geist necessário para entender Cavaco - tê-lo-ei, certamente, quando me dedicar às biografias políticas…Até lá, guio-me pelo que vou lendo. No entanto, obrigado pelo incentivo…

E mais uma vez poderíamos dizedr...viva a diversidade de opniões pois é nela que reside uma verdadeira riqueza, abusca de ideias e soluções...muito interessante este nosso "pingue-pongue" soarista, espero q tb tenhas gostado (ou q pelo menos tenha dado pa matar tempo)...vemo-nos por aí, entretanto...curte bué estas férias!!!!

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger