Send As SMS

« Home | You look familiar... » | I hate Sundays » | Sabemos que (II)... » | Sabemos que... » | The Big View » | Metadiálogos de um Edifício Público » | Trivialidades » | E=mc^2 » | Jack Johnson 13.03.06 » | Sem Dramatismos »

E tu, já fizeste??

A falta de cuidado das pessoas escandaliza-me... a velha máxima do "isso só acontece aos outros" parece reinar nas mentes das maltas mais jovens!
Acho extraordinário, são todos tão crescidos, vão todos para a cama uns com os outros... responsabilidade é coisa que não parece abundar! E esta responsabilidade é a imensos níveis, mas só venho falar de doenças sexualmente transmissíveis (DST), sobretudo de SIDA.

"Ah, eu até costumo usar preservativo...", " dormi com aquele/a uma vez... foi só naquela"...
'tá beeeem! Estes "desafios ao destino" põem-me fora de mim... SIDA??? Lá agora!

A SIDA transmite-se à primeira, mesmo que o portador seja só seropositivo, ou seja, que ´vírus ainda esteja perfeitamente inactivo. Por isso é muito comum uma pessoa não saber que tem sida e andar a transmitir aos vários parceiros sexuis que tem ao longo dos anos... Isto é mesmo grave, choca-me as pessoas não levarem a sério!

Grande parte é uma questão de atitude: a maior parte das vezes a atitude é "Eu confio no meu namorado/a, claro que não é preciso fazer um testa da sida." Porque não? Porque é que se associa logo isso a uma sensação de desconfiança?
Parece-me que tem de passar a ser um hábito; fazer um teste da sida deveria fazer parte das relações ditas responsáveis e em que há confiança... se há confiança, qual é o problema?? Claro que isto exclui qualquer hipótese de one-night-stands, mas isso já é outro assunto que não vou aqui julgar...

Eu sei que isto é um tema mais que debatido e deve parecer que estou aqui a moralizar, mas é uma coisa que me preocupa mesmo... as pessoas são tão descuidadas, nem se apercebem o que podem estar a fazer à sua vida e à dos outros!!! Ridículo!! Custa alguma coisa? Sinceramente, eu acho que mais vale prevenir... ai estas mentes adolescentes: tão crescidos para umas coisa e tão criançolas para outras (que tom maternal, hein?).

Só queria aqui deixar, com este texto pouco eloquente, o meu espanto e preocupação... É um problema de dimensões ainda meio desconhecidas entre as faixas mais novas, mas que, infelizmente, ainda vai dar que falar...

Concordo plenamente com o texto e lamento principalmente o facto de a nossa juventude "p´ra frentex" quando se fala em sexo, gravidez e DST's se abrigar em direitos da mulher e na mentalidade "ah se deixassem abortar era melhor...". E triste principalmente quendo para mim isto se resolvia com medidas bem mais profundas e que implicariam mais gastos, mais ponderação e um maior trabalho junto com as pessoas. Falo em Educação Sexual (não, não é ensinar os meninos a ir para a cama com as meninas nem vice-versa, que para isso já existem os morangos com açicar...); falo acções empenhadas de planeamento familiar; falo em contacto com os jovens, informação, esclarecimento e, embora já me possa estar a inserir em outra área, falo em acompanhamento sério de mães solteiras e grávidas e risco.
Com muita mágoa minha, a geracção "xoke teknulogiku" pragmatiza, torna tudo numa simples brincadeira e ainda critica quem alerta para o sério...

Parabéns, bom texto! :)

Luísa:
O teu texto merece uma resposta com pés e cabeça, que deixarei para amanhã (apesar de a poder fazer hoje, eheh). Pouco mas bom, Luísa, pouco mas bom! Always a pleasure to read :D

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger