Send As SMS

« Home | Recomendo mesmo que leiam... » | Enquanto me sento a escrever isto... » | Fernando Pessoa fala por mim... » | Solitude... » | No sótão com Yambo... » | No iPod de Mr. Bush... » | Moralmente Superior » | Untitled 4 » | Criticism is prejudice made plausible... » | Untitled 3 »

A Revolta do Pastel de Nata

(ou qualquer coisa do género)

a mesa de cafe

A RTP2 sempre teve bastante mérito na sua árdua tarefa que é a de fazer programas minimamente relevantes para jovens. No entanto, há um je ne sais quoi naqueles apresentadores, sempre com o seu ar arrogantezinho de “jovem-intelectual-de-esquerda-que-esteve-a-fumar-ganzas-antes-dos-programas” que me arrepela os cabelos.
Estou-me a referir à dupla que apresenta um programa que é aquilo que o Curto-Circuito podia ser, mas que se fosse não teria o mínimo interesse (se é que ainda tem algum). Esse programa chama-se “A Revolta do Pastel de Nata”, ou qualquer coisa do género e, pelo que entendi, destina-se a discutir muito jovialmente temas polémicos como a despenalização das drogas, etc. Pelo que sei, a equipa de produção do programa é constituída por guionistas, o que justifica uns sketches sem a mínima piada durante o programa. Imaginem “Os Malucos do Riso”, só que sem cenários e com apenas duas personagens.
Bem, mas hoje consegui a assistir praticamente ao programa inteiro, e não posso deixar de colocar duas questões, digamos que…metafísicas:
Sinceramente, quem é aquele “Dj Jel” (não Jil, nem Gel) que finge que mexe numas espécie de mesa de mistura durante o programa, cola post-its na boca com frases a roçar a infantilidade, e se apresenta num programa de televisão com timbre minimamente sério com uma postura de Dj cromo da noite, de roupa fashion e palavreado semi-caro? (e digo “semi”, porque o gajo simplesmente não consegue dizer uma…Hoje virou-se para um ex-ministro do Governo de Santana Lopes (penso eu, visto que só exerceu funções durante 3 meses – não me perguntem quais, porque honestamente não sei…) e, como um adolescente mandado para a rua por um professor, começou num custoso discurso sobre liberdades, num tom que se usa para mandar sentar um cão. Está bem que o ministro até era do Governo de Santana Lopes, mas sempre merece algum respeito...Enfim..
Outra é: onde é que aquele apresentador que tem pinta de leite antes de ir dormir vai buscar aquelas piadas irreverentes do género: “Ai esteve na Suécia? Onde é que se arranja lá ganza?”?
Todas estas perguntas poder-me-iam angustiar mas, felizmente, não o fazem, porque já deixei de ligar ao conteúdo televisivo há algum tempo. Só que a RTP2, que até fazia uns programas engraçados, como aquele do “Caderno Diário” ou mesmo o Hugo, preocupa-me com esta recém-adquirida vontade de harmonizar os interesses e preocupações dos jovens...
Eu não era capaz de participar num programa daqueles. Prefiro discutir assuntos deste género aqui com vocês que, apesar de tudo, me parecem bem melhores que a equipa d’ “A Revolta do Pastel de Nata”. Bem, mas um conselho aos jovens que não tem esta oportunidade: fujam destas anormalidades; outro conselho: comprem um jornal e procurem na vossa escola com quem falar sobre isto e aquilo…Se não andarem no S. João de Brito, de certeza que vão encontrar…

Ummm... não falemos no Pedro Mourinho do Caderno Diário! Esse agora faz os piores espaços de informação de toda a semana. Ok, já se percebeu que ele gosta muito de futebol, mas... havia mesmo necessidade?
Quanto à Revolta dos Pastéis de Nata... o apresentador até fica com um ar simpático com os seus quilos excedentários e uma boina muito pouco revolucionária (talvez na moda o tenha sido... há, vejamos, trinta anos?). No entanto, lá estava ontem a emitir a segunda temporada. Os temas não são maus. Os convidados também não. O apresentador podia ser melhor (e o seu sentido de humor podia ser muito mais livre e irreverente, como o era na coluna d'A Capital). Os sketchs é que... tststs
Sugiro, pois, uma boa opção: o visionamento, no mesmo canal, d'A Educação de Max Bickford com o talentoso Richard Dreyfuss (agora sem o característico bigode e já com o peso da idade). É uma série imperdível. Boa. Muito boa.

Pedro

Eu só vi a Revolta dos Pasteís De Nata uma vez, num programa em que o tema era a música portuguesa e que fiquei a ver porque um dos convidados era o Fernando Ribeiro dos Moonspell. Pah... nem desgostei do apresentador. Achei-lhe... não sei se piada será a expressão certa mas pelo menos um certo á vontade que soava genuíno. Os sketches é que são ou demasiado inteligentes para mim ou simplesmente absurdos. E depois passarem 3 sketches seguidos a gozar com o José Cid...enfim. (e acreditem que eu sou o primeiro a favor de se gozar com o José Cid mas...3 sketches seguidos??)

P.S. - A Educação de Max Bickford é realmente muito boa. Em cheio!

Nunca vi esse programa, embora o nome não me seja desconhecido. Mas, por falar em RTP2, já toparam na maneira como os apresentadores do 'Quiosque' falam?! A entoação deles é SEMPRE a mesma, parece que aprenderam uma música e agora só sabem falar a entoá-la. Resumidamente, parecem fantoches.

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger