Send As SMS

« Home | Are our kids allright?! » | Bem, hoje foi domingo de Páscoa, espero que o voss... » | Eu não disse... » | "Eight Below" ("Antárctida") » | Caro Passepartout » | Best song ever! » | Títulos Repelentes » | Chegou-me às mãos... » | Não é nenhuma novidade... » | "Sin City" e "V for Vendetta" »

E o mexilhão come o que lhe dão a comer...

“ai o Papa disse que se a partir d’agora um gaijo se tá mais tempo na net e a ver televisão do c’a ler a Bíblia, já é pecado”….

Agora fala-se disso, pelos vistos está na moda; eu sinceramente até tenho medo de começar a ser excluído dos círculos sociais por ainda não ter comentado nada disso ou por nunca me ter lembrado de pensar assim.
É que eu tenho a impressão e a noção que a imprensa é o objecto mais faccioso que inconscientemente hipnotiza tanto o doutor como o operário… Uma das características desta imprensa é a de depender da apresentação das notícias que seccionam bons e maus, espertos e burros, ocidentais e bárbaros, brancos e pretos, polícias e ladrões, ect, ect, ect… Engane-se redondamente, incessantemente, incansavelmente e espalhafatosamente quem for fundamentalista ao ponto de pensar que a Igreja Católica é sempre colocada do lado dos bons. O circo que tenho andado a presenciar é a prova disso.

Para isso, vejamos, a Internet, a Televisão, a imprensa, etc… contêm uma imensidão de atentados à integridade moral do Homem (okay, também têm coisas boas, mas tentem compreender que não é difícil). Não é só um tipo como eu que já foi a muito sítio e já viu muita coisa que devia saber isso. E essa vergonha pode começar no site do Canal Vénus, mas acaba no site da Caras e pelo caminho leva o Correio da Manhã, As Beiras, o Fiel ou Infiel, a pedofilia, a homossexualidade, tudo! Hoje mais que nunca, cada um é livre de agir ou não, de praticar ou não, mas é aconselhado cuidado na forma como usamos tudo o que está ao nosso alcance, incluindo os media! Sob pena de prejudicar não só os outros, como também nós próprios!
Quanto ao tempo a mais que devemos ligar às escrituras, não sei quem é o ceguinho que vai entender isso como ligar às escrituras=ler a Bíblia. Se estou a dar um bom conselho, se estou a passear com um amigo que anda em baixo, se estou a ajudar os meus pais, se ofereço uma flor ou se indico uma direcção a um idoso, estou-me a dedicar às Escrituras Sagradas, da mesma forma que ao enviar um provérbio por mail, a ver um filme que me construa, a ver uma missa na TV ou a ouvir o Terço na Rádio…

No entanto, qualquer Media não vê interesse nenhum em passar a mensagem desta forma, porque só tem a perder com isso. Para eles se não houvesse Igreja, óptimo, era Fiel ou Infiel e Esquadrão G a toda a hora, que quase ninguém os chateava… O que interessa a esses cães esfomeados são notícias bombásticas da “alta sociedade”, de escândalos gays, de pedófilos, do Fiel ou Infiel, as notícias com muito sangue, as novelas modernas estilo Júlio Diniz, os programas de entrevistas com carpideiras a deitar lágrimas ao balde etc… Logo, apresentam estas resoluções, no meu entender totalmente sensatas da forma que lhes convém (facciosa ao máximo), hipnotizando, como tenho constatado, até pessoas bem inteligentes que enquanto dão valor a mais um escândalo se afastam destes avisos, entrando nos esquemas da imprensa. Ficam assim, entretidas em volta de um assunto bem simples, deixando para o lado outros bem graves a quem ninguém liga, por não interessar às fontes que os trazem até nós. É cada vez mais necessário formarmos os nossos próprios juízos de facto da forma como a informação chega até nós: ter sentido crítico e não aceitar as notícias de mão beijada. Quando não o fizermos, não seremos mais Homens, mas sim bonecos telecomandados.

Se foi realmente isso que eles quiseram dizer, parece-me bem. A questão é que não me parece ter sido bem isso. A Igreja (leia-se o Papa) pôs o pé em ramo verde e a Comunicação Social agarrou-se, como a tudo o que é controverso, como um cão esfomeado, por ventura exagerando a notícia.

É obvio, Banderinha, que quer a CS, quer as próprias pessoas, gostam de se aproveitar deste tipo de histórias mal contadas para fazerem humor da situação. Penso que toda a gente percebeu a mensagem do Papa, mas não deixa de ser cómica por isso - de resto, quando o próprio bispo das Forças Armadas cataloga estas medidas como "rídiculas", entenderás que para o ateu (ou agnóstico) comum dos mortais passa a haver material suficiente para caricaturar o episódio.
Quanto à tua dedicação "às Escrituras Sagradas", não te vendo, desde já, a decorar a Bíblia versículo a versículo, lamento informar-te de que fazendo esse chorrilho de boas acções que enumeraste, mais do que "ligar-lhes" estás a ser uma boa pessoa, de boa moral. E isso podes sê-lo independentemente de "ligares" ou não às escrituras e de ires ouvir o que o Padre tem para dizer todos os Domingos...E que os Media são maus (até na verdadeira acepção da palavra), covinhamos que...já não há duvidas...

Band...
BElo texto... Continua! Abraço

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger