Send As SMS

« Home | Viajar » | Festa do Avante » | Divagando pela Economia » | A sensação de haver Governo... » | Os meios afinal são abstractos, tal como o cérebro... » | 8 Mile » | Playlist, Agosto de 2005 » | Presidenciais » | Comunicado » | O recuo de Alegre... »

"Olhe que não Dr.ª, olhe que não..."

Não sei quem é que a actual candidata do CDS-PP, Maria José Nogueira Pinto, me faz lembrar: se a Super Tia Herman José, e o seu “SOS Chique”, ou se a acabada Lili Caneças. Provavelmente, situa-se algo entre as duas.
Assisti com atenção a parte do debate entre esta Senhora (com “S” grande) e o candidato do CDU, Ruben de Carvalho. Devo dizer que me ri com o ar pançudo com que ambos confrontavam estratégias: Maria José Nogueira Pinto (Eu, Maria José Nogueira Pinto isto, eu Maria José Nogueira Pinto aquilo) dizia, como se estivesse a reprimir uma miúdo indisciplinado: “É assim: acabar com o S. Jorge é um erroooo!”; ao que o pobre do homem, como se estivesse a falar com a tia avó, retorquia: “Olhe que não, Dr.ª Maria José Nogueira Pinto, olhe que não!”. “Ó Dr.ª Maria José Nogueira Pinto patati, ó Dr.ª Maria José Nogueira Pinto patátá”.
Depois, ela continuava, com o seu loiro de Evita Perón: “Tenho pena que esteja sozinha nesta luta...”. Mas imediatamente prosseguia, agora com um ar de compromisso solene: “Eu, Maria José Nogueira Pinto, (suspeito que me vai ser impossível esquecer este nome no próximo decénio), farei o que me for possível para melhorar a vida de “Lesboa”...”.Penso que será ainda útil acrescentar que esta senhora não irá fazer campanha em mercados nem feiras. Como diz o Herman, será só na Cartier. Em Nova Iorque.

Olhe que não, António...
No fundo, esta é uma estratégia eleitoral tão boa (ou melhor) que qualquer outra. Se reparares bem, acabas por ouvir tanta vez o nome da candidata que não te esqueces dele. No fundo podemos chamar-lhe um tipo "lavagem cerebral", já que há uma repetição insistente (aparentemente inocente) de uma informação que se pretende transmitir, acabando esta por ficar inconscientemente interiorizada no destinatário. Como tu próprio dizes: "suspeito que me vai ser impossível esquecer este nome no próximo decénio". A tua sorte é que és esclarecido e não vais deixar o teu voto ser influenciado por este tipo de estratégias;) além disso, nem votas em Lisboa.

Se ela fosse às feiras e mercados chamavas-lhe, provavelmente, "mariazinha das feiras"....

Enviar um comentário
A Mesa de Café

Imprensa Desportiva

a mesa de café Blogger