Send As SMS

« Home | "Queremos Paz" » | Chamem-me o gerente... » | Bom dia » | "The Incredibles" (não, não somos nós...) » | Dawson's Creek (e não me perguntem o nº da série)... » | Post dedicado a todos os "Aníbeis" » | Calçada do Gato... » | Pés e cabeça » | O 3º Mundo é aqui... » | A Revolta do Pastel de Nata »

O recuo de Alegre...

a mesa de cafe

Se já tinha uma grande consideração por Manuel Alegre como político, surpreendeu-me a sua decisão, apesar de calcular que foi, certamente, alvo de gigantescas pressões do PS e de outras entidades interessadas no sistema e, obviamente, na sua continuidade.
O discurso de Alegre ilustrava bem aquilo que se poderia esperar dele: um candidato à esquerda, consciente da necessidade de renovar o ciclo político que agora se esgota, e do perigo que essa mesma não renovação dos ciclos políticos pode representar para a própria democracia. Alegre parecia-me ser, actualmente, um homem mais adequado ao cargo de P.R. (e ao que esse cargo envolve) do que Soares. No entanto, acredito em Mário Soares e no seu projecto, bem como no seu esforço por tentar, já no fim da sua carreira política, dar um rumo ao país. Vejo na sua atitude um acto de coragem; vejo na sua atitude não um combate preenchido por rivalidades infantis, mas sim uma enorme consciência da necessidade que o país tem dele, para assegurar um Estado justo, igualitário, democrata, solidário.
Porém, acho que há qualquer coisa que pode virar o tabuleiro do avesso: a candidatura de Soares é uma candidatura de peso, mas as fracturas dentro da própria esquerda, com uns possíveis 3 candidatos, poderão jogar muito a favor de Cavaco, que concorrerá com apenas outro candidato, não mais que isso, à direita. Há uma grande possibilidade de obter 50% logo na primeira volta. É talvez por isso que se verá se Soares está ou não apto para este papel – desiluda-se quem pense que o combate está ganho.
Mas acredito em Soares…Afinal, é uma personagem bigger than life

António,
Freitas reuniu toda a direita e não conseguiu. Lucas Pires queria fazer o mesmo cinco ano depois, em 1991, e não o conseguiu. No fim, ao analisares os resultados das legislativas e presidenciais dos últimos vinte anos obtens uma conclusão: o voto na esquerda é sempre superior nas presidenciais que nas legislativas. Porque as presidenciais são uma luta de valores e figuras. As legislativas são, sobretudo, fruto de conjecturas. Por outro lado, os votos da esquerda nas presidenciais foram nestes últimos vinte anos sempre muito regulares. Se houve candidato que jogou ao centro foi Sampaio e ganhou. Contra Cavaco. Num contexto de desgaste, porém, contra uma campanha fortíssima que desgatava Sampaio através do seu trabalho na CML e pela teoria "de todos os ovos no cesto"... e perdeu. Cavaco ganha mais nas sondagens quando os seus concorrentes não são propostas ganhadoras. Alegre não era e, acredito, Guterres também não.

Pedro

Em suma, Soares não sendo sequer candidato obtinha mais votos que Guterres. Porquê? Não sei explicar. No entanto, quando nas notícias ouves o "povo" acusar Soares e chamá-lo de velho estás a lidar, talvez, com uma minoria e, sobretudo, com uma questão essencial: essa gente não votaria sempre Cavaco independente do candidato da esquerda sendo de direita ou não? O que interessa é se nas áreas em que Soares pode obter votos os obtém. Felizmente, os comentadores perceberam a vitalidade intelectual e mesmo física de Soares e têm defendido ser ridículo o ataque à idade de Soares. E descansemos que daqui cinco anos, Cavaco tem setenta anos, ou seja, ainda pode arriscar mais uma derrota em nome daquele velho sonho da direita...

Pedro

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger