"L'Auberge Espagnole", "Les Poupées Russes"
Não sei se conhecem um filme muito especial: "L'Auberge Espagnole" ("A Residência Espanhola"), com inúmeros actores pouco conhecidos, mas com grande talento (talvez conheçam a Audrey Tatou, por ter encarnado a Amèlie em "O Fabuloso destino de Amèlie"). Destaco do elenco, Romain Duris, que encarna a personagem prinicipal: Xavier, um jovem francês que parte para Barcelona em bolsa de estudo e fica alojado numa residência muito especial... É durante o ano aí passado que a sua vida muda radicalmente, mais interiormente que doutro modo, através da interacção com estudantes de outras nacionalidades (Inglesa, Italiana, Espanhola, Alemã, Francesa, etc.) com os quais partilha a casa.
Este é, sem dúvida, um dos meus filmes preferidos pois alia uma comédia inteligente e irresistível (à boa maneira do cinema europeu) a uma mensagem profunda e um pouco inquietante que nos deixa a pensar.
Assim, foi com muito agrado que soube da sequela desta história: "Les Poupées Russes" ("As Bonecas Russas")... Um filme que conta a história de Xavier e das demais personagens, 5 anos depois do seu encontro na Residência Espanhola. Estreou em França dia 15 de Junho e deve estar para breve a passagem por Portugal. Por isso, aconselho vivamente que o vejam, tendo em conta a qualidade do seu antecessor. E para os que não viram o primeiro, é um filme a não perder!