Send As SMS

« Home | Nota » | A cada comentário anónimo... » | Por outro lado... » | É bem verdade... » | "Diz-me quem te apoia..." » | O António... » | Porque... » | Ainda me hão de explicar porque lhe chamam "vitória" » | Gostei muito de ouvir (II)... » | Gostei muito de ouvir... »

Violencia em França e no Mundo

Um grupo musical conhecido por Irmãos Catita tem um tema que apercio muito chamado "Putas em Portugal e no Mundo". Nesse tema, faz referência às senhoras do ramo da prostituição, fazendo rimar a sua localidade com a caracteristica principal e, numa segunda parte, rimando o país de origem da senhora com a respectiva característica. Assim, a do minho enche-se de vinho, a de Figueiró quer dinheiro para o pó, a da Patagónia faz cerimónia e a de Celorico troca um "xuto" por um b...bem, não foi do meu reportório musical que eu vim falar (escrever), mas sim da sensação, do choque da emoção "em série", não tanto da FOX, mais da TVI, SIC e RTP (a RTP que já teve o melhor serviço informativo não tarda está ao nível da TVI). É o terror, o drama, o temido e cativante das noites da moda, não as de Albufeira, 24 de Julho ou Matosinhos, mas sim dos suburbios de Paris, onde um dia destes começam a ser construidos estúdios para facilitar a posição "em cima do acontecimento". Claro que durariam apenas uma noite.
Pois é, ja se viu que as noites que estão na moda são nos arredores de Paris (e mais outras pelos vistos). Até aqui estaria tudo bem. No entanto, estão na moda não por causa de paisagens giríssimas, barbies e bares magnificos, mas sim por se tratar de zonas periféricas miseráveis sujeitas à administração de governos mais miseráveis ainda. Minto, nada disso se deve a esta tristeza toda, mas sim a uma pior: estão na moda por passar na televisão várias vezes ao dia e todos os anormais darem imensa atenção áquilo: por ser notícia que "vende". De manhã: no noticiário das 7, de seguida no METRO; em todos os noticiários e jornais desde cedinho até ao deitar. Vejo homens porcos, feios e maus a pegar fogo a "milhões de automóveis" (sim, a bela da RTP já se saiu com esta)! Vejo multidões irosas e maliciosas a agredir a autoridade que por todos zela (principalmente aqueles que se não correm ficam sem telemóvel, "trocos" e o resto...). Vejo aquilo que em pequenino me ensinavam ser o inferno (para onde iria/irei caso não cumpra com o meu dever de ser bom menino). O que é que eu não ouvi?! Digam me! O que é que eu só ouvi como notícia de pouco relevo a passar rapidamente num telejornal que nenhum relevo deu ao caso?!
Começando por responder à segunda, ouvi numa notícia de raspão da qual ninguém falou mais nem se lembra sequer um prédio de africanos que ardeu por completo em Paris numa zona pobre! Mais "alguns" (nada de especial aposto) arderam na mesma semana (com pessoas lá dentro). Uma sociedade DE MERDA como a francesa que se orgulha e apela ao multiculturalismo, quando tem um Ministro da Educação que proíbe o uso de elementos religiosos nos liceus públicos. Digam o que disserem, nos centros urbanos em França, encontramos indíviduos com imensa formação e enorme capacidade de abertura e tolerância; pena que não estejam representados no governo (pelo menos no francês). Vejam a reportagem do 60 minutos do liceu francês e percebam como a lei da vergonha tras marés de vantagens e de igualdade para toda uma imensidão de jovens. O povo francês (permitam me que generalize) não promove o multicultuarlismo...porque tem condições para implementar um sistema de grandiosos valores e uma cultura riquíssima, que o seu governo faz questão de assassinar a cada dia que passa com atitudes infelizes, afirmações infelizes, posições tristes que fazem passar uma imagem de uma França sem "liberté", "egalité", "fraternité", "fronts populaires" e todo o suporte das ideias que ao longo dos tempos libertaram a Europa, mas sim o país hostil que promove a superioridade dos "puros" e a hostilização dos "impuros" (onde é que eu já ouvi falar nisto?).
Continuando a resposta à segunda questão, avanço com o mais irritante da história (sim, ainda é possivel). Nunca na vida ouvi qualquer media (seja o Destak ou a TV5) tentar averiguar qualquer explicação (causa) para o que nos mostram (dão a comer...). Só vejo aquele caos todo (espero não ir lá parar quando morrer), fico a pensar que as pessoas, enfim, nasceram más. Sim, se eu sou bom e não faço aquilo, eles só podem ser ... maus. Provávelmente, qualquer taxista da capital atribuirá tudo isto, como o seu paizinho lhe ensinou e mais tarde aprendeu no ultramar, á "cor de pele", esquecendo se que isso não é uma característica propriamente homogénea em todos os manifestantes (mas como é para despejar toda a angústia e frustração de muitos como ele, deixa até de interessar e descarrega na mesma). Um mar de hipocrisia, um autêntico oceano de hipocrisia em mosttrar so a parte do choque e da sensação, sem ligar a qualquer eventual explicação para o descontentamento de tanta gente! Óbvio que se visse um, dois, três ou vinte vadios a incendiar tudo e a partir tudo e ainda ao mesmo tempo a conseguir bater em toda a gente, agradecia ao primeiro analfabeto que lá fosse buscá-los e os mandasse para a esquadra onde trabalhasse. Ao ver centenas (bem mais até), acho no mínimo de desconfiar, associo a causas bem mais profundas (não, não é a cor de pele nem a religiao...eu por mim tinha os fechado todos no martim moniz naquela tarde e nunca mais os deixava sair para aquilo não se alastrar...). Enfim, eu não sei se os senhores dos MEDIA também não achem estranho, talvez não.
Estas notícias promovem uma mentalidade que os governos franceses (que agora a alimentam) combateram durante anos sem fim. Para passarem a todo o dia e toda a hora desta forma, deve haver interesses bem sérios de que ela seja bem promovida e apreeendida pelas pessoas, que cada vez mais nos liceus, nas universidades, nos manicómios, nas esquadras da polícioa, nas juntas, câmaras e assembleias e até no café do rés do chão haja pessoas que sempre pensaram ou até começam a pensar como o taxista que referi lá em cima: porque até viram na televisão, leram no Correio da Manhã e pelo terrorismo e porque isto hoje em dia e porque já não se pode ir a nenhum lado, quando no fundo somos nós uma fracção de tudo o que até nos chega.


Há violência em França. Há violência em todo o mundo, como na música da prostituição que convido a todos a fazer o download (não que depois de um texto destes tenha qualquer vontade de incentivar ilegalidades). Não proucuro a violência, nem o "show off" dos bonitos noticiários, mas sim algo mais profundo: as causas para tudo isto e a queda dos corruptos pragmáticos que na assembleia usam fita cola para reparar um tecto que pode ruir.

La Marseillaise:
Contre nous de la tyrannie(...) Entendez-vous dans les campagnes(...) até aqui tudo bem...
Aux armes citoyens! Formez vos bataillons! (queriam o quê?)
Sim, porque doa a qem doer, este é o hino da praticamente totalidade dos envolvidos nos acontecimentos, bem como os que jogam e jogaram com a camisola azul com a risca ao peito. Embora muitos venham de longe, é como cidadãos franceses que devem ser acusados ou acolhidos...Infelizmente é mais fácil acusar e julgar do que acolher...


Avec Liberté, Egalité, Fraternité

É verdade, Bandeirinha: são todos uns corruptos pragmáticos e uns idiotas. Todos menos tu, Bandeirinha. Foi um arranjo de Deus teres ficado arrumado no mesmo frasco do Dantas da Avenida. Ó se foi...

PS: Quando falares da Ilha, fala com respeitinho.

aproveita bem este comment que e o unico ao qual te vou responder:
Para começar, miseraveis de merda como tu que nao teem mais vida se nao andar a passar para comentarios a merda que teem na cabeça e lhes sai da boca ao kilo so me criticam pela frente e sujeitos a uma cabeçada. pelos vistos sabes quem sou, vens ter comigo e dizes me na cara o que e que tens contra mim (se é que és homem e não daquelas coisas modernas que hoje em dia se veem).

por fim ficas avisado que falo com o respeito que me apetecer do que bem me apetecer

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger