World Jump Treta
Afinal é mesmo treta. Para quem ainda pensava que fosse possível (oxalá que fosse) alterar a orbita da terra com um, ou melhor, com 6 milhões de saltos, desengane-se, porque não passou de uma “brincadeira”. O famoso World Jump Day não passou disto, uma simples e criativa brincadeira. Passo a explicar:
Enviam, normalmente um amigo, para o mail, um link que nos reenvia para o site oficial do dito “evento”. Abre-se o site e depara-se com uma animação de um planeta que gira em torno do sol e que, com a “força” exercida pelos saltos de 6 milhões de pessoas, desvia a órbita uns centímetros para baixo. Supostamente, isto alteraria o clima, e atrasaria uns anos o aquecimento global. Só que, obviamente, é pura fantasia.
Veio um artigo na “Visão” que desmistifica toda a coisa. Em primeiro lugar, não existe nenhum cientista com o nome do criador dessa imaginativa teoria; em segundo, é impossível alterar o clima na Terra com este desvio orbital; em terceiro, a energia exercida pelos saltos (mesmo que os 6 milhões saltem) é menor que, por exemplo, a energia produzida por um simples tremor de terra, o que significa que já devíamos ter sofrido muitos desvios orbitais.
Mas mesmo que viessem dezenas de cientistas com teorias que contradigam a do físico aveirense, que foi a que explicou esta, não iriam muito longe, dado que o próprio criador do site admite que foi tudo uma brincadeira. Ainda me desagradou mais o facto de afinal não ser no dia dos meus anos. De qualquer forma, ninguém me vai impedir de aplicar a força dos meus 80 e muitos kg no solo terrestre, dia 20, às 11:39. Era só que mais faltava…