Send As SMS

« Home | La Mala Educacion (de nosotros, claro) » | Reflexão acerca do hip-hop » | Um Portas Blindado! » | Salvem-nos... » | aqui está o famoso outdoor de que falei!  » | Que bem que a nossa política vai... » | Enquanto não tenho inspiração política............. » | Uma pequena homenagem » | Parecidos? » | Os meus amigos comunas »

Mala Educación

Pois é, sai-se de MALA EDUCACIÓN chocado, sem saber o que se dizer, sem saber se se deve recomendar ou não.
Perguntaram-me logo a seguir o que tinha achado do filme, sobre o que era e eu não soube dar uma resposta. Mas reflectindo acerca do filme com um distanciamento maior cheguei a várias conclusões. O filme É, de facto, chocante. É, de facto forte e mexe com a nossa sensibilidade, mas isso deve-se, penso eu, aos preconceitos que a nossa sociedade nos incute. A homossexualidade é algo que nos perturba profundamente talvez por a acharmos uma doença (transmissível? “Que horror! Nem pensar!”). O problema é que a homossexualidade foge à regra, à normalidade. Mas também há pessoas que, doutras formas, não obedecem ao nosso padrão e nós não nos chocamos com isso! Se as cenas mais “fortes” fossem feitas com um casal heterossexual ninguém as considerava tão chocantes.
Depois há as questões da toxicodependência e da transsexualidade, questões que vão certeiras ao âmago das nossas susceptibilidades! E porque será? Será que Almodôvar decidiu fazer este filme para provocar? Não penso que seja isso, acho que este realizador aproveitou o seu prestígio para se dar ao luxo de levar uma quantidade considerável de espectadores a este filme, para lhes fazer ver um lado do mundo que tentam, a todo o custo, evitar.
Não é um filme que aconselhe a pessoas demasiado sensíveis nem a pessoas que apenas vejam o imediato numa película. Este filme é para ver e para depois pensar na mensagem que através dele é transmitida.
Penso que, no meio de todas aquelas “irregularidades”, há uma que causa especial repugnância, trata-se da pedofilia praticada por padres. Ora, isto leva-nos a pensar também no que está mal dentro de certas partes da igreja! Há mentalidades que têm de ser mudadas, há condutas que têm de ser castigadas, mesmo que o alvo da punição seja um “homem de Deus”. Deus não está cegamente do lado dos padres, mesmo que estes cometam crimes hediondos!
Enfim, isto tudo para chegar ao tema de Mala Educación… O tema NÃO é a homossexualidade, NÃO é a transsexualidade, NÃO é a toxicodependência, NEM é a pedofilia. A verdadeira temática deste filme é a NOSSA mentalidade, é o NOSSO preconceito, é a NOSSA visão! Almodôvar quer que pensemos em nós, não nas personagens do filme pois essas têm as suas ideias bem definidas.

A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger