Send As SMS

« Home | O Meu Candidato É Melhor Que O Teu » | Soares é fixe? » | (mais) 4 Obras Primas » | Interessante artigo de Joaquim Vieira, no qual, ba... » | 4 Obras Primas » | O que diz Pacheco Pereira » | O Eco » | Just Like Heaven » | Assim percebo-te, Soares » | Nazi de Carnaval? »

Porque Têm Alegre E Soares Razão

O “Expresso” enerva-me: de todas as maneiras. Por ser grande e não dar o mínimo jeito para ler, pela elite de intelectuais pretensiosos a que a MST se foi juntar e, ultimamente, pela parcialidade, pela manipulação nojenta de factos e imagens que tem sido a sua cobertura às Presidenciais. Hoje, a 1ª página do “Expresso” integrava uma fotografia de tamanho A4 com um grande plano da cara de Soares, com os olhos semi-cerrados, a fazer uma careta. Ahahah. Que engraçado. Que fotografia bem escolhida. E em nada semelhante (por mero acaso, claro) a uma de um Cavaco jovial e sorridente que vem mais à frente, ladeada por uma outra de Soares a ser ajudado a descer o degrau de um comboio.
Isto é grave, nojento, evidentemente descarado e imensamente revelador de uma estupenda falta de decoro por parte de quem faz estes gracejos. Isto é uma manipulação que nem sóbria é. Isto não é jornalismo sério
Convém, no entanto, dar pontos a quem os merece - a "Visão" tem feito uma cobertura isenta: li as duas reportagens sobre a Campanha de Soares e de Cavaco e em ambas notei um tom jocoso e críticas incisivas. Em ambas.

Conclusão: o “Expresso” é um bom jornal para arder na lareira. Nada mais.

Caro António Pedro,
leio o Expresso há cerca de 25 anos e creia que - com todos os defeitos que se lhe possam apontar - têm saido do laboratório do Expresso os jornalistas mais credíveis do nosso país nas últimas três décadas.
Saberá também que o Expresso sempre foi um jornal institucionalizado; Apostam sempre no cavalo que vai à frente.
Daí não entender a sua surpresa na colagem do Expresso a Cavaco.

Uma nota em relação à Visão, da qual sou assinante há uns anos:
não se deve confundir seriedade com isenção; são coisas distintas.

António

Tem toda a razão, António: a isenção faz o jornalismo sério.
Não digo que não haja bons comentadores no "Expresso", com bons artigos de opinião; há, obviamente, bons jornalistas a escrever para lá. Também gosto d' "O Inevitável" na "Única", é bom humor.
Simplesmente acho vergonhosa esta parcialidade, tão descarada - e o que me indigna mais não é o facto de favorecerem Cavaco: é a manipulação de imagens e a distorção propositada dos comentários dos outros candidatos; os comentáriozinhos que se acham no direito de fazer. Isso não é jornalismo sério - nem credível.

Sou forçado a concordar! É descarado!

Digo mais, o Expresso, mais precisamente a Única, está pior!

Embora não seja por isso que deixe de ser o maior jornal português, e nisso, o António tem razão.

Sim, Zé. Tens razão. É o maior. Porque o melhor é, a meu ver, o "Público".
De resto, acho sensato da tua parte reconheceres isso...

Oh António,
Isso do Expresso é meramente para manter o equilíbrio: então, há umas semanas o Soares não teve direito a uma sondagem comprada em que o Alegre ficava atrás?

Pedro


PS- Não leves a mal a farpa! ;-)

A questão, Pedro, é que eu não acredito que essa sondagem tenha sido comprada; acredito, apenas, que tenha reflectido a prestação catastrófica de Alegre nos debates. Ou a saturação do discurso do anti-aparelho, da cidadania, etc. Como já te tinha dito, aliás.

O que me irrita é que Cavaco tem sido sempre favorecido no "Expresso". Sempre. A começar com as suas fotografias com os netos e a acabar nesta descarada manipulação de imagens...

Face às fontes, devias acreditar. Penso eu de que.
O Cavaco é beneficiado no Expresso e SIC. E daí? É tão supreendente assim em meios de comunicação do Balsemão (militante número um do PSD)?

Pedro

"(...)militante nº1 do PSD(...)"

Que, por isso mesmo, nunca beneficiaria Soares...

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger